- PRÓPRIO DA MISSA E MISSAL ROMANO
Está em oposição ao Ordinário da Missa e refere-se às partes da Missa que variam de acordo com as festas e solenidades que se celebram.
Há o Próprio do Tempo para as festas e solenidades dominicais e o Próprio dos Santos para as festas dos Santos.
As partes mais importantes do Próprio da Missa são as Orações e toda a Liturgia da Palavra.
Também há festas e solenidades que têm os seus Prefácios e as suas Orações Eucarísticas próprias.
Evidentemente, para podermos acompanhar e viver a Missa é indispensável ter e usar o Missal Romano.
MISSAL ROMANO
Este é o titulo do livro que contém todos os documentos introdutórios, orações e leituras para a celebração da Missa segundo o Rito Romano.
Foi promulgado por Paulo VI em 3 de Abril de 1969, Quinta-Feira Santa, em substituição do Missal de S. Pio V de 1570, chamado o Missal Tridentino.
O recente Concílio Ecuménico Vaticano II, na sua Constituição Sacrosanctum Concilium, assentou as bases de uma reforma geral do Missal Romano.
Nesta Constituição se determina, antes de mais, que os textos e os ritos sejam ordenados de modo a exprimirem com maior clareza as realidades santas que significam (SC 21); depois, que o Ordinário da Missa seja revisto no sentido de realçar a característica própria de cada uma das suas partes e a sua mútua conexão, e de facilitar ao mesmo tempo a participação piedosa e activa dos fiéis; e ainda, que a mesa da Palavra de Deus seja preparada com mais abundância aos fiéis, patenteando-lhes mais largamente os tesouros bíblicos; finalmente, que seja elaborado um novo rito da concelebração, a inserir no Pontifical e no Missal Romano. (Instrução Geral do Missal Romano pag.7).
Hoje em dia há já muitas publicações do Missal Romano quer para todos os dias quer apenas para os domingos e festas mais importantes e que se renova e publica em cada ano, e muito acessível, de modo que muito pode ajudar quem quiser tomar parte na celebração da Missa.
Para um bom católico a Missa dos dias de festa ou de todos os dias, deve ser preparada e isso só se pode fazer se houver, pelo menos um Missal.
Em muitas Igrejas, as pessoas não usam porque não têm um Missal e, mesmo as que o têm nem sempre se servem dele, porque o não entendem, e não o entendem porque nunca lhes foi explicado suficientemente.
Há aqui uma espécie de círculo vicioso : As pessoas não têm o seu missal porque não sabem usar, ou não sabem usar porque não lhe foi explicado.
Um dia perguntei a um sacerdote porque é que as pessoas na sua paróquia não tinham missal, e ele respondeu-me, porque não o sabem usar.
Mas também não me disse que nunca tinha feito qualquer explicação dele aos seus paroquianos.
O Missal tem todo o Ano Litúrgico e podemos com muita antecedência aprender a usá-lo para tomarmos parte activa na celebração da Santa Missa.
__._,_.___
| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário