sexta-feira, 18 de maio de 2012

Fwd: [catolicos_respondem] Resumo 2888



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De: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
Data: 15 de maio de 2012 10:12:57 BRT
Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2888
Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>

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Mensagens neste resumo (2 Mensagens)

Mensagens

1.

   ASCENSÃO - B  Som !

Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca

Seg, 14 de Mai de 2012 7:42 pm





É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR - ANO B !

(7º Domingo da Páscoa)

A Liturgia da Palavra da Solenidade da Ascensão do Senhor, nos três Ciclos A, B e C, é um convite para reflectirmos no Destino do Homem Novo.

Completando a obra de reconciliação dos homens com Deus, Jesus começa uma vida nova, junto do Pai.

A Sua peregrinação pela Terra atingiu assim o seu termo de triunfo e de glória.

Com efeito, Aquele que no «madeiro da Cruz», entrega a Sua vida nas mãos do Pai, para a retomar na Ressurreição, entra agora na glória definitiva.

A Ascensão é, portanto, a exaltação suprema de Jesus, a Sua glorificação plena pelo Pai, constituído Senhor e centro da História do Mundo.

Como celebração do triunfo e da vitória de Cristo, a Ascensão celebra, ao mesmo tempo, o triunfo da humanidade que, unida ao sofrimento de Cristo, será também unida à Sua glória.

As duas primeiras Leituras são comuns aos três Ciclos, sendo apenas o Evangelho diferente para cada Ciclo.

Na 1ª Leitura, dos Actos dos Apóstolos, Jesus anuncia que vai enviar o Espírito Santo, no qual os discípulos serão baptizados.

- «Mas quando o Espírito Santo vier sobre vós, recebereis uma força e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém».(1ª Leitura).

A Ascensão inaugura o tempo da Igreja, na qual, de futuro, o céu e a terra se vão encontrar.

Na Igreja, embora não vejamos Jesus, fisicamente, temos a possibilidade de viver de Cristo e com Cristo.

Na Igreja de hoje, pelos Seus Apóstolos, testemunhas da Ressurreição, anunciadores do perdão e portadores da força do Espírito, Jesus continua a Sua Obra de Salvação.

A Igreja aclama a obra de Deus como canta o Salmo Responsorial :

- "Deus sobe por entre aclamações, o Senhor, ao som de trombetas".

Na 2ª Leitura, S. Paulo diz aos Efésios, e hoje também a cada um de nós, que Jesus, com a Sua Ascensão, foi plenamente glorificado pelo Pai, que O fez sentar à Sua direita, Lhe deu todo o poder e O constituiu chefe do Novo Povo de Deus e Senhor de todo o Universo.

- "Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, ao ressuscitá-l'O dos mortos e ao sentá-l'O à Sua direita, lá nos Céus(...). Pô-l'O acima de todas as coisas como Cabeça da Igreja".(2ª Leitura).

É d'Ele que jorra, continuamente, sobre o imenso Corpo Místico, que é a Igreja, a Vida Nova, recebida no Baptismo, para desabrochar, em toda a sua força e beleza no Céu,

No Evangelho deste Ano B, S. Marcos diz-nos que a missão confiada por Jesus à Sua Igreja, é precisamente a mesma que Ele realizou.

- «Ide a todo o mundo e proclamai a Boa Nova a todas as criaturas. Quem acreditar e for baptizado salvar-se-á, mas quem não acreditar será condenado». (Evangelho).

Deste modo, os Apóstolos não têm uma missão distinta da de Jesus : eles são o Seu prolongamento visível !

Unido a eles, trabalhando com eles, o Senhor Ressuscitado, que está sentado à direita do Pai, continua presente no mundo, embora invisivelmente, para realizar a obra de salvação da humanidade, pela Sua Igreja.

A Ascensão de Cristo ao céu foi, narrada pelos Actos dos Apóstolos foi, portanto, um facto histórico.

Ele realmente deixou a terra e os discípulos viram-n'O subir aos Céus, escondendo-se nas nuvens.

Todavia, o Céu para onde Ele foi, não é um céu corporal ou físico, tal como o Sol, a Lua e as Estrelas.

S. Paulo disse:

- "Aquele que desceu é O que subiu acima de todos os céus para encher o Universo". (Ef. 4/10).

