quarta-feira, 17 de abril de 2013

[Catolicos a Caminho] A ACTIVIDADE MISSIONÁRIA DA IGREJA (00) APRESENTAÇÃO E PROÉMIO Som !

 

 

                              A ACTIVIDADE MISSIONÁRIA

DA IGREJA

           DECRETO  VATICANO II-AD GENTES

               Vamos continuar a celebrar o Ano da Fé, com a apresentação do Decreto do Concílio Vaticano II Ad Gentes !

                      (00).-APRESENTAÇÃO E PROÉMIO

             O Concílio Vaticano II promulgou em 7 de Dezembro de 1965, um Decreto sobre a Actividade Missionária da Igreja a que deu o nome Ad Gentes.

Depois de uma breve sessão introdutória este Decreto desenvolve-se em seis capítulos sobre os princípios doutrinais da Actividade Missionária da Igreja, a natureza do trabalho missionário, a importância de novas Igrejas, a descrição do papel dos missionários, a estrutura do planeamento missionário e o desdobramento das fontes da Igreja em cooperativa actividade missionária.

O Decreto, no seu todo, oferece uma poderosa reafirmação do carácter missionário fundamental da Igreja em si mesma, baseado na noção bíblica de Povo de Deus.

O plano divino para a humanidade é de que ela deve formar um Povo de Deus unificado de que a Igreja é a vanguarda visível. A proclamação desta mensagem para todo o mundo é uma actividade básica para a verdadeira actividade da Igreja.

Em 6 de Agosto de 1966 o Papa Paulo VI em Ecciesia Sancta III, promulgou as normas para a execução deste decreto,

O Ponto de partida deste documento foram 177 propostas enviadas a Roma durante o período preparatório do Concílio.

A Comissão competente recebeu o encargo de desenvolver cinco pontos : o dever missionário, as vocações missionárias, a formação e a acção dos missionários, o clero autóctene e o respeito pelas culturas locais, as relações entre dioceses e missões.

Daí nasceram sete esquemas diferentes, dos quais foram escolhidos apenas dois especificamente missionários ; uma vez fundidos num só, apareceu o esquema do decreto intitulado "De missionibus", de carácter acentuadamente jurídico, com um proémio e dois capítulos em 21 páginas.

Uma vez iniciado o Concílio, a nova Comissão conciliar recebeu o estudo feito e elaborou um outro esquema, dividido em duas partes com três capítulos cada uma.

Esta redacção, porém, durou pouco tempo; em 3 de Dezembro de 1963 apareceu uma outra, aprovada pelo Santo Padre em 17 de Janeiro de 1964 e logo enviada aos Padres : 19 páginas, um proémio e quatro capítulos.

As observações enviadas a Roma foram consideradas, e surgiu assim uma nova redacção intitulada "De activitate missionali Ecclesiæ" : uma introdução, treze proposições e uma brevíssima conclusão.

Em Julho de 1964, foi enviada aos Padres.

As novas observações foram poucas mas muito a propósito.

O esquema foi apresentado na aula conciliar em 6 de Novembro de 1964 e manteve-se em discussão até ao dia 9, tendo havido 28 intervenções.

Como fosse julgado demasiado genérico, o texto, por sugestão da própria Comissão, foi retirado da discussão para ser cuidadosamente retocado.

Em Maio de 1965, foi enviado mais uma vez aos Padres : um proémio e cinco capítulos : princípios doutrinais, a acção missionária considerada em si mesma, os missionários, a organização da actividade missionária, a cooperação missionária.

Foi este o texto apresentado ao Concílio em 8 de Outubro de 1965.

Intervieram 193 Padres. Consideradas as emendas propostas, o esquema voltou a ser discutido, desta vez enriquecido dum capítulo novo sobre as Igrejas particulares.

A votação global teve lugar no dia 30 de Novembro : 2162 placet; 18 non placet; 2 nulos

No dia 7 de Dezembro, durante a 9a sessão pública, depois duma última votação : 2399 votantes; 2394 placet; 5 non placet - o Santo Padre promulgou solenemente o documento.

 

            PROÉMIO

1).-A Igreja, enviada por Deus a todas as gentes para ser "sacramento universal de salvação", por íntima exigência da própria catolicidade, obedecendo a um mandato do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens.

Já os próprios Apóstolos em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, "pregaram a palavra da verdade e geraram as Igrejas".

Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que "a palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada" (2 Tes.3,1), e o reino de Deus seja pregado e estabelecido em toda a terra.

O estado actual das coisas, de que surgem novas condições para a humanidade, a Igreja, que é sal da terra e luz do mundo, é com mais urgência chamada a salvar e a renovar toda a criatura, para que tudo seja instaurado em Cristo e n'Ele os homens constituam uma só família  e um só Povo de Deus.

Por isso, este sagrado Concílio, agradecendo a Deus a grandiosa obra já realizada pelo esforço generoso de toda a Igreja, deseja delinear os princípios da actividade missionária e reunir as forças de todos os fiéis, para que o Povo de Deus, continuando a seguir pelo caminho estreito da cruz, difunda por toda a parte o reino de Cristo, Senhor e perscrutador dos séculos, e prepare os caminhos para a sua vinda.

 

                                                       John

                                                            Nascimento

 

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]