Oratio
Posted: 13 Nov 2013 05:31 AM PST
A definição de Ordinário é aquela mesma que está nos dicionários: "Aquilo que está na ordem das coisas habituais; comum, useiro, vulgar; costumado, normal, periódico, regular; frequente; igual ao maior número." Na liturgia "é o Livro que indica o modo de recitar os Ofícios Divinos." (Michaelis Online).
Seguindo esta definição, o Ordinário da Liturgia das Horas descreve, na ORDEM, as ações a serem seguidas em cada parte do Ofício Divino, tornando-se, assim, um manual de instruções um pouco mais prático do que a Instrução Geral. Recomenda-se aos iniciantes uma consulta frequente ao Ordinário.
Além de descrever as ações de cada ofício, o Ordinário contém os textos que se repetem em cada oração. Desta forma, enquanto não forem decorados, será sempre necessário recorrer ao Ordinário para recitar, entre outros, esses textos:
- Antífonas e o Salmo Invitatório (somente na "Liturgia das Horas);
- Versículos introdutórios;
- O Cântico Evangélico - o Benedictus, nas Laudes e o Magnificat, nas Vésperas;
- As diferentes formas do Glória ao Pai... quando cantado;
- As monições para o Pai-nosso;
- As versões em latim do Cântico Evangélico e do Pai-nosso (somente na "Liturgia das Horas);
- A Conclusão da Hora;
- Os Hinos da Hora Média;
- Os Hinos, a Conclusão e as Antífonas finais das Completas.
Paz e bem a todos!
You are subscribed to email updates from Oratio
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]