Infografia realizada por ACI Digital
Augusto d… · Correspondências · Enviar ·
Publicidade:
Augusto de Piabetá: Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio eleito como Sumo Pontífice e adota o nome de Francisco I
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
13 de maro de 2013
Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio eleito como Sumo Pontífice e adota o nome de Francisco I
VATICANO, 13 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Em uma noite fria e chuvosa em Roma, logo depois de que a “fumata bianca”, a fumaça branca, saiu da chaminé da capela Sistina, o mundo viu pela primeira vez o novo Papa. O escolhido pelos cardeais no segundo dia do conclave foi o cardeal Arcebispo de Buenos Aires Dom Jorge Mario Bergoglio, jesuíta de origem argentina e que adotou um nome sem precedentes na história do papado: Francisco I. Ele é o primeiro Papa membro da Companhia de Jesus e o primeiro latino-americano a assumir a Sé de Pedro.NOTÍCIA COMPLETA
SUGERIMOS HOJE:
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport
SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital
ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE
MANCHETES DO DIA
VATICANO
INFOGRAFIA: Os lugares do Conclave
Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio eleito como Sumo Pontífice e adota o nome de Francisco I
Fumaça Branca: A Igreja Católica tem um novo Papa
INFOGRAFIA: Como se escolhe a um Papa?
Fumata preta não é sinal de divisão entre cardeais, explica porta-voz do Vaticano
Conclave: Cardeais têm plena liberdade em Santa Marta para rezar, refletir e compartilhar
INFOGRAFIA: Cardeais eleitores em cifras
Conclave: Conheça os métodos para produzir as fumatas preta e branca
Bento XVI acompanha o Conclave em oração desde Castel Gandolfo
Segunda fumaça preta no Vaticano: A Igreja continua esperando o novo Papa
AMÉRICA
Congresso dos EUA e ONU pedem que o Irã liberte pastor cristão encarcerado
Católico em Dia
Evangelho:
Santo ou Festa:
Santa Serafina
Um pensamento:
Aceita o que te manda o Sagrado Corao de Jesus Cristo para unir-te a Ele.
Santa Margarita Maria
VATICANO
INFOGRAFIA: Os lugares do Conclave
VATICANO, 12 Mar. 13 (ACI) .- Os 115 cardeais eleitores que participam do Conclave ingressaram na Capela Sistina após a Missa ProEligendo Pontifice celebrada nesta terça-feira 12 de março às 10h (hora de Roma).
A Capela Sistina é para muitos o coração do Conclave, porque as votações estão ocorrendo neste lugara portas fechadas e através da chaminé instalada em seu telhado se poderá ver a fumaça branca queanunciará ao mundo a eleição de um novo Papa.
Entretanto há vários lugares dentro do pequeno território do Vaticano com uma importância particularneste tempo transcendental para toda a Igreja. Este gráfico os apresenta.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio eleito como Sumo Pontífice e adota o nome de Francisco I
VATICANO, 13 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Em uma noite fria e chuvosa em Roma, logo depois de que a “fumata bianca”, a fumaça branca, saiu da chaminé da capela Sistina, o mundo viu pela primeira vez o novo Papa. O escolhido pelos cardeais no segundo dia do conclave foi o cardeal Arcebispo de Buenos Aires Dom Jorge Mario Bergoglio, jesuíta de origem argentina e que adotou um nome sem precedentes na história do papado: Francisco I. Ele é o primeiro Papa membro da Companhia de Jesus e o primeiro latino-americano a assumir a Sé de Pedro.
O anúncio do “habemus Papam”, foi feito pelo Cardeal Proto Diácono da Santa Igreja Romana, Jean Louis Tauran, levando à grande emoção os fiéis e especialmente os latinos, e mais ainda os argentinos presentes na praça de São Pedro no momento.
“Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!
Eminentissimum ac reverendissimum dominum, dominum, Giorgio Marium Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Francisco I”, foram as palavras do Cardeal Tauran.
O Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergloglio, 76 anos tornou-se hoje, 13 de março de 2013, o 265º sucessor de Pedro, assumindo o nome de Francisco I.
