Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 27 de janeiro de 2013

    [catolicos_respondem] FÉ SEM OBRAS (19) A EUCARISTIA -SACERDÓCIO MINISTERIAL E SERVIÇO Som !

     

     

                           FÉ SEM OBRAS

     

                                           A EUCARISTIA-SACERDÓCIO ORDENADO E LAICAO !(19)

     

     

    "A Verdadeira  natueza do Sacerdócio ministerial é Serviço !.

     

    O Vaticano II tentou clarificar as relações entre o ministério dos Ordenados e dos não-Ordenados, mas não completou o seu trabalho.

    Todavia, deu os fundamentos  para as suas relações e chamou-lhe "Serviço".

    A verdadeira natureza de qualquer sacerdócio é a de "serviço".

    Assim como Cristo foi o Servo de todos,  Ele recomendou que todos os que estão investidos em autoridade na Igreja, devem entender que a autoridade se deve identificar com o serviço.

    A autoridade é concedida para serviço.

    A actividade  do ministro ordenado, em termos de Liturgia, é para ajudar, para facilitar, para tornar possível e activa a participação dos leigos.

    Esta percepção da actividade dos ordenados não está ainda universalmente compreendida e apreciada e, na medida em que o não está, a Liturgia, não é celebrada de acordo com as orientações do Vaticano II.

    Numa visão clerical da Liturgia, a introdução dos leigos é considerada como uma intromissão.

    Na visão da introdução dos leigos  na Liturgia do Vaticano II, ela é interpretada como uma necessidade, como se não pudesse haver Liturgia sem eles.

    E a prova disto é que, muitas vezes não há leigos que cheguem para as necessidades da Liturgia em muitas Igrejas.

    A correlação do sacerdócio e do sacrifício pode ser útil para ver e compreender a participação dos leigos na Eucaristia.(Missa).

    Se os leigos verdadeiramente participam do sacedócio de Cristo, eles são chamados a oferecer o sacrifício com Ele e n'Ele.

    Esta é a única visão teológica válida da Liturgia que consta dos princípios e das razões do Vaticano II.

    A missão do clero como celebrante e homiliasta, é a de ajudar os leigos a entenderem o seu trabalho essencial na Eucaristia.

    Os leigos têm alguma coisa para oferecer...talvez muito para oferecer ; eles oferecem com Jesus o sacrifico do Corpo Místico total.

    Eles "lembram", isto é, apresentam " perante Deus" (com todos os sentidos  desta expressão na literatura do Antigo Testamento), o sacrifício eterno de Jesus, o Senhor Ressuscitado.

    Eles recebem aquele sacrifício como deles próprios a que "juntam" por meio da sua recepção, as suas próprias vidas como oferecimento sacrificial.

    Isto não é uma duplicação da acção litúrgica do clero; é uma apropriação e uma participação na acção dele (do clero).

    Mais do que isso, o sacerdócio ministerial existe precisamente (na visão do Vaticano II) para facilitar a acção, a apropriação e a participação do laicado.

    E é esta participação que traduz  por obras a fé dos leigos, como membros activos do Corpo Místico de Cristo que é a Igreja.

    Mas isto nunca significa que o sacerdócio dos leigos possa essencialmente substituir ou igualar o Sacerdócio do clero.

    Nem significa igualmente que o sacerdócio do clero, mesmo nas suas actividades litúrgicas, deva ser entregue aos leigos quando os sacerdotes o podem fazer, porque o fazem com maior significado e podem dar um exemplo que significa serviço e que comunica a fé por meio das obras.

                               

                                                        John 

                                                    Nascimento

     

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo