DIABO À SOLTA
Diz-se que no dia de S. Bartolomeu (24 de Agosto), anda o Diabo à solta e por essa razão, certas pessoas mais dadas ao fanatismo ou à superstição, tomam certas precauções para que lhes não aconteça nada de mal, já que o Diabo anda à solta.
Este facto ou esta maneira de pensar tem a sua razão, mais num sentido cristão do que num fanatismo.
É costume algumas vezes apresentar, em escultura ou em pintura, o S. Bartolomeu sobre uma peanha que tem gravado o diabo, mas preso ao santo por uma corrente de ferro.
É assim um símbolo de protecção contra as tentações do diabo.
Ora, no dia da festa de S. Bartolomeu, (24 de Agosto), para levarem o santo no seu andor na Procissão, tiram-no da sua peanha, soltando a corrente de ferro com que o diabo está seguro e assim, pelo menos durante a Procissão, o Diabo fica à solta.
Procissão em dia de S. Bartolomeu.
Nascimento
__._,_.___
| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]