segunda-feira, 15 de abril de 2013

[Catolicos a Caminho] AS DIMENSÕES DA FÉ Som !

 

 

                         AS DIMENSÕES DA FÉ

 

                  S.João já tinha fé antes de ir ao túmulo, mas não era ainda a fé na Ressurreição.

            Assim podemos dizer que partiu de um "talvez" da fé (as palavras de Madalena poderiam ser verdadeiras), para uma fé baseada na evidência (eu vi o túmulo vazio e acreditei que alguma coisa teria acontecido); para uma fé baseada no seu próprio encontro com o Senhor ressuscitadi (eu vi Jesus e acredito que Ele ressuscitou de entre os mortos).

            Num sentido, este movimento para a fé na ressurreição é a razão pela qual João escreveu o seu Evangelho.

            Logo no princípio João escreveu :

            -"E o Verbo fez-Se homem e habitou entre nós, e nós vimos a Sua glória, glória que Lhe vem do Pai, como Filho único cheio de graça e de verdade".(Jo.1,14).

             E perto do fim, João esreveu :

            -"Muitos outros prodígios fez ainda Jesus, na presença dos discípulos, os quais não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo,(Messias), o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em Seu nome".(Jo.20,30-31)

Podemos assim, todos nós, com certeza, aprofundar a nossa fé na ressurreição de Jesus, nosso Messias e nosso Senhor.

À medida que a nossa fé cresce, a graça de Deus move-nos para que sejamos mais constantes no nosso amor pelos outros.

Há dois caminhos ou duas maneiras pelas quais nós podemos dizer que a nossa fé se vai movendo a partir de um conceito intelectual de viver a fé na ressurreição.

O Primeiro é olhar para a nossa aparência exterior.

À medida que a nossa fé vai crescendo a graça que nós recebemos da Eucaristia e a nossa oração pessoal, devem mover-nos para que sejamos mais constantes  no nosso amor pelos outros.

Devemos sentir que nos tornamos mais pacíficos, menos agitados e mais compassivos.

Devemos sentir que aceitamos mais facilmente os sentimentos dos outros na nossa vida, sobretudo – os membros da família, os amigos, os colegas do trabalho, até mesmo os menos conhecidos.

Nós devemos sentir mais respeito pelos outros a quem devemos considerar como filhos de Deus.

Devemos estar menos interessados na má lingua e mais concentrados e abertos para ajudarmos os que mais precisam de ajuda e carinho.

E, o mais importante, nós devemos sentir força e coragem para perdoar as ofensas dos outros com vontade de viver de bem com todos.

O Segundo é aquele pelo qual nós podemos dizer que a nossa fé vai crescendo pelo que sentimos interiormente.

À medida que o Espírito Santo nos vai comunicando a fé na ressurreição, nós descobrimos uma nova disposição espiritual nos nossos corações.

Não apenas nas nossas relações para com os outros, mas especialmente o nosso profundo relacionamemnto com o Senhor.

Podemos dispor de mais tempo para com o Senhor na nossa oração pessoal, na meditação sobre a Sagrada Escritura no sentrido de darmos mais Glória a Deus.

Foi isto que Paulo queria dizer quando escrveu aos Coríntios do seu tempo e que serve também para nós, em cada dia :

-"Porque quem conheceu o pensamento do Senhor para que O possa instruir ? Nós, contudo, possuimos o pensamento de Cristo".(1 Cor.2,16).

Tal como Jesus, nós tornamo-nos mais conscientes  a respeito do nosso relacionamento com  Deus Pai.

E ainda, tal como Jesus, nós tornamo-nos mais   conscientes dos nossos cuidados para com todos aqueles que nos rodeiam e precisam de nós,

Nós devemos ter a consciência da presença de Deus e tornarmo-nos intrumentos  da presença de Deus no mundo.           

Estas são, portanto as duas maneiras ou os dois caminhos através dos quais nós pdemos aprofundar e desenvolver  a nossa fé na ressuirreição.

Eles são também dois caminhos concretos pelos quais nós podemos dizer que Jesus nos abençoa mesmo sem o termos visto.

Se nós virmos que estas  características vão crescendo dentro de nós, teremos a cereza de que Deus vive e actua dentro de nós.

 

                                                John

                                                             Nascimento

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]