LIBERDADE
E RESPONSABILIDADE !
A Liturgia da Palavra de hoje 23 de Outubro C apela ao sentido da Liberdade e da Responsabilidade :
-"A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado muito se lhr pedirá".(Lc. 1248).
É, portanto um sentido de Liberdade a que deve corresponder um dever de Responsabilidade.
Por esta expressão de Liberdade se pode entender uma série de atitudes humanas que podem ir desde a possibilidade de agir até ao abuso das próprias determinações (liberdades ou atrevimentos).
Por definição a Liberdade é a condição do ser que pode agir livremente, isto é, consoante as leis da sua natureza (queda livre), da sua fantasia (tempo livre), da sua vontade (decisão livre); o poder ou direito de agir sem coerção ou impedimento ; poder de se determinar a si mesmo, em plena consciência e após reflexão, e também independentemente das forças interiores de ordem racional.
Há, portanto, várias espécies de Liberdade :
l)- Liberdade transcendental que é a propriedade fundamental das pessoas humanas para declararem que estão "sobre e acima" de outras entidades, e são capazes de julgar e avaliar outras entidades, a partir do seu ponto de vista.
Neste aspecto o conceito cristão de Liberdade social é indivisível, simultaneamente espontâneo e movido pela decisão.
2)- Há uma Liberdade ou direito de se não escravizar a certas coisas, como a pobreza e a ignorância.
3)- Há a Liberdade de cada um desenvolver as suas próprias potencialidades segundo os seus meios e dentro dos seus próprios condicionamentos humanos e sociais.
O Catolicismo sempre defendeu a Liberdade radical do homem, uma Liberdade tão extensa e profunda que o torna capaz até de rejeitar os dons da graça divina e o perdão.
Como resultado deste profundo respeito pela Liberdade, a fé católica aceita a Liberdade política, social e económica como um valor moral de alto significado.
O pensamento católico de Liberdade é diferente porque a considera como uma potencialidade ordenada, capaz de promover o bem-estar e a boa ordem da comunidade.
A fé católica dá também à Liberdade uma dimensão religiosa, pela qual alguém se torna capaz de responder às iniciativas divinas.
Nos tempos modernos, este profundo respeito pela Liberdade tem sido concretamente manifestado, pelo que o Catolicismo se tem tornado o maior defensor da Liberdade humana em oposição às tiranias do Marxismo e do Capitalismo do Terceiro Mundo.
O Concílio Vaticano II na sua Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo actual. Diz :
- Todos estes valores da dignidade humana, da comunhão fraterna e da Liberdade, fruto da natureza e do nosso trabalho, depois de os termos difundido na terra, no Espírito do Senhor e segundo o Seu mandamento, voltaremos de novo a encontrá-los, mas então purificados de qualquer mancha, iluminados e transfigurados, quando Cristo entregar ao Pai o reino eterno e universal : "reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz,".(GS 39).
Noutros Documentos conciliares, a Igreja defendeu tenazmente muitos outros Aspectos da Liberdade :
* Liberdade, como aspiração da sociedade actual. (DH.1,15; GS.6,9,13,1417).
* Liberdade, propriedade essencial do homem. (GS.13,14).
* Grandeza da Liberdade. (GS. 17).
* Liberdade verdadeira e falsa.(DH 8).
* Direito à Liberdade e suas limitações.(DH.7;PO.9;GS.26,65).
* Relações da Liberdade com a obediência. (DH.8;GS. 43).
* Educação da Liberdade. (GE.1;DH.8;PO.6;GS.31).
* Liberdade na formação sacerdotal. (OT. 11).
Quanto ao Exercício da Liberdade, também o Concílio deu as suas orientações e normas de vida :
* Na escolha das escolas.(GE.I0;GS.62)..
* Na escolha do estado de vida.(GS.26, 52).
* Na escolha do cônjuge. (GS.29).
* No desenvolvimento económico ao serviço do homem. (GS. 65).
* Liberdade de associações operárias. (GS. 68).
* Liberdade humana e direito de propriedade. (GS.71).
* Liberdade política. (GS. 73).
* Liberdade de associação e de reunião. (GS. 73).
* Liberdade de opinião.(G5.59,62.73).
* Liberdade de voto.(GS.75,).
* Liberdade de imprensa. (IM.12).
* Liberdade da Igreja na comunidade política. (GS. 76).
* Liberdade da conversão religiosa. (DH.10;AG. 13).
* Liberdade da Igreja na sua pregação. (GS.42,76).
* Liberdade da Igreja na colação dos seus benefícios eclesiásticos. (CD. 28)
* Liberdade de opinião da Igreja.(GS.43.).
* Liberdade dos Bispos. (CD.19).
* Liberdade dos sacerdotes. (PO.15,17).
* Liberdade dos religiosos.(PC.149.
* Desejo de Liberdade absoluta, base do ateísmo sistemático. (GS.20).
* O Evangelho, garantia de Liberdade.(GS.41).
Todo o Artigo 3 do Capítulo 1º da Dignidade da Pessoa Humana, do Catecismo da Igreja Católica é sobre a Liberdade do Homem. (1730-1748), começando por dizer :
1730. - Deus criou o homem capaz de raciocinar, conferindo-lhe a dignidade duma pessoa dotada de iniciativa e de domínio dos seus próprios actos. "Deus quis deixar o homem entregue à sua própria decisão.(Sir 15,14), para que busque por si mesmo o seu Criador, e livremente aderindo a Ele", chegue à total e beatífica perfeição. (GS 17).
Quanto ao sentido da Responsabilidade ela está intimamente ligada à noção de Liberdade, à formação da consciência e ao valor dos actos humanos.
A Responsabilidade é uma constante de toda a vida humana em que o homem age sob o olhar de Deus, guiado pela sua consciência bem formada e vive no meio de outros homens, os seus irmãos, o seu semelhante, no exercido da sua Liberdade.
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
1734. - A liberdade torna o homem responsável pelos seus actos, na medida em que são voluntários. O progresso na virtude, o conhecimento do bem e a ascese aumentam o domínio da vontade sobre os seus actos.
1735. - A imputabilidade e responsabilidade dum acto podem ser diminuídas, e até anuladas, pela ignorância, a inadvertência, a violência, o medo, os hábitos, as afeições desordenadas e outros factores psíquicos ou de carácter social.
1781. - A consciência permite assumir a responsabilidade dos actos praticados. Se o homem comete o mal, o justo juiz da consciência pode ser nele a testemunha da verdade universal do bem e, ao mesmo tempo, da maldade da sua opção individual. O veredicto do juízo da consciência continua a ser um penhor de esperança e de misericórdia. Atestando a falta cometida, lembra o perdão a pedir, o bem a praticar e a virtude a cultivar incessantemente com a graça de Deus.
Evidentemente, o sentido de Liberdade e Responsabilidade, está directa e intimamente relacionado com o sentido de Pecado e Culpabilidade, na medida em que uma Liberdade irresponsável é um atentado contra a Lei e contra a vontade de Deus.
Nascimento
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