- DISCÍPULOS DE CRISTO
Na Liturgia da Palavra de hoje 6 e Novembro C, Jesus, falando para uma multidão, diz quem é que pode ser seu discípulo e disse muitas coisas que, já naquele tempo eram difíceis de entender, mas para o nosso tempo em que h'a tantos ricos e lpobres, numa escala de valores verdadeiramente discrepante no sentido de que a diferença entre uns e outros é muito grande, é muito mais incompreensível, ser discípulo de Jesus , e torna-se muito mais difícil entender o Evangelho de hoje..
O termo genérico de Discípulo, uma palavra que vem do latim Discipulus e que significa Estudante, refere-se a qualquer estudante de qualquer disciplina ou de qualquer ensino ministrado por um professor.
Portanto um Discípulo está sempre relacionado com um Professor.
No Novo Testamento, quando se fala nos Discípulos é em referência aos 72 que receberam instrução de Cristo e que Ele enviou à Sua frente :
- "Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou - os dois a dois à Sua frente, a todas as cidades e lugares onde Ele havia de ir".(Lc.10/1).
Eles, por sua vez, deviam partilhar estes privilegiados conhecimentos com os outros, como professores da fé :
- "Disse-lhes : A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos; pedi, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a Sua messe". (Lc.10/12).
Os ensinamentos do Senhor aos Seus Discípulos eram tão importantes, que logo apareceu a heresia do Gnosticismo, segundo a qual os Gnósticos diziam que tinham recebido uma revelação especial directamente dos Discípulos.
E Lucas dá-nos conta dos privilégios reservados aos Discípulos :
- "Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. Porque, digo-vo-lo Eu, muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, ouvir o que vós ouvis e não o ouviram". (Lc.10/2 3-24).
Depois da Ascensão do Senhor os Apóstolos acrescentaram o número dos discípulos, pois que para a nomeação do Apóstolo que havia de substituir Judas, já estavam reunidos 120 :
- "Nesse dia, Pedro levantou-se no meio dos irmãos - encontravam-se reunidas cerca de cento e vinte pessoas - e disse...". (Act-1/15).
Na primitiva Igreja os Apóstolos distinguiam-se dos discípulos.
Enquanto os Apóstolos tinham uma missão singular, os discípulos eram enviados dois a dois com a missão especial de preparar a vinda de Cristo.
Os Apóstolos e os discípulos são muitas vezes comparados com os sacerdotes e Levitas do Antigo Testamento e com os bispos e presbíteros do Novo Testamento.
Desde a Idade Média o número 72 referente aos discípulos servia de base para o número dos membros do Colégio dos Cardeais; todavia, tendo em conta os 120 de que falam os Actos dos Apóstolos, Paulo VI alargou também o número dos cardeais activos para cento e vinte, e depois João Paulo II aumentou para este número para 135.
Modernamente o termo discípulo é geralmente aplicado a todos os baptizados.
No conjunto dos livros do Novo Testamento a palavra discípulos aparece 241 vezes.
Também o Catecismo da Igreja Católica fala muitas vezes nos Discípulos, ora referindo-se aos que foram discípulos de Cristo, ora citando as Escrituras.
Mas faz também referências especiais ao que deve ser o verdadeiro Discípulo de Cristo.
Começa por dizer:
4. - Bem cedo se chamou catequese ao conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer Discípulos; para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de, pela fé, terem a vida em Seu nome... .
Noutro lado afirma categoricamente :
1816. - O Discípulo de Cristo, não somente deve guardar a fé e viver dela, como ainda professá-la, dar seguro testemunho dela e apregoá-la...
2233. - Tornar-se Discípulo de Jesus é aceitar o convite para pertencer à família de Deus ...
2471. - O Discípulo de Cristo aceita "viver na verdade", isto é, na simplicidade duma vida conforme ao exemplo do Senhor.
Modernamente, as facilidades técnicas e bancárias facilitam tanto que as pessoas individam-se para além do que podem pagar, porque qerem ter tudo, e ao primeiro contratempo da vida, já não pagam, entrando no número dos que nunca pagam a que o Banco de Portugal chama o "Crédito mal parado" e que atinge uma verba de "biliões de Euros", com riscos para a economia.
É exactamente o que diz o Evangelho, são pessoas que não pensam e que se comprometem com o que não podem pagar, e daí surgem as crises económicas como a que temos hoje em dia.
Pois na vida espiritual acontece exactamente o mesmo, porque as pessoas, comprometidas com Deus desde o Baptismo, levam por vezes uma vida que não corresponde aos seus deveres e tornam-se responsáveis diante de Deus e diante da Igreja duma dívida que não podem pagar com o risco de perderem a Vida eterna.
Afinal, ser discípulo de Cristo, não é realmente fácil, embora não impossível, para quem quiser ser bom pagador, isto é, bom discípulo de Cristo., porque Cristo pode ajudar todos os que confiarem n'Ele e lhe pedirem ajuda através da oração e do testemunho da sua vida.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]