domingo, 9 de dezembro de 2012

[Catolicos a Caminho] TEMPO DO ADVENTO (10) A MORTE DOS INOCENTES Som !

 

 

                    

 

                    TEMPO DO ADVENTO !

 

                                                           - (10) A MORTE DOS INOCENTES !

 

      

            -"Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos Magos, ficou muito irado, e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos Magos".(Mt.2,16).                                                   

  Depois de entregarem os seus presentes, os Magos foram avisados em sonho :

         - "Avisados em sonho a não voltarem para junto de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho". (Mt.2,12).

          Herodes usa as suas informações, o seu poder militar e o seu medo de destruição e manda matar quem quer que tenha alguma relação com o Menino.

         Usa a área geográfica que lhe foi fornecida pelos sacerdotes escribas e as informações que tinha recebido dos Magos e, bem seguro, manda matar todas as crianças com menos de dois anos.

         Também isto nos faz  lembrar o Antigo Testamento com uma ordem do Faraó, que temia que os hebreus se tornassem mais numerosos que os egípcios e ordenou :

         - "Lançareis ao rio todos os indivíduos do sexo masculino que nascerem aos hebreus e deixareis vivas todas as meninas".(Ex.1,22).

          E perante esta ordem, cruelmente cumprida, Mateus, referindo-se ao que profetizou Jeremias, escreveu :

         - "Cumpriu-se, então o que o profeta Jeremias dissera : Ouviu-se uma voz em Ramá uma lamentação e um grande pranto : É Raquel que chora os seus filhos e não quer ser consolada porque já não existem".(Mt,2,17).

          Estas palavras de Mateus são uma citação de Jeremias :

         - "Ouviu-se uma voz em Ramá, lamentações e amargos soluços. É Raquel que chora os filhos, e não quer ser consolada, porque eles já não existem".(Jr.31,15).

          Esta passagem de Jeremias refere-se à deportação e cativeiro da Babilónia do povo de Israel.

         Raquel chorou pelos filhos de Israel, aqueles que foram mortos pelos seus inimigos e pelos que foram exilados.

         Como Jesus, o novo Israel, vai para exílio, Raquel é de novo imaginada a lamentar-se pela morte de seus filhos.

         O Menino Jesus encarna assim o Êxodo e o exílio de dois grandes períodos de sofrimento e de vingança do povo do antigo Israel.

         O Êxodo do Egipto e a restauração depois do exílio de Babilónia são acontecimentos que, os profetas proclamam e que só podem ser cumpridos  com a vinda do Messias prometido.

         Estes serão realizados com o êxodo da morte e ressurreição salvadora de Cristo e o estabelecimento de uma nova e eterna aliança.

         Esta é também uma recomendação para a humanidade de hoje para que se empenhe na educação completa e crescimento progressivo das crianças e dos jovens dos nossos tempos no seio das suas famílias e nos meios escolares, procurando outros caminhos diferentes dos caminhos errados em que temos caminhado, longe de Deus.

 

                                                      John

                                                                        Nascimento

 

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]