Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 14 de outubro de 2013

    [Catolicos a Caminho] ESMOLA E AS OBRAS DE MISERICÓRDIA Som !

     












    • ESMOLA E AS OBRAS DE MISERICÓRDIA




    "Quem dá aos pobres empresta a Deus".



    Depois que Jesus falou com os Fariseus a quem chamou de "geração perversa", foi convidado por um Fariseu para um jantar.

    Jesus aceitou e o Fariseu puritano reparou que Jesus não cumpria as prescrições ou costumes de quem toma uma refeição.

    Jesus então aproveitou esta bela oportunidade para dizer ao Fariseu que as prescrições ou hábitos exteriores, sem os verdadeiros sentimentos ineriores, não têm o mesmo valor e então recomendou-lhe que praticasse a caridade dando esmolas aos pobres :

    -"Vós, os Fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior ? Dai antes de esmola o que está dentro e para vós tudo ficará limpo".(Lc.11,39-41).

    É esta a nossa reflexão sobre a Liturgia da Palavra deste dia 15 de Outubro – C.

    Entende-se normalmente por Esmola uma ajuda material ou financeira que se dá a uma pessoa pobre, por caridade.

    No Antigo Testamento encontram-se várias exortações para a prática do cuidado dos pobres e necessitados.

    Providenciar no sentido de ajudar os necessitados é um tema que faz parte da literatura profética e de outras também :

    - "Não negues um beneficio a quem precisa dele, se estiver nas tuas mãos concedê-lo" . (Prov.3/27).

    - "O homem misericordioso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre". (Prov.22/9).

    - "Aquele que dá ao pobre não padecerá necessidade, mas aquele que o despreza ficará cheio de maldições". (Prov. 28/27).

    - "Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre a tua face e nunca se afastará de ti a face de Deus". (Tb.4/7).

    Também o Novo Testamento nos aconselha a ajuda aos pobres, até como condição para seguir a Cristo :

    - "Se queres ser perfeito, disse-lhe Jesus, vai, vende o que possuíres, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-Me". (Mt.19/21).(Mc.10,21).(Lc.18,22).

    A primitiva Igreja também cuidava dos pobres :

    - "Distribuía-se, então, a cada um, conforme a necessidade que tivesse" .(Act.4,35).

    O Senhor prometeu recompensar os que usassem de misericórdia para com quem ajudassem os necessitados :

    - "Vinde, benditos de Meu Pai, recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer, tive sede e destes-Me de beber...(...) .Sempre que fizestes isto a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes".(Mt.25,34 sgs.).

    As Esmolas sempre tiveram um sentido sacrificial e efeitos de santificação na primitiva literatura rabínica.

    As Esmolas podem exprimir uma combinação de amor a Deus e amor ao próximo.

    Dar Esmolas aos pobres e necessitados é uma das Obras de Misericórdia Corporais.

    Contudo, nunca as Esmolas sirvam para exibição orgulhosa e muito menos para humilhação de quem precisa.

    A Esmola é considerada pela Sagrada Escritura e pelos Santos Padres como uma das três formas de penitência, conforme nos lembra o Catecismo da Igreja Católica :

    1434. - A penitência interior do cristão pode ter expressões muito variadas. A Sagrada Escritura e os santos Padres insistem sobretudo em três formas: O JEJUM, A ORAÇÃO E A ESMOLA, que exprimem a conversão, em relação a si mesmo, a Deus e aos outros...

    O mesmo pensamento vem ainda no Catecismo da Igreja Católica quando nos fala da Lei Nova :

    1969. - A Lei Nova pratica os actos da religião : a esmola, a oração, o jejum, ordenando-os para o "Pai que vê no segredo", ao contrário do desejo "de ser visto pelos homens. A sua oração é o Pai Nosso. (Mt. 6/913).

    Talvez entre os nossos amigos, ou vizinhos da nossa porta, haja algum pobre envergonhado a necessitar do pão para a boca, de roupa para vestir, ou de uma palavra de conforto.

    É a nossa vez e a nossa oportunidade para darmos uma esmola por caridade.



    John

    Nascimento
















    __._,_.___






    Atividade nos últimos dias:




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













    .


    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo