Nossa Senhora de Medjugorje
Posted: 31 Jul 2013 04:54 AM PDT
Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Uma das coisas que mais chama a atenção de qualquer peregrino que chega a Medjugorje é o clima de oração e, consequentemente, de paz que ali reina. O Pe. Livio Fanzaga, um dos maiores divulgadores de Medjugorje, nos fala sobre isso.
"A ferramenta viva e eficaz com a qual Maria conduz a paróquia de São Tiago Maior, em Medjugorje, e os peregrinos ao coração da fé é a oração. Na oração, as verdades da fé se revestem de carne e osso e se tornam vivas. Maria é a oração viva e vem à terra para trazer a sua oração em meio a nós. Nas aparições diárias, Nossa Senhora vem, em primeiro lugar, para rezar conosco e por nós. Suas mensagens, inicialmente semanais e depois mensais, constituem uma catequese insuperável sobre a oração. A própria Rainha da Paz explicou que um dos motivos pelos quais permanece assim por tanto tempo entre nós é para nos ensinar a rezar.
Nossa Senhora traça, com grande sabedoria pedagógica, um caminho de oração. Por anos, Ela se empenha em conduzir os paroquianos ao próprio coração da oração. Isso pressupõe, no início, um esforço sobre a nossa natureza cansada e distraída, mas depois o coração se abre ao amor de Deus e a oração se torna um encontro com o Senhor. Aprende-se a rezar, rezando. Maria não dá lições teóricas, mas nos convida a rezar. 'Não desejo', diz, 'que vocês falem da oração mas desejo que rezem'. Mas o que significa 'rezar'? Significa descobrir a Deus, encontrá-lo, conhecê-lo e amá-lo. A oração é, na sua essência, uma experiência viva de Deus. Como não se pode viver sem Deus, assim não se pode viver sem oração Como Deus deve ser colocado em primeiro lugar, assim nada é mais importante do que a oração.
'Rezem, rezem, rezem' é o convite mais recorrente das mensagens. Por que é assim tão importante a oração para a nossa geração? Para dizer a verdade, também em Lourdes e em Fátima Nossa Senhora tinha dado uma importância fundamental à oração. De modo particular, em Lourdes Nossa Senhora pronunciou pouquíssimas palavras nas dezoito aparições, limitando-se o mais das vezes a desfiar a coroa do rosário, enquanto Bernadete o recitava. Em Medjugorje, a oração é apresentada por Maria como a atividade fundamental do homem e a ocupação mais importante do seu dia. 'A oração seja vida para vocês', afirma. Viver e rezar são a mesma coisa. Tudo deve ser transformado em oração, e as orações devem iluminar todo o dia.
Com o passar dos anos, os empenhos de oração pedidos pela Rainha da Paz aumentam. Ela deseja que se recite todos os dias o rosário completo. Convida para a santa missa diária, que em Medjugorje é sempre solene e com homilia. A santa missa é muitas vezes seguida de adoração noturna. Nos tempos da Quaresma, é pedida a Via Sacra. Os paroquianos às vezes mostram cansaço, e Nossa Senhora não hesita em reprová-los, dizendo: 'Vocês rezam pouco'. Mas depois os encoraja, dizendo: 'As suas orações me são necessárias'. Sobretudo, insiste sobre a oração em família. Deseja que cada família recite o santo rosário e que tenha uma Bíblia num lugar bem visível, de modo a ler um trecho todos os dias, para depois procurarem vivê-lo.
O resultado deste caminho de oração é a primeira coisa que salta aos olhos de um peregrino que chega a Medjugorje pela primeira vez. O grande vale verde circundado por montanhas é como um imenso templo a partir do qual a oração se eleva sem cessar da igreja, das casas, dos campos e das trilhas onde grupos de peregrinos se deslocam de um lugar para o outro, sempre rezando. Em Medjugorje, uma pessoa compreende que a oração é necessária para a vida espiritual como o ar que se respira e a água que se bebe.
