- MÊS DO ROSÁRIO
(04) FALSOS PRECONCEITOS DO ROSÁRIO
- "Senhor, ensina-nos a orar como João também ensinou os seus discípulos" . (Lc.11,1).
Por razões várias se têm criado falsos preconceitos a respeito da reza do Rosário ou simplesmente do Terço :
* Ou porque nunca se criaram verdadeiros hábitos de o rezar.
* Ou porque a vida trepidante de trabalho ou de qualquer espécie de actividade apaixonante não deixa tempo para o rezar.
* Ou porque a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II chamou as atenções mais para as celebrações litúrgicas, especialmente a celebração da Eucaristia e dos outros Sacramentos.
* Ou ainda por outras razões de menor importância.
Assim podemos concentrar-nos em alguns pontos de vista sobre os quais se pode ter um falso conceito do Rosário :
1) - É uma oração só para os velhos.
Actualmente, o Rosário desenvolveu-se como uma forma de oração familiar, para toda a família e não só para os avós.
O Papa João Paulo II tem repetido muitas vezes que a idade mais avançada chama as famílias à oração em comum.
"A paz do mundo vem através da paz nas famílias".
"Rezar em família, torna a família mais unida, mais tranquila e mais fiel ao Evangelho".
Os santos têm repetido através dos tempos que, é moralmente impossível para as crianças e os jovens andarem por maus caminhos se estiverem unidos pelas cadeias do Rosário.
A família que reza em conjunto permanecerá sempre unida em conjunto.
O Rosário não é só para os velhos.
2) - Rezar o Rosário é um tempo perdido.
Depende da maneira como se reza.
Pensando nas palavras que se dizem ou no mistério que se está a meditar, há uma riqueza extraordinária.
No século III já S. Cipriano de Cartago perguntava :
- "Como se pode esperar que Deus nos oiça se nós não nos ouvimos a nós próprios?"
O desejo de rezar é fruto de uma conversão, de um virar do coração.
Algumas vezes pode acontecer como a S. Paulo no caminho de Damasco.
Outras vezes será a pouco e pouco.
Mas cedo ou tarde, chega-se a um ponto de conversão em que as coisas mudam por completo.
Quando alguém contempla a bondade de Deus, quer voltar-se para Ele em oração, em acção de graças ou em simples adoração.
E isso é rezar sem perda de tempo.
3) - O Rosário é um simples passar de contas em vão e sem destino.
Não está nada errado na repetição vocal de orações se seguirmos os conselhos de. S. Mateus que nos diz :
- "Nas vossas orações não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos". (Mt.6,7).
Há que atender à qualidade e não à quantidade das nossas orações, mas é preciso orar sempre.
Jesus passava noites inteiras em oração e, no dia da Sua oração no Jardim das Oliveiras, repetia as mesmas orações :
- "Deixou-os e foi de novo orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras". (Mt.26,44).
O juiz iníquo da parábola resolveu-se a ouvir o pedido da viúva, só porque ela o incomodava, repetindo sempre o mesmo.(cf.Lc.18,1-8).
E Jesus concluiu :
- "Escutais o que diz este juiz iníquo? E Deus não fará justiça aos Seus eleitos, que a Ele clamam dia e noite, e fá-los-á esperar" ? (Lc.18,6-7).
A repetição oral do Rosário é um caminho verdadeiro para uma meditação de qualquer mistério da vida de Cristo.
O Rosário não é um simples passar das contas.
4) - No Rosário há muitas regras para decorar.
Em todas as coisas deve haver regras para haver ordem.
Também a oração não é apenas um brotar do espírito como diz o Catecismo da Igrejas Católica :
2650. - A oração não se reduz ao brotar espontâneo dum impulso interior : para orar, é preciso querer. Tão pouco basta saber o que a Sagrada Escritura revela sobre a oração : é preciso também aprender a orar. Ora, é através duma transmissão viva (a Tradição sagrada), que o Espírito Santo, na "Igreja crente e orante" (DV 8), ensina os filhos de Deus a orar.
Os Apóstolos também sentiram necessidade de aprender a orar :
- "Senhor, ensina-nos a orar como João também ensinou os seus discípulos" . (Lc.11,1).
Para se poder rezar bem o Rosário é preciso saber como o fazer, conhecer e decorar um mínimo de fórmulas necessárias e que, afinal, se reduzem a muito poucas coisas.
No Rosário não há muitas regras para decorar.
