TEMPO DA QUARESMA
Sabeis que sois um templo do Senhor!
Criados para a Glória !
(2013-33).-IMAGENS DA IGREJA – EU SOU O BOM PASTOR !
Vamos começar por olhar para a imagem do Bom Pastor.
No Evangelho de João, Jesus fala de como o Pastor vai à frente do seu rebanho :
- "E depois de fazer sair todas as ovalhas, vai diante delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz".(Jo.10,4).
O pastor guia-as e tem cuidado delas.
Exactamente, por um lado o pastor sente todo o seu interesse pelo rebamho e, por outro lado é capaz de dar a vida por ele :
- "Eu sou o Bom Pastor; o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas".(Jo.1,10).
Nesta Parábola Jesus diz-nos que Ele próprio é o Bom Pastor, Aquele que nos ama e dá a Sua vida por nós.
Nesta Parábola o rebanho representa toda a Igreja, não apenas uma pessoa ou uma pequena comunidade.
Todo o conjunto do povo que reconhece que alguma vez esteve perdido e foi resgatado :
- "Qual o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se havia perdido até a encontrar?".(Lc.15.4).
Era o povo que ouvia a sua voz :
- "A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua voz; e chama pelo seu nome as ovelhas, e leva-as para fora".(Jo.10,3).
Somos todos nós que somos convidados a seguir Jesus segundo as nossas capacidades – e acreditamos que Ele nos alimenta espiritualmente e cuida de nós, como o provou na multiplicação do pães :
- "Contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor".(Mt.9,36).
Jesus também disse de Si mesmo que era a porta :
- "Eu sou a porta : Se alguém entrar por Mim, salvar-se-á; entrará e sairá e achará pastagens". (Jo.10,9).
Por um lado Jesus está a dizer que todos nós devíamos ir à Igreja para sermos alimentados e protegidos por Ele; mas, por outro lado Jesus quer dizer-nos que devemos sair em missão da Igreja para evangelizar, para criarmos amizade entre os povos – pessoas e famílias – e sermos um testemunho da presença de Deus no mundo através da Igreja.
O que nós temos a fazer é ouvir a sua voz e termos cuidado para não nos perdermos.
Este Tempo da Quaresma é o tempo favorável para ouvirmos a voz do Pastor – a voz da Igreja – para sairmos também em missão, para evangelizar e para dar Glória a Deus.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]