-
Buscar por:
Postado em 11 de setembro de 2013 por Carmadélio
O jornal italiano “La Repubblica” publicou nesta quarta-feira uma longa carta do Papa Francisco na qual ele escreve aos que não crêem e lhes assegura que “Deus perdoa a quem obedece a sua própria consciência”.
A carta de quatro páginas é uma resposta ao fundador do jornal, Eugenio Scalfari, que em vários artigos dirigia ao Pontífice algumas perguntas em nome daquele que como ele “não acreditam e não buscam a Deus”.
“Devemos levar em consideração – e isso é algo fundamental – que a misericórdia de Deus não tem limites se nos dirigimos a Ele com o coração sincero e arrependido, a questão para quem não crê em Deus está em obedecer a sua própria consciência”, responde assim Papa Francisco à pergunta de Scalfari sobre se o Deus dos cristãos perdoa a quem não crê. “O pecado, também para quem não tem fé, existe quando se vai contra a consciência”.
“Escutar e obedecer (à consciência) – explica Jorge Bergoglio – significa decidir diante do que se percebe como bem ou como mal. E sobre essa decisão está a bondade ou a maldade das nossas ações”.
Sobre o tema da fé e laicidade que lhe havia proposto Scalfari, o Papa Francisco assegura que “chegou a hora de um diálogo aberto e sem preconceitos que reabra as portas para um sério e fecundo encontro”.
O papa argentino responde a outros temas apresentados por Scalfari como se “é pecado ou um erro” crer que não existe “um absoluto” e sobre isso expressa que tão pouco para quem crê se possa falar de “verdade absoluta”, pois “a verdade, segundo a fé cristã, é o amor de Deus por nós Jesus Cristo e portanto a verdade é uma relação”.
“Cada um recebe a verdade e a expressa a partir de si mesmo, de sua historia, de sua cultura e da situação em que vive”, acrescenta. Sobre si “com o desaparecimento do homem da terra, desaparecerá também o “pensamento capaz de pensar em Deus”, Francisco responde que “a grandeza do homem é poder pensar em Deus”, porém que “Deus não depende de nosso pensamento” e quando terminará a vida do homem sobre a terra “o homem não terminará de existir e, em um modo que não sabemos, tão pouco o universo criado com ele”.
O Papa explica que “sem a Igreja” nunca teria encontrado Jesus e acrescenta que “o imenso dom da fé está conservado em recipientes de argila da nossa humanidade”.
Bergoglio também fez referência aos “irmãos judeus” a quem assegura “eles conservaram sua fé em Deus e por isso nunca lhes será suficientemente agradecidos como Igreja e como humanidade”.
O Papa Francisco termina sua carta assegurando que “a Igreja, apesar de toda sua lentidão, das infidelidades, dos erros e dos pecados que possa ter cometido, e que pode, todavia, cometer através daqueles que a compõem, não tem outro sentido que o de viver e dar testemunho de Jesus”. (SP)
Esta entrada foi postada em Ateísmo, Papa Francisco e marcada com a(s) tag(s) Ateísmo, Ateus, Papa Francisco. Favoritar o link permanente.
Navegação por Post
Deixe um comentário
“Seria um erro impor qualquer coisa à consciência dos nossos irmãos.." Mas propor a esta consciência a VERDADE evangélica e a salvação de Jesus Cristo com plena clareza e no respeito absoluto das livres opiniões que essa fará…é uma homenagem a esta liberdade” (Exort. Apost. Evangelii nuntiandi, 80).
BUSCAR NO BLOGBuscar por:
ARTIGOS RECENTES
COMENTÁRIOS
Joshua Lopes em * Jovens, fãs de séries “religiosas” como ‘crepúsculo’ e ‘Senhor dos anéis’ estão à procura de respostas JÁ emitidas pela fé católica.
Cláudio Carvalho em * Bolívia: Evo Morales, às vésperas da campanha eleitoral, aproxima-se dos católicos!
Mauro Carvalho em * Bolívia: Evo Morales, às vésperas da campanha eleitoral, aproxima-se dos católicos!
Maria do Socorro de Amorim em * História: Transformar a ação dos cristãos ao longo dos séculos num lacônico “apoio à escravidão” é uma inverdade histórica e uma injustiça.
Manoel Espedito da Cunha em * Hóstia ‘sangra’ no México: arquidiocese investiga fato ocorrido quarta feira, dia 24 de Julho de 2013.
TAGS
Aborto Ateus AteísmoCatolicismo Conversão Defesa da vida Deus Doutrina Católica educação Eleições 2010 Europa Evangelização Familiafilhos Fé Fé e Ciência Fé e Cultura Fé e História Fé e Politica Fé e Razãohomossexualidade Igreja Internetjovens Laicismo Liberdade MatrimônioMuçulmanos Mídia Música Papa PedofiliaPerseguição Religiosa ProtestantismoRelativismo religião Sacerdotes Secularismosexualidade Socialismo TestemunhoValores Vaticano Verdade Vida
CATEGORIAS
ARTIGOS – DIA A DIA
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30
META
Copyright © 2013 Comunidade Católica Shalom | Design por Dominus Comunicação | Desenvolvimento por DopposANUNCIE COM A GENTE↑
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]