5) - Para rezar o Rosário é preciso muito tempo.
Quando estamos ocupados no nosso trabalho, especialmente se o nosso trabalho nos agrada, o tempo corre velozmente.
Na nossa vida, devemos ter um tempo reservado à oração, não importam os minutos, mas que seja um tempo que se ocupe com gosto.
E nesse caso, as horas parecem minutos e a reza do Rosário nunca será muito longa. Além disso, podemos rezar o Rosário por partes, ocupando momentos mais vagos do tempo das nossas ocupações.
Mas, acima de tudo, é necessário criar o gosto de o rezar, porque rezar com gosto já não cansa nem precisa de muito tempo.
Não precisams de muito tempo para rezar o Roasário.
6) - As contas do Rosário são uma superstição.
Serão superstição se forem olhadas como tal, isto é, se se considerar o valor da oração pelo valor material das "contas".
Rezar o Rosário não terá mais valor por serem as contas de prata ou oiro, em vez de madeira, sementes ou caroços de azeitona do Jardim das Oliveiras.
O valor da reza do Rosário está na fé e no amor de quem o reza.
As contas, sejam de que material forem, são sempre um sacramental, um meio que ajuda a oração.
Tanto se podem usar as contas de um Terço ou Rosário, como de uma simples Dezena ou os dedos da mão, sobretudo quando se reza em viagem.
Portanto não são as contas que têm valor ou superstição, mas sim a fé e o amor de quem reza.
7) - O Rosário não vem na Bíblia.
Não exactamente como o temos hoje, mas sim como uma oração de piedosa devoção reservada para determinadas horas do dia ou da noite, desde o princípio da Cristandade :
- "Pedro e João subiram ao Templo para a oração da hora nona". (Act.3,1).
- "No dia seguinte, enquanto eles iam a caminho e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço, pela hora sexta, a fim de rezar". (Act.10,9).
Paulo VI disse na sua Exortação Apostólica Marialis Cultus :
- "O Rosário é um rebento do antigo tronco da liturgia cristã, pelo qual o povo se associa ao hino de Oração e Intercessão Universal da Igreja".
As raízes do Rosário estão entrelaçadas com todas as outras devoções cristãs, que nos vêm da antiguidade, desde o Novo Testamento ao Génesis, passando pelos profetas e pelos Salmos.
Na verdade, o Rosário é um conjunto de meditações dos principais factos da vida de Cristo e de Maria, que fazem parte da Bíblia.
8) - O Concílio Vaticano II pôs de parte o Rosário.
Não é verdade.
Na Constituição dogmática sobre a Igreja, o Concílio insistiu na renovação do Rosário e no "culto à Santíssima Virgem, sobretudo o culto litúrgico, que tenham em grande estima as práticas e exercícios de piedade para com Ela, aprovados no decorrer dos séculos pelo magistério..."(LG 67).
João XXIII declarou que rezava o Rosário todos os dias.
Paulo VI disse :
- "Seguindo os passos dos nossos predecessores, eu recomendo a todos os filhos e filhas da Igreja, que rezem ardentemente o Rosário..."
João Paulo II é considerado o "Papa do Rosário", considerando que o Rosário é o instrumento privilegiado para evitar a guerra e obter de Deus o dom da paz.
A reza do Rosário deve ser uma prática de todos os dias.
9) - O Rosário ajuda, se o rezar durante a Missa ?.
Absolutamente falso.
É um erro contra o qual Paulo VI se insurgiu, como uma prática que infelizmente persiste para muita gente.
O Rosário é uma forma de oração de piedosa devoção.
A Missa é mais alta forma de oração litúrgica.
O Rosário é uma boa forma de oração para se fazer perante o Santíssimo Sacramento, mas não para substituir ou afastar da celebração da Santa Missa.
Quem reza o Rosário duramnte a Missa não faz bem uma coisa nem a outra.
10) - Posso ser um bom cristão sem rezar o Rosário.
Estritamente falando, é verdade.
Mas, como disse o escritor dominicano Venerável Luís de Granada (1504-1588), de todos os exercidos espirituais, a oração meditativa é a mais profunda para os sábios e a mais simples para os iletrados e humildes, e o Rosário é, de longe, o meio mais fácil para fazer estas orações meditativas e obter os melhores resultados
Conclusão : REZAI O TERÇO OU O ROSÁRIO TODOS OS DIAS.
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]