- NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS!
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A História da Salvação assenta basicamente na Promessa do Redentor, que nos é comunicada pelo Proto-Evangelho.
E para falarmos do Proto-Evangelho, temos que realizar que antes houve :
- Um Fruto proibido.
- No Jardim do Éden.
- Na árvore do bem e do Mal.
- Na Maçã, que havia de levar à
- A Queda do Homem, com
- A Promessa do Redentor, ou o Proto-Evangelho..
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Segundo a história bíblica desde a origem até à consumação das vidas das pessoas humanas, há uma constante mistura dos aspectos teológicos, imperativos e tradicionais da história da humanidade.
Segundo a bíblia, a História da Salvação começou assim :
- "O Senhor disse a Abraão: "Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem. E todas as famílias da terra serão em ti abençoadas". (Gen. 12,1-3).
A História da Salvação refere-se à completa "economia" das acções de Deus, levando até à consumação o plano da ordem natural criada e humana de que nos dão conta o Antigo e Novo Testamentos, e que hão-de continuar até ao fim dos tempos, com a missão da Igreja.
A modalidade e as acções de salvação reveladas por Deus, dizem respeito ao carácter da ordem criada que Ele próprio trouxe à existência e governa com saber infinito.
Os seres humanos, como corporais e existentes no tempo, são seres históricos e sociais.
O plano de Deus revela-se por etapas e através de instrumentos escolhidos como agentes, em comunidades e instituições.
Um povo em particular foi escolhido como o agente pelo qual Deus havia de manifestar as Suas acções salvadoras : O Povo de Israel e a Igreja.
Deus escolhe e envia aqueles que hão-de dar cumprimento à Sua vontade, à Sua acção salvadora : Cristo, os profetas e os Apóstolos.
As grandes ocorrências e as grandes personagens que hão tornar possível a História da Salvação, são apresentadas em narrativas, e transmitidas através de gerações, interpretadas, recolhidas e proclamadas.
Através de tudo isto é que a História da Salvação se faz e é conhecida.
A Salvação e a Revelação, em conjunto, compreendem a história de um compromisso divino no reino da humanidade que tem o seu ponto mais alto na Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Toda esta História tem a sua razão em ordem a trazer os seres humanos à amizade, uns com os outros e com Deus para sempre.
O Antigo Testamento foi a história particular da auto-revelação de Deus ao homem.
É a manifestação de um Deus-ordenado para uma redenção futura e definitiva.
Foi o período da História que viria a cumprir-se com o Nascimento de Cristo, um cumprimento que havia de culminar-se com a vinda escatológica do Reino de Deus.
A História da Salvação é uma história de Fé e de Esperança pela qual a pessoa humana chega à realização e ao conhecimento do seu papel em ordem ao Deus Criador, ao Deus Redentor e ao Deus Governador de todas as coisas.
Há assim uma continuidade uniforme na imutabilidade de Deus.
Ele está presente na Igreja através dos tesouros administrados por ela para todos :
- A prometida restauração que esperamos, já começou, pois, em Cristo, progride com a missão do Espírito Santo e, por Ele, continua, na Igreja; nesta, a fé ensina-nos o sentido da nossa vida temporal, enquanto, na esperança dos bens futuros, levamos a cabo a missão que o Pai nos confiou no mundo e trabalhamos na nossa salvação. (LG. 48).
PROTO-EVANGELHO
Esta expressão refere-se à passagem da Bíblia que diz :
- "Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela". (Gen.3/15).
Temos aqui um Proto-Evangelho, uma Boa-Nova : anuncia-se que a luta entre a descendência da serpente e a descendência de Eva terminará com a vitória desta última.
É o anúncio do triunfo do Bem sobre o Mal.
O autor bíblico, apesar de contemplar a humanidade dilacerada pelas garras do mal, mantém um profundo optimismo : o triunfo do bem.
Entre a descendência da mulher-Eva, está Cristo que, com a sua morte e ressurreição, esmagou a cabeça da serpente.
Ele é a cabeça da Humanidade vitoriosa.
Estreitamente associada a Ele, encontra-se Maria, a nova Mulher, a nova Eva.
Assim se cumpriu o Primeiro Evangelho (Proto-Evangelho).
A partir do Proto-Evangelho, podemos dizer que a Bíblia do Antigo Testamento é a parte da História da Salvação que nos conta a Revelação de Deus ao homem e que prepara a vinda do Redentor prometido; e o Novo Testamento é a parte da História da Salvaão que nos apresenta a mensagem que Jesus Cristo deixou ao homem através da Igreja por Ele fundada e a que prometeu estar com ela até ao fim do mundo.
E assim, a leitura da Bíblia deve ser especialmente uma busca de Cristo Redentor em cada palavra e em cada episódio que ela nos apresenta, para nos conduzir a uma preparação especial que opere em nós uma mudança e vivência de vida.
Não basta dizer que lemos a Bíblia para nos considerarmos salvos, se a nossa vida toda não corrresponder à mensagem que Deus revelou ao homem e que Cristo realizou com a sua vida, a sua pregação e os milagres com que mostrou a sua divindade e o seu poder infinito.
Vemos por aí muito boas gentinhas que, com certa basófia, se apresentam como leitores da Bíblia e que desconhecem por completo os Preceitos da Igreja, e a doutrina do Catecismo da Igreja Católica.
Pretendem assim dar uma ideia falsa do conteúdo da Bíblia, enganando-se a si próprios e tentando enganar os outros.
A História da Salvação, é toda uma caminhada que começou com a Promessa do Redentor e nos há-de levar até à consumação Final na visão de Deus, face-a-face.
É, portanto, um acontecimento em que todos temos a nossa parte e, pelo qual, nos devemos encaminhar para o fim último, segundo os planos de Deus e a nossa cooperação.
É isto que nos sugere e recomenda o mês das almas em que, pelas almas do Purgatório e por nós, estamos a tentar dar a nossa resposta ao plano da História da Salvação.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]