sábado, 24 de agosto de 2013

[Catolicos a Caminho] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - 21o DOMINGO COMUM - A PORTA ESTREITA - Som !

 














HISTÓRIA DA SALVAÇÃO




(168)-21º DOMINGO COMUM – C



A PORTA ESTREITA!...




- São poucos os que se salvam?...



Jesus simplesmente respondeu :

"Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu digo-vos que muitos tentarão entrar sem o conseguir".

Deste modo adverte Jesus os seus discípulos contra a tendência para facilitar, ou para usar estratagemas para a entrada no Reino.

A porta é estreita, e pode mesmo fechar-se para alguns, para aqueles mais desordenados, mais desatentos, que deixam passar em vão as inúmeras oportunidades que, na sua misericórdia e no seu amor, Deus nos vai oferecendo.

Por isso, é preciso vigiar atentamente os sinais de Deus, para captar as mensagens que Ele nos vai enviando das maneiras mais diversas e contundentes, nos nossos caminhos, sem nada nos impor e sem nos constranger.

É preciso ter em conta a gratuidade do amor, uma qualidade que a cultura materialista tem dificuldade em entender, porque tudo assume aspectos de negócio na nossa sociedade mercantilista.e

É preciso fazer uso de um esforço genuíno, que não visa acumular méritos ou outros títulos de reivindicação, mas apenas preparar o espirito e o coração para as surpresas de um amor inesperado e o perdão duma misericórdia inesgotável, mas sempre justa, que nos fazem descobrir outras muitas formas de viver, onde as alianças são de amor e os compromissos são de generosidade.

A salvação não é assim uma espécie de lotaria, que nos leve a perguntar se serão poucos os que se salvam.

Jesus disse :

- "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita".

Se fosse verdade que a salvação é uma lotaria, também seria verdade que era preciso investir alguma coisa, algum esforço para ficarmos habilitados.




Mas não é só o nosso esforço que nos obtém a salvação.
Ela é fruto daquele que antes de nós passou por essa porta estreita.
Jesus Cristo, no seu itinerário pascal ultrapassou, por mérito próprio, essa porta em nome de todos nós, abrindo-nos um caminho que é preciso percorrer para se atingir depois a salvação.
Sendo assim, o significado do nosso esforço é ser manifestação de fé na Palavra de Jesus que nos pode oferecer a salvação.
* - O nosso esforço significa a disponibilidade para acolher o dom de Deus, que chegará até nós como um dom do Espírito, o qual faz erguer Jesus do sepulcro e nos fará a nós participar da vida nova que brota do seu coração aberto.
* - O nosso esforço significa a decisão de seguirmos Jesus na abnegação pessoal e na aceitação da cruz que a fidelidade ao Evangelho nos traz.
* - O nosso esforço significa o propósito de percorrer com Jesus a via sacra pascal, condição indispensável, para depois percorrermos a via luminosa até à nossa própria transfiguração e ressurreição, no cumprimento do plano da História da Salvação.


ohn
Nascimento






__._,_.___






Atividade nos últimos dias:




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso











.


__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]