'Na oração vocês encontrarão a Deus'. Este é o remédio que Nossa Senhora oferece à nossa geração que perdeu a Deus porque parou de rezar. Certamente não é falando de Deus ou discutindo sobre Deus que os homens do nosso tempo reencontrarão a fé que perderam. É necessário que dobrem o joelho, que abram o coração e comecem a rezar. Na oração a alma se nutre de Deus. Depois da oração, estamos cheios da sua luz, da sua graça e do seu amor. No início, quando se dá os primeiros passos, não faltará o cansaço, mas depois 'vocês rezarão com alegria', assegura a Rainha da Paz. Quem, tendo sido colocado na escola de Maria, não fez esta experiência emocionante? Quantas pessoas, sobretudo jovens, chegando a Medjugorje cansados e desiludidos da vida, experimentaram a verdade deste diagnóstico da Rainha da Paz: 'Sem a oração, sua vida é vazia'. Ao mesmo tempo, porém, compreenderam a validade da terapia proposta: 'Vocês descobrirão o sentido da vida quando tiverem descoberto a Deus na oração'."
Posted: 30 Jul 2013 03:49 PM PDT
- O VALOR INFINITO DE CADA MISSA OFERECIDA POR NOSSO SENHOR
- EIS O PÃO QUE OS ANJOS COMEM TRANSFORMADO EM PÃO DO HOMEM; SÓ OS FILHOS O CONSOMEM»
Sabemos que o Salvador é o Padre principal do sacrifício da Missa, e que a oblação interior que foi a alma do sacrifício da Cruz, dura para sempre no Coração do Cristo que quer nossa salvação. É assim que Ele se oferece a si mesmo em todas as missas que, em cada dia, são celebradas. Qual é o valor de cada uma dessas? É preciso que se tenha uma idéia justa para se unir mais intimamente cada dia ao santo sacrifício e receber seus frutos mais abundantemente
Ensina-se comumente na Igreja que o Sacrifício da Missa, considerado em si mesmo, tem um valor infinito, mas que o efeito que produz em nós, por mais elevado que seja, é proporcionado às nossas disposições interiores. São estes os dois pontos de doutrina que convém explicar
O sacrifício da Missa considerado em si mesmo tem um valor infinito
A razão é que o sacrifício da missa é o mesmo em substância que o sacrifício da Cruz, que tem um valor infinito, por causa da vítima oferecida e do padre que a oferece, já que é o Verbo feito carne que, sobre a Cruz, era, ao mesmo tempo, padre e vítima [1]. É Ele que continua na Missa, como padre principal e a vítima realmente presente e realmente oferecida e sacramentalmente imolada. Mas enquanto que os efeitos da Missa imediatamente relativos a Deus, como a adoração reparadora e a ação de graças, se produzem sempre infalivelmente em sua plenitude infinita, mesmo sem o nosso concurso, seus efeitos relativos a nós só se espalham na medida de nossas disposições interiores
Em cada Missa são oferecidas a Deus, e infalivelmente, uma adoração, uma reparação, e uma ação de graças de um valor sem limites; isto é, em razão da vítima oferecida e do Padre principal, independentemente mesmo das orações da Igreja universal e do fervor do celebrante
É impossível adorar melhor a Deus, reconhecer melhor seu domínio soberano sobre todas as coisas, sobre todas as almas, do que pela imolação sacramental do Salvador morto por nós na Cruz. É esta a adoração que o Glória exprime. "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade... Nós vos louvamos. Nós vos bendizemos. Nós vos adoramos. Nós vos glorificamos". É esta a adoração que o Sanctus exprime novamente e ainda a dupla Consagração
