quarta-feira, 17 de abril de 2013

[Catolicos a Caminho] TEMPO PASCAL - TEMPO DO ESPÍRITO SANTO (04) DIRIGIDOS PELO ESPÍRITO Som !

 

 

              TEMPO PASCAL

TEMPO DO ESPÍRITO SANTO !

      

                                                    (04) Dirigidos pelo Espírito !

 

 Saulo de Tarso era um Judeu devoto, um Fariseu que cumpria as leis irrepreensivelmente :

      - "Quanto à Lei, fui fariseu, quanto ao zelo, persegui a Igreja de Deus; quanto à justiça da Lei, vivia irrepreesivelmente".(Fil.3,5-6).

Saulo tinha assistido e aprovado a perseguição e morte de Estêvão e, depois disso, lançou uma perseguição contra a Igreja.

Mas, no seu caminho para Damasco ficou cego com uma luz vinda do Céu e, por aí, reconheceu que, afinal, perseguia Jesus.

- "Estava a caminho e já próximo de Damasco quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz, vinda do Céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia : Saulo, Saulo, porqe  Me persegues ? Ele perguntou : Quem és tu, Senhor ?Ele respondeu :Eu sou Jesus a quem tu persegues".(Act.9,4-5).

Tal como Pedro, Saulo - depois chamado Paulo - para aceitar os Gentios na Igreja, precisou que o Espírito Santo lhe mostrasse que Jesus, realmente era o Messias de Israel.

Mas isto era apenas o princípio para Paulo.

Para o resto da sua vida  ele aprendeu como deixar que o Espírito Santio o havia de acompanhar no exercício da sua missão :

      - "Estando ele a celebrar o culto e a jejuar, disse-lhe o Espírito Santo : Separai Barnabé e Paulo para o trabalho a que Eu os chamei".(Act.13,2).

 A certa altura, quando ele e os seus companheiros, tentavam ir para a Bitínia, o Espírito Santo impediu-os :

      - "Chegando à fronteira da Mísia, tentaram dirigir-se a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu",(Act, 16, 7).

Tal como fez a Paulo, o Espírito Santo quer fazer-nos mais do que encher-nos do seu amor e dar-nos a sua alegria; Ele quer acompanhar-nos e dirigir-nos.

Deus quer que o seu Espírito seja para nós um dom permanente, modelando os  nossos corações e as nossas inteligências e mesmo guiando os nossos passos.

Ele quer guiar-nos para que entremos no mundo todos os dias; Ele pode mostrar-nos como devemos partilhar o nosso amor com os que vivem e trabalham junto de nós ; Ele pode dar-nos a sabedoria que nos permita dialogar e desafiar as situações da nossa família; Ele pode mesmo levar-nos para novas direcções, como fez com Paulo, e oferecer-nos um novo ministério para a nossa vida e a vida da nossa comunidade.

Devemos tentar receber a orientação do Espírito Santo.

 

                                                                 John

                                                                                Nascimento

 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]