- GENEALOGIA DE JESUS
A Liturgia da Palavra de hoje 17 de Dezembro A, fala-nos em Genealogias para nos apresentar a Genealogia de Jesus.
Por Genealogia entendemos uma série de gerações pertencentes a uma mesma família, a que também se dá o nome de Árvore genealógica.
A importância das Genealogias na cultura Israelita, nasceu da organização de clãs e tribos na sociedade Israelita.
Muitos dos direitos pessoais e dos privilégios individuais, tiveram a sua origem no facto de as pessoas fazerem parte de determinado clã ou de determinada tribo.
As Genealogias eram uma referência escrita da sucessão das pessoas ligadas entre si por parentesco directo dentro de uma importante família ou tribo.
A importância das Genealogias, como prova de descendência, apareceu na exclusão para o sacerdócio, depois do exílio, para aqueles que não podiam provar a sua descendência sacerdotal :
- "Eles procuraram esclarecer a sua genealogia, mas não a puderam encontrar, pelo que foram excluídos do sacerdócio". (Esd. 2/62).
- "Estes procuraram a sua genealogia, mas não a conseguiram descobrir. Por isso foram excluídos do sacerdócio".(Ne.7/64).
Há um grande número de Genealogias de Israel nos Livros do Génesis, Números, I Paralipómenes, Esdras, Neemias e Rute.
Estas Genealogias, muitas vezes contêm notas históricas que não existem em mais parte nenhuma.
Na tradição sacerdotal, os patriarcas e as suas famílias imediatas são objecto de histórias; os outros membros da família que não têm interesse na transmissão das promessas, estão agrupados noutras Genealogias.
O sistema de Genealogias é usado para preencher o intervalo entre Adão e Abraão.
Estas primitivas Genealogias contêm os nomes de nações, tribos, áreas geográficas bem como nomes individuais.
Este arranjamento artificial tem a finalidade de mostrar a ligação histórica ou geográfica.
O carácter artificial das Genealogias aparece também em número de 10 gerações de Adão a Noé, e outras 10 de Sem a Abraão.
Os judeus, numa sociedade organizada tribalmente davam muita imoportância às genealogias.
Da ascendência de cada um dependia a sua posição social, ao menos em grande parte; por isso circulavam entre eles muitas listas genealógicas.
Mateus, com a sua genealogia quer revelar-nos que Jesus é o Messias de Israel, portador das promessas feitas a Abraão e da realeza de Davide.
A divisão das gerações entre Abraão e Cristo em três grupos de catorze cada um é uma simplificação; mostra-nos que Mateus não nos quis dar uma lista completa dos ascendentes de Jesus, mas solenemente manifestar-nos que Ele é o herdeiro das promessas abraâmicas e do trono real de Davide.
Talvez seja fastidioso para nós, ler estas genealogias, mas cada uma delas nos conta a história do poder de Deus e da graça. e nenhuma delas nos diz que é mais ponderosa do que a genealogia do próprio Jesus.
Em poucas palavras nós podemos ver os pecados da humanidade e a redenção de Jesus sobre todos eles.
Podemos ver :
- O patriarca de Judá, cuja hipocrisia trouxe a vergonha à sua família. (Genesis 38, 1-30).
- A prostitura Rahab cuja coragem e fé em Deus salvou os espiões de Israel.(Josué 2,1-24).
- Rute, a Moabita que cresceu rodeada por deuses pagãos; sendo fiel ao Deus de Abraão, deixou a sua família e a sua religião e viajou para Judá com a sua sogra e, mais tarde, pelo seu casamento foi uma ascendente de Davide.(Rute 1,1-22)
- Rei Davide, acusado de adultério e de criminoso, e cujo arrependimento permanence como modelo de fé.(2 Samuel 11).
- Finalmente, através dos Salmos nós sabemos que Jesus é o santo e justo Messias.
Assim é maravilhosos para nós, vermos como Deus deu a Seu Filho uma família vinda de uma genealogia imperfeita.
A genealogia de Jesus mostra-nos que Ele tem poder de fazer milagres por meio de algumas pessoas e em diferentes situações.
Toma o que é imperfeito, decaído e ferido pelo pecado para o levar à salvação.
É este o grande mistério da nossa salvação que nos comunica e nos alimenta a Genealogia de Jesus.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]