- COBIÇA OU AVAREZA
A Liturgia da Palavra de hoje 21 de Outubro C aponta directamente para um dos pecados Capitais a Cobiça :
-"Olhai, guardai-vos de toda a cobiça porque mesmo que um homem viva na abundância, a sua vida não depende dos seus bens". (Lc.12,15).
Fazendo parte da ambição, naturalmente a cobiça está incluída num dos sete pecados capitais (ou mortais) que é a Avareza a qual se opõe ao 10° Mandamento da Lei de Deus, à temperança e à caridade.
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
2536. - ...Quando a lei nos diz : "não cobiçarás", diz-nos, por outras palavras, que afastemos os nossos desejos de tudo o que não nos pertence. Porque a sede do bem do próximo é imensa, infindável, e nunca se julga saciada, conforme ao que está escrito :- "O avarento nunca se fartará de dinheiro.(Sir 5,9)(Cat.Rom.3,37).
O Novo Testamento faz várias referências à cobiça e à Avareza, bem como aos outros pecados capitais (ou mortais).
E Jesus aproveitou a oportunidade para contar uma das suas parábolas da qual tirou esta conclusão que serve para todos nós :
-"Insensato ! Nesta mesma noite, pedir-te-ão a tua alma; e o que acumulaste para quem será ? Assim acontecerá ao que entesoira para si e não é rico em relação a Deus".(Lc.12,20-21).
AVAREZA
Entre os chamados Pecados Capitais, a Avareza, é o amor desordenado às coisas temporais e terrenas, particularmente à riqueza.
Não é propriamente a posse de dinheiros e outros bens terrestres, mas o seu uso desordenado sem usar a razão, pensando apenas em si, no seu proveito próprio, esquecendo miseravelmente as necessidades dos outros.
Este vício, ou pecado capital, gera o esquecimento dos outros, criando a falta de caridade e a dureza do coração, a desonestidade, a injustiça pela prática de obter bens por meios ilícitos, criando assim entre as nossas sociedades modernas um abismo enorme que gera os escandalosamente ricos ao lado dos escandalosamente pobres,
Chamam-se capitais a alguns pecados porque são geradores doutros vícios e porque arrastam para outros pecados e vícios.
Assim o ensina o Catecismo da Igreja Católica :
1866. - Os vícios podem classificar-se segundo as virtudes a que se opõem, ou relacionando-os com os pecados capitais que a experiência cristã distinguiu, na sequência de S. João Cassiano e S. Gregório Magno (Mor.3I/45).Chamam-se capitais, porque geradores doutros pecados e doutros vícios. São eles : a soberba, a avareza, a luxúria, a ira, a gula, a inveja e a preguiça ou tibieza.
Tradicionalmente é costume apontar as virtudes que se opõem aos pecados capitais, desta maneira :
- Contra a soberba, humildade.
- Contra a avareza, liberalidade.
- Contra a luxúria, castidade.
- Contra a ira, paciência.
- Contra a gula, temperança.
- Contra a inveja, caridade.
- Contra a preguiça, diligência.
Talvez nós, mesmo em pequenas coisas já tivéssemos sido tentados por alguns destes pecados capitais.
Nascimento
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