É a realização perfeita do preceito: "Tu adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás" (Dt 6, 13). Foi com estas palavras que Nosso Senhor respondeu a Satanás que lhe dizia: "Eu lhe darei todos os reinos do mundo, se te prostrares a meus pés e me adorares, si cadens adoraveis me" [2]. Somente a infinita grandeza de Deus merece este culto de latria. Aqui, na Missa, lhe é oferecida uma adoração em espírito e em verdade de um valor sem medida
Do mesmo modo, é impossível oferecer a Deus uma reparação mais perfeita
pelas faltas que se cometem todos os dias, como diz o Concílio de Trento. sess. XXII, c.I. Não é uma reparação distinta daquela da Cruz, o Cristo ressuscitado não morre mais e não sofre mais; mas, segundo o mesmo Concílio [3], o sacrifício do altar, sendo substancialmente o mesmo que o sacrifício do Calvário, agrada mais a Deus do que lhe desgostam todos os pecados reunidos [4]. Assim como a humanidade do Salvador, que era passível ou sujeita à dor e à morte, e que já não o é mais, continua substancialmente a mesma, assim também o sacrifício do Cristo é assim também perpetuado em substância. O direito imprescritível de Deus, Soberano Bem, de ser amado sobre todas as coisas, não poderia ser melhor reconhecido do que pela oblação do Cordeiro que apaga os pecados do mundo
Enfim, é impossível agradecer melhor os benefícios recebidos: "Quid retribuam Domino pro omnibus quæ retribuit mihi? Calicem salutaris accipiam, et nomen Domini invocabo"; Como retribuirei a Deus todos os benefícios recebidos? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor" (Sl 65, 12). Muitas vezes esquecemos de agradecer a Deus suas graças, como aqueles leprosos curados por Jesus; dos dez, um só veio agradecer. É conveniente oferecer sempre missas de ação de graças. Um costume piedoso começa a se espalhar atualmente, o de celebrar missas de ação de graças na segunda sexta-feira de cada mês, para reparar nossas ingratidões
A adoração, a reparação e ação de graças são efeitos do Sacrifício da missa em relação a Deus mesmo e são infalíveis. Em cada missa celebrada, pela oblação e imolação sacramental do Salvador sobre o altar, Deus obtém infalivelmente uma adoração infinita, uma reparação e uma ação de graças sem limites. Isto é assim devido à dignidade da Vítima e à dignidade do Padre principal; a oblação interior que dura para sempre no coração do Cristo, é um ato teândrico, ato humano de sua vontade humana, que tira da pessoa do Verbo um valor propriamente infinito
No momento da consagração, na paz do santuário, há como um grande arroubo de adoração que sobe para Deus. O prelúdio está no Glória e no Sanctus, cuja beleza é sublinhada pelo canto gregoriano, o mais elevado, o mais simples e o mais puro de todos os cânticos religiosos, ou às vezes pela magnificência da música polifônica; mas quando chega o momento da dupla consagração, tudo se cala: o silêncio exprime à sua maneira o que o canto não pode dizer
Este silêncio é a imagem daquele que, segundo o Apocalipse (8, 1), se produziu no céu, quando o Cordeiro abriu o livro fechado por sete selos, o livro dos decretos de Deus relativos a seu reino. Que este silêncio da consagração seja nosso repouso e nossa força [6]
Assim é perpetuada em substância a adoração, a reparação e o Consumatum est do sacrifício da Cruz. E esta adoração que sobe assim para Deus de todas as missas quotidianas, recai de algum modo como orvalho fecundo sobre nossa pobre terra, para fertilizá-la espiritualmente
Não esqueçamos que o fim mais alto do santo Sacrifício é a Glória de Deus, a manifestação de sua bondade, e este é o próprio fim do universo. Assim, por uma missa, é de alguma maneira toda a criação que, em uma prece de adoração e reparação e de ação de graças, sobe de volta para seu Criador .