Isto significa que Cristo não foi apenas para além da região estelar, mas acima do Céu Espiritual.

O lugar de Cristo no Céu, é acima dos Anjos e dos Santos.

Ele subiu até ao Trono de Seu Pai.

Agora está à Direita do Pai, à mão direita do Pai, está acima de todos os nomes que foram dados neste mundo e dos que vierem a ser dados.

Assim o diz S. Paulo na sua carta aos Efésios :

-" … ressuscitando-O dos mortos e sentando-O, nos céus, à Sua Direita acima de todo o Principado, Potestade, Virtude e Dominação, e acima de todo o nome que se invoca, não só neste mundo, como também no outro". (Ef. 1/20).

Já Isaías tinha dito :

- "Tu, que dizias ao teu coração : Subirei ao céu, estabelecerei o Meu trono acima das estrelas de Deus ... Subirei os cumes das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo".(Is.14/13).

Mas Cristo, por Si mesmo, subiu ao mais alto.

É este o sentido das palavras que Ele aplicou a Si mesmo da profecia messiânica de David :

- "O Senhor disse ao meu Senhor : Senta-te à minha direita".(Sl.110/1).

A Igreja diz-nos que Cristo subiu ao Céu, porque o Céu Lhe era devido, de acordo com a Sua Natureza Divina.

É natural para qualquer coisa voltar ao lugar da sua origem.

Cristo veio de Deus que está acima de todos; os santos estão também no Céu, mas eles não atingem o lugar onde Cristo subiu.

Ele subiu ao Céu pelo seu próprio poder, enquanto os santos estão também no Céu pelos merecimentos e poder de Cristo.

Além disso, o Céu era devido a Cristo como fruto da Sua vitória sobre a morte.

Ele foi enviado ao mundo pelo Pai para vencer o demónio e tornou-Se o príncipe deste mundo.

Foi por isso que Ele mereceu ser exaltado acima de todas as coisas e prometeu associar-nos à Sua exaltação, desde que, como Ele, e com a Sua graça, também nós vencermos o espírito do mal :

- "Ao que vencer conceder-lhe-ei que se sente Comigo, no Meu trono, assim como Eu venci e Me sentei com Meu Pai no Seu trono". (Ap.3/21).

Finalmente, a Ascensão de Cristo foi a recompensa da Sua humildade.

Uma vez que não houve ninguém mais humilde que Cristo, Ele guardou para Si o direito de ser mais elevado do que ninguém.

Além disso era Deus e escolheu ser homem.

E, embora fosse o Senhor de todos, Ele escolheu tornar-se um servo, obediente até à morte, e morte da cruz.

E por isso Ele mereceu subir.

Assim. nas promessas de Deus no Proto-Evangelho do Antigo Testamento, e na Palavra de Cristo no Novo Testamento, assenta a garantia do cumprimento do plano da História da Salvação.

................................................

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

670. – Depois da Ascensão, o desígnio de Deus entrou na sua consumação. Estamos já na «última hora»(Jo.2,18). «Já chegou, pois, a plenitude dos tempos, a restauração do mundo foi já realizada irrevogavelmente e, de certo modo, encontra-se já antecipada neste mundo : com efeito, ainda aqui na Terra, a Igreja está aureolada de verdadeira, embora imperfeita, santidade».(LG 48). O Reino de Cristo manifesta já a sua presença pelos sinais miraculosos que acompanham o seu anúncio pela Igreja.

672. – Cristo Afirmou antes da sua Ascensão, que ainda não era a hora do estabelecimento glorioso do reino messiânico esperado por Israel, o qual devia trazer a todos os homens, segundo os profetas, a ordem definitiva da justiça, do amor e da paz. O tempo presente é, segundo o Senhor, o tempo do Espírito e do testemunho; mas é também um tempo ainda marcado pela «desolação»(1 Cor.7,26) e a provação do mal, que não poupa a Igreja e inaugura os combates dos últimos dias.(1 Jo.2,18; 4/3: 1 Tim.4,1). É um tempo de espera e de vigília.

Jesus foi elevado aos Céus !. Este Jesus é o mesmo que há-de vir !...

2.

Alejandra, 21 , deseas conocerla?

Enviado por: "TopFace" apps+zelcfggf@facebookappmail.com

Ter, 15 de Mai de 2012 7:24 am



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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]