Ao sair do balcão dianteiro o novo Papa foi saudado por uma grande multidão que apesar da chuva e do frio o esperava com grande expectativa.
O novo pontífice, Papa Francisco I, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936.
O Papa jesuíta formou-se como técnico químico, mas depois escolheu o sacerdócio e entrou para o seminário de Vila Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.
Em seu país atuou como sacerdote e professor de teologia, foi consagrado bispo titular da Auca em 20 de maio de 1992, e um dos quatro bispos auxiliares de Buenos Aires e assumiu o cargo de arcebispo da mesma em 28 de fevereiro de 1998.
Em Roma Cardeal formou parte da Comissão para a América Latina, da Congregação para o Clero, do Pontifício Conselho para a Família, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Em suas primeiras palavras ao público (em italiano) o novo Papa disse com seu habitual senso de humor e reverência: “Sabeis que o dever do Conclave era dar um bispo a Roma: parece que os meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo”.
Francisco I começou seu discurso pedindo que os fiéis o acompanhassem em uma oração pelo Bispo emérito de Roma, Bento XVI, para que o “Senhor a abençoe”. Rezou-se então o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória em italiano.
Antes de dar a tradicional bênção Urbi et Obri, o Papa surpreendeu os presentes pedindo que antes rezassem por ele: “Peço-vos que rezem ao Senhor para que me abençoe, a oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. Façamos em silêncio esta oração”, solicitou o Santo Padre conduzindo ao silêncio a multidão presente na Praça de São Pedro.
O novo Papa afirmou que começava agora um “caminho” que unia o “bispo e povo” na Igreja de Roma, “aquela que preside na caridade a todas as Igrejas”. “Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós”, acrescentou.
O novo sucessor de Pedro disse também que amanhã rezará à Virgem pelo seu ministério que agora inicia, mas não especificou onde.
“Rezemos sempre por nós, uns pelos outros, por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade”, acrescentou o novo Papa que despediu-se do povo desejando "Boa Noite" e "Bom Descanso".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Fumaça Branca: A Igreja Católica tem um novo Papa
VATICANO, 13 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Às 19:06 horas de Roma saiu fumaça branca da chaminé instalada na Capela Sistina. A Igreja já conta com um novo Pontífice. Em breve será conhecido o eleito e se escutará o esperado "Habemus Papam". Os católicos na Praça de São Pedro e em todo o mundo estão em festa.
O repique de sinos confirmou o sinal da fumata branca. O novo Pontífice foi eleito no segundo dia do Conclave. Os sinos das igrejas em todo mundo não param de repicar.
Juan Pablo II em 1978 como Leão XIII em 1878 foram escolhidos na quarta sessão de votações. Pio XII foi nomeado sucessor logo depois de três sessões em 1939.
Assim foram os últimos Conclaves:
- Bento XVI (2005) 2 dias
- João Paulo II (1978): 3 dias
- João Paulo I (1978): 2 dias
- Paulo VI (1963): 3 dias
- João XXIII (1958): 3 dias
- Pio XII (1939): 1 dia
- Pio XI (1922): 4 dias
- Bento XV (1914): 3 dias
- Pio X (1903): 4 dias
- Leão XIII (1878): 1 dia e meio
- Pio IX (1846): menos de dois dias
- Gregório XVI (1831): 54 dias
- Pio VIII (1829): mais de um mês
- Leão XII (1823): 26 dias
- Pio VII (1799-1800): 3 meses e meio
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
INFOGRAFIA: Como se escolhe a um Papa?
VATICANO, 12 Mar. 13 (ACI) .- Antes do conclave, e junto daqueles cardeais maiores de 80 anos que não têm direito a voto, os 115cardeais eleitores se reuniram primeiro em reuniões chamadas congregações gerais.
Este gráfico ilustra de forma simples o processo de eleição.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Fumata preta não é sinal de divisão entre cardeais, explica porta-voz do Vaticano
VATICANO, 13 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, assinalou que "vivemos em um momento extremamente belo e intenso. Chegamos à fase decisiva deste mês" que se iniciou com a renúncia de Bento XVI e agora a Igreja e o mundo esperam o novo Papa.
Em conferência de imprensa realizada nesta manhã na Sala Stampa da Santa Sé, o sacerdote jesuíta destacou que nestes dois dias muitos fiéis inundaram a Praça de São Pedro à espera das fumatas "e respiramos um clima muito sereno, muito alegre, o prelúdio da eleição do Papa que certamente será uma experiência muito bela".
O porta-voz disse também que com as duas fumatas pretas que vimos entre ontem e hoje, "as pessoas não estão desiludidas porque sabem bem que vieram para ver este evento, e que não se esperava uma fumata branca. Acredito que a desta manhã também se considerou muito normal, já que no século passado somente o Conclave que escolheu a Pio XII, teve um resultado positivo no terceiro escrutínio".
"Todos outros tiveram mais escrutínios. Isto deve considerar-se como algo muito normal. Não é sinal de nenhuma particular divisão do Colégio (Cardenalício), mas sim de um processo normal de discernimento dos padres cardeais".
Depois de explicar que as cédulas de votação medem 12 por 14 centímetros e que nelas os cardeais escrevem o nome da pessoa elegida debaixo da frase "Escolho in summum Pontificem' (Escolho como Sumo Pontífice)", o porta-voz referiu-se à meditação de ontem do Cardeal Prosper Grech.
O sacerdote explicou que não devemos esperar que seja publicada, mas se "o futuro novo Papa decide que sim é melhor que seja difundida, então todos estaremos contentes de conhecê-la".
O Padre Lombardi comentou também sua experiência pessoal na Capela Sistina ontem, onde esteve nos ritos iniciais antes do "Extra omnes" (todos fora). "Foi um momento extremamente emocionante".
"Acho que um evento como este é muito significativo para toda a humanidade como exemplo de um momento em que uma grande comunidade como a Igreja Católica vive um momento histórico, entre a Criação e o julgamento, através da história da salvação", ressaltou.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Conclave: Cardeais têm plena liberdade em Santa Marta para rezar, refletir e compartilhar
VATICANO, 13 Mar. 13 (ACI) .- Os 115 cardeais eleitores que fazem parte do Conclave para escolher o novo Papa, têm plena liberdade na Casa Santa Marta, onde residem nestes dias, para rezar, refletir e compartilhar entre eles.
"Os cardeais têm total liberdade de organizar o tempo como quiserem: além dos momentos de oração pessoal, também têm ocasião de compartilhar entre eles", explicou o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi.
"Não há limite para a partilha entre os diversos membros do Colégio que queiram aprofundar qualquer argumento para orientar-se melhor", acrescentou.
Trata-se de um tempo muito sereno no qual descansam e podem adquirir "elementos importantes de informação ou reflexão que, à luz da votação, cada um usa para fazer seu discernimento e tomar sua decisão sobre quem votar nos seguintes escrutínios".
A Domus Sanctae Marthae é a residência dentro do Vaticano onde os 115 cardeais eleitores residem durante os dias do Conclave, ali são atendidos por um grupo de pessoas que também fizeram um juramento de não divulgar informação.
Nesta residência também estará durante um breve tempo o novo Papa que for eleito, enquanto são feitas as modificações do apartamento pontifício que foi selado em 28 de fevereiro, o dia em que ficou a Sé vacante.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
INFOGRAFIA: Cardeais eleitores em cifras
VATICANO, 12 Mar. 13 (ACI) .- Na Igreja há 117 cardeais menores de 80 anos que atualmente conformam o Colégio Cardinalício.Entretanto, dois anunciaram que não assistirão ao Conclave que nos próximos dias escolherá o sucessordo Papa Bento XVI. É por isso que o número de cardeais eleitores é de 115.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Conclave: Conheça os métodos para produzir as fumatas preta e branca
VATICANO, 13 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Diversos compostos químicos substituíram à palha que se usava antes no Vaticano para anunciar o resultado das eleições no Conclave para escolher o novo Papa.
Em conferência de imprensa realizada hoje, o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, explicou que desde o Conclave de 2005 já são utilizados diversos compostos químicos com este fim.
Devido a uma série de "falsos alarmes" no passado, explicou o porta-voz, o Vaticano decidiu usar "a química moderna" para produzir a fumata preta e branca de modo mais claro.