Se estes efeitos são relativos ao próprio Deus, outros são relativos a nós. A Missa pode nos obter todas as graças necessárias à nossa salvação. "O Cristo sempre vivo, não cessa de interceder por nós" (Heb 7, 25), e a sua intercessão não tem menor valor do que sua adoração
R. Garrigou-Lagrange, O. P - (De "Le Sauveur et son amour por nous", Les Editions du Cedre, Paris.Fonte: Permanencia) ; [1] O valor da vítima dá a este sacrifício um valor objetivo infinito, e a dignidade da pessoa do Cristo, um valor pessoal infinito, que é o principal. Quando Maria apresenta seu filho no templo, esta oblação tinha um valor objetivo infinito, mas não um valor pessoal infinito; muito superior é a oblação feita pelo próprio Cristo ; [2] Mt 4, 9 ; [3] Sess. XXII, cap. 2 "initio" et can. 3 (Denzinger, 940 e 950) ; [4] Cf. S. Tomás, IIIª., q. 48, a.2 ; [5] "Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, fez-se no céu um silêncio de uma meia hora" (Ap 7, 1) ; [6] "In silentio et in spe erit fortitudo vestra" (Is 30, 15)
Deus todo-poderoso e eterno, eis que me aproximo do sacramento do Teu Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Doente, venho ao médico de Quem a minha vida depende; manchado, à origem da misericórdia; cego, ao fogo da luz eterna; pobre e desprovido de tudo, ao Senhor do céu e da terra
Imploro, pois, a Tua generosidade imensa e inesgotável a fim de que Te dignes curar as minhas enfermidades, lavar as minhas manchas, iluminar a minha cegueira, compensar a minha indigência, cobrir a minha nudez; e que assim possa receber o pão dos anjos (Sl 77, 25), o Reis dos reis, o Senhor dos senhores (1Tim 6, 15), com todo o respeito e humildade, toda a contrição e devoção, toda a pureza e fé, toda a determinação de propósitos e a rectidão de intenção que a salvação da minha alma exige
Permite, peço-Te, que não receba simplesmente o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, mas toda a força e eficácia do sacramento. Deus cheio de doçura, permite-me receber de tal maneira o Corpo do Teu Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, este corpo material que Ele recebeu da Virgem Maria, que mereça ser incorporado no Seu Corpo místico e fazer parte dos seus membros
Pai cheio de amor, permite que eu possa um dia contemplar de rosto descoberto e por toda a eternidade este Filho bem amado que me preparo para receber agora sob o véu que convém à minha condição de viajante. Ele que, sendo Deus, vive e reina Contigo na unidade do Espírito Santo pelos séculos e séculos. Amen
- LITURGIA DO DIA 31 DE JULHO DE 2013
- PRIMEIRA LEITURA: ÊXODO 34, 29-35
SANTO INÁCIO DE LOIOLA , PRESBÍTERO- (BRANCO, PREF. COMUM OU DOS PASTORES - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO - 29Moisés desceu do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas da lei. Descendo do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante a sua conversa com o Senhor. 30E, tendo-o visto Aarão e todos os israelitas, notaram que a pele de seu rosto se tornara brilhante e não ousaram aproximar-se dele. 31Mas ele os chamou, e Aarão com todos os chefes da assembléia voltaram para junto dele, e ele se entreteve com eles. 32Aproximaram-se, em seguida, todos os israelitas, a quem ele transmitiu as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai. 33Tendo Moisés acabado de falar, pôs um véu no seu rosto. 34Mas, entrando Moisés diante do Senhor para falar com ele, tirava o véu até sair. E, saindo, transmitia aos israelitas as ordens recebidas. 35Estes viam irradiar a pele de seu rosto; em seguida Moisés recolocava o véu no seu rosto até a próxima entrevista com o Senhor - Palavra do Senhor
- SALMO RESPONSORIAL(98)
- REFRÃO: SANTO É O SENHOR NOSSO DEUS
1. Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus! -R.2. Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia. -R.3. Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado. -R.4. Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus! -R.
- EVANGELHO: MATEUS 13, 44-46
- PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo, 44O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. 45O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. 46Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra - Palavra da salvação
- MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – "Queridos filhos! Hoje convido-os a se prepararem, através da oração e do sacrifício, para a vinda do Espírito Santo. Filhinhos, este é um tempo de graça e, por isso, convido-os, novamente, a decidirem-se por Deus-Criador. Permitam-Lhe que os transforme e os mude. Que o coração de vocês esteja pronto a escutar e a viver tudo aquilo que o Espírito Santo tem em Seu projeto para cada um de vocês. Filhinhos, permitam ao Espírito Santo conduzi-los pela estrada da verdade e da salvação rumo à vida eterna. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo" – MENSAGEM DO DIA 25.05.98
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]