JESUS O CORDEIRO PASCAL !
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Também se dá a Jesus o título de Cordeiro Pascal para significar o mesmo que Cordeiro de Deus.
E diz-se Pascal, de harmonia com o que diz o livro do Êxodo a respeito da saída do povo judeu do Egipto. (Ex. cap. 12).
Segundo as instruções dadas por Deus a Moisés, o Cordeiro era preparado e comido pelas famílias hebraicas na noite da Passagem da escravidão para a liberdade.
Segundo a Lei de Moisés, era morto um Cordeiro especial para celebrar essa Passagem e era comido com ervas amargas e pão sem fermento :
- "Nessa mesma noite, comer-se-á a carne assada ao fogo com pães sem fermento e ervas amargas". (Êx.12,8).
Esta cerimónia anual lembra ao povo judeu a rápida e desagradável saída do Egipto.
Os Católicos são convidados a pensar que Jesus é o Cordeiro Pascal porque deu a Sua vida para salvação da humanidade.
Tal como os Hebreus foram salvos da escravidão do Egipto por Javé (Deus), a morte de Jesus na Cruz oferece a liberdade da escravidão do pecado.
Esta expressão que se diz na celebração da Missa "Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo", é uma oração que tem as suas origens na Sagrada Escritura.
No Antigo Testamento Jeremias descreve a sua experiência de perseguição como o Cordeiro que é conduzido ao matadouro :
- "E eu, como manso cordeiro conduzido ao matadouro, ignorava as maquinações tramadas contra mim". (Jer. 11,19).
A ideia de um Cordeiro levado ao matadouro dá origem ao ímpeto de Isaías para descrever os sofrimentos do servo de Deus, morte paga pelos pecados do povo de Deus :
- "Foi maltratado e resignou-Se, não abriu a boca; como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha emudecida nas mãos do tosquiador. E não abriu a Sua boca". (Is.53,7).
Filipe explica ao eunuco da rainha da Etiópia como esta passagem de Isaías é cumprida na acção e na Pessoa de Jesus :
-"Dirigindo-se a Filipe, o eunuco disse-lhe: Peço-te que me digas: De quem fala o profeta? De si mesmo ou de outra pessoa? Então Filipe tomou a palavra e, partindo desta passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus". (Act. 8,32-35).
Foi assim que João se referiu a Jesus :
- "Aí está o Cordeiro de Deus, que vai tirar o pecado do mundo". (Jo.1,29).
- "Fitando os olhos em Jesus, que passava, disse: Aí está o Cordeiro de Deus". (Jo. 1,36).
No princípio do Antigo Testamento o Cordeiro de Deus obtém uma importância fundamental como um mandamento de Deus para a preparação do Cordeiro, para a saída do Egipto :
- "Será cordeiro sem defeito, macho e com um ano de idade; podeis escolher um cordeiro ou um cabrito". (Êx.12,5).
No Novo Testamento encontram-se muitas referências ao Cordeiro, atribuídas a Jesus :
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]