Agora a fumata preta é produzida por uma mescla de perclorato de potássio, antraceno e sulfeto e a fumata branca com o mesmo perclorato de potássio, lactose e uma resina natural.
Um forno dentro da Capela Sistina é usado para queimar as cédulas logo depois de uma sessão de votação, enquanto que outro forno se usa para gerar a fumata distintiva branca ou preta.
Dependendo do resultado dos votos, um painel de controle eletrônico é usado para solicitar os compostos químicos que já foram mesclados por técnicos no Vaticano e logo gerar a cor da fumata.
Embora sejam utilizadas dois fornos, a fumata sai por uma só chaminé que é ajudada também, se necessário, por um ventilador para que se possa ver a fumata.
A fumata preta indica que os cardeais ainda não elegeram o novo Papa e a fumata branca indica que a Igreja já tem o novo Papa.
O Padre Lombardi disse também que "nos preocupa saber se esta produção de fumaça escureceu os afrescos de Michelangelo (da Capela Sistina) ou se geraram problemas à saúde dos cardeais: isso não aconteceu e tudo sucedeu normalmente".
"Os cardeais estiveram bem ontem e nesta manhã, me disseram que estiveram de bom humor e com boa saúde no Palácio Apostólico".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Bento XVI acompanha o Conclave em oração desde Castel Gandolfo
VATICANO, 13 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, assinalou que o Papa Emérito Bento XVI acompanha com sua oração o Conclave que se iniciou ontem para a eleição do novo Pontífice.
Em declarações à imprensa, o sacerdote jesuíta explicou que, desde a residência de Castel Gandolfo onde está desde 28 de fevereiro quando ficou a Sé vacante, Bento XVI "está conosco, tranquilo, mas profundamente unido a todos nós na oração".
O Padre Lombardi disse que o também Bispo Emérito de Roma acompanhou com interesse as dez congregações gerais celebradas na semana passada pelos cardeais para preparar o Conclave.
"Está informado em termos gerais. Acompanha também pela televisão", afirmou o porta-voz do Vaticano.
Bento XVI também se manteve informado através de seu secretário pessoal e Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gänswein, quem participou da Missa Pro eligendo Pontifice devido a seu cargo na Santa Sé.
Depois da eleição do novo Pontífice, Bento XVI viverá no Vaticano, concretamente no Mater Ecclesiae que está sendo reformado.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Segunda fumaça preta no Vaticano: A Igreja continua esperando o novo Papa
VATICANO, 13 Mar. 13 (ACI) .- Às 11:38 a.m. horário em Roma (07:38 a.m. horário em Brasília) saiu a segunda fumaça preta da chaminé localizada na Capela Sistina. A fumaça escura indica que nenhum cardeal obteve ainda os dois terços (77) de votos necessários para ser eleito Pontífice.
Centenas de pessoas estavam reunidas na Praça de São Pedro, debaixo de chuva, esperando a segunda fumaça do Conclave. Os 115 cardeais se transladam agora à Casa de Santa Marta para almoçar e pela tarde retomarão as votações.
Espera-se a terceira fumaça até o final desta tarde em Roma. A fumaça é o resultado da incineração das cédulas usadas pelos 115 cardeais eleitores.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
AMÉRICA
Congresso dos EUA e ONU pedem que o Irã liberte pastor cristão encarcerado
WASHINGTON DC, 13 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .-
Os esforços se intensificaram para libertar um cidadão americano preso no Irã por seu trabalho como um pastor cristão, com os defensores da liberdade religiosa atraente tanto para as Nações Unidas e os legisladores norte-americanos.
"A prisão de Saeed é uma clara violação do Estado de direito e do seu direito fundamental de exercer sua religião de escolha", disse o Dr. Grégor Puppinck, diretor-geral do Centro Europeu de Direito e Justiça.
Puppinck testemunhou em 5 de março perante as Nações Unidas em Genebra, Suíça, onde chamou para a liberação do pastor da prisão.
Abedini, que cresceu como um muçulmano iraniano, se converteu ao cristianismo em 2000 e tem sido um cidadão dos Estados Unidos desde 2010, após seu casamento com sua esposa americana.
O pastor trabalhou com igrejas domésticas no Irã até que o governo ordenou que ele parasse de fazer isso em 2009, quando ele voltou sua atenção para orfanatos não-religiosos.
No entanto, apesar de cumprir as exigências de demanda do regime, ele foi preso em setembro de 2012, durante uma visita por trabalho com estes orfanatos. Acusado de representar uma ameaça para a segurança nacional por seu trabalho anterior com as igrejas, Abedini foi condenado a oito anos de prisão Evin de Teerã, a qual tem um histórico de tratamento dura para seus detentos.
O centro do direito europeu e sua contraparte americana tem trabalhado para garantir a liberdade de Abedini, pedindo ao Departamento de Estado dos EUA a organizar uma petição que já recebeu cerca de 450 mil assinaturas.
Segundo o Centro Americano de Lei e Justiça, enquanto na prisão ", Saeed foi repetidamente espancado, negado o acesso a cuidados médicos, submetidos a interrogatórios intensos, e ameaçado de morte tudo porque ele pacificamente exerceu sua fé cristã."
Além disso, a organização diz que enquanto o pastor foi preso por ameaçar a segurança nacional ", a mídia iraniana e seu advogado têm relatado que Saeed foi levado a julgamento apenas por causa de suas atividades religiosas."
"É absolutamente imperativo defender o mais básico dos direitos humanos", o grupo ressaltou.
Testemunho de Puppinck apelou às Nações Unidas "Declaração dos Direitos do Homem e no Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, que proíbem" a liberdade religiosa restrição com base na segurança nacional. "
Ele argumentou que Abedini de "pacíficas, privadas reuniões religiosas não são uma ameaça à segurança nacional" e enfatizou que "os detentores primários de liberdade religiosa são os indivíduos."
A fim de assegurar que os indivíduos não são "prisioneiros" de seus grupos religiosos, explicou ele, "o seu direito individual e liberdade de mudar a afiliação religiosa, para converter, devem ser protegidos, especialmente para aqueles que deixam a religião majoritária para participar de uma religião minoritária . "
O Centro Americano de Lei e Justiça também pretende chamar a atenção para a situação Abedini está em um 15 de marco audiência perante o Tom Lantos Comissão de Direitos Humanos, um conselho bi-partidário na Câmara dos Deputados dos EUA, que tem como objetivo "promover, defender e defender reconhecido internacionalmente de direitos humanos. "
"Esta audiência representa uma oportunidade significativa para elevar situação Pastor Saeed e para encorajar o nosso Departamento de Estado e da Casa Branca para se envolver neste caso, os níveis mais altos", disse o conselheiro-chefe do grupo, Jay Sekulow.
"Para um cidadão dos EUA estar enfrentando anos em uma das prisões mais mortais do Irã espancado e abusado diariamente - simplesmente por causa de sua fé cristã - é inconcebível", sublinhou.
Sekulow será testemunha na audiência, junto com a esposa do Abedini, Naghmeh.
Ele explicou que "mais de 100 membros do Congresso" reconheceram a ameaça a liberdade religiosa encontrada em prisão Abedini e "pediram a libertação" do pastor.
O Centro Americano para Lei e Justiça é "grato pela oportunidade" para defender Abedini e para "os direitos humanos ea liberdade religiosa dos que estão enfrentando situações semelhantes por causa de sua fé", acrescentou.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com13/03/2013 21:19:07
Share Save
0 avaliação(ões)
Claudio Salvatore
Nossa Senhora Aparecida te visitou
Tweets
DEUS ESCOLHE OS HUMILDESSS
Habemus Papam Franciscum
Habemus Papam: FRANCISCO I
Assunto: [catolicos_respondem] IGREJA NO MUNDO ACTUAL (14) …
Na Capela Sistina, fumaça preta, novamente:
Intenta Cuba en ONU bloquear declaración de Rosa María …
Yoani Sánchez
A grande ausente e a grande necessitada: CLAREZA
Santa Faustina, a Imagem de Jesus Misericordioso e o Terço …
Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies ·Reportage · Talks · Catechesis · Mission · Pilgrimage · Liturgy ·Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun
RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente ·Termos e Condições
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]