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Augusto de Piabetá: As bênçãos do toque do sino
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Oração de São Nicolau de Flue
Meu Senhor e meu Deus,
arrancai de mim mesmo
tudo o que me impede de ir a Vos.
Meu Senhor e meu Deus,
dai-me tudo aquilo
que me conduz a Vos.
Meu Senhor e meu Deus,
tirai-me de mim mesmo
e entregai-me todo a Vos.
São Nicolau de Flue (1417-1487), padroeiro nacional da Suíça.
Camponês abastado, juiz honrado e pai de dez filhos, viveu como eremita o fim de sua vida até a sua morte.
Seu único alimento foi a Sagrada Comunhão. Ficou famoso em toda a Europa onde grassava incubada a revolta protestante contra a Presencia Real de Cristo na Ssma. Eucaristia.
Foi sepultado em Sachseln. Em 1947 foi canonizado por Pio XII.
Festa: 25 de Setembro.
Alma de Cristo
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que me separe de Vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós, para que Vos louve com os vossos Santos, por todos os séculos dos séculos.
Amém.
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Óh! homem de proezas, incapaz de recuos, cortai as pontes para os meus fingimentos e que eu caminhe sempre para o ponto mais duro do combate”.
Amém.
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domingo, 28 de abril de 2013
As bênçãos do toque do sino
Sino da igreja de Vitrolles, França
O sino é quase tão antigo quanto à civilização.
Porém, como nós o conhecemos é um instrumento típico das igrejas católicas e dos prédios públicos da Cristandade.
Ele fica um instrumento religioso quando a Igreja Católica lhe confere suas bençãos e lhe comunica seu poder exorcístico numa cerimônia especial,
Os primeiros sinos eclesiásticos importantes apareceram nos mosteiros nos séculos IV e V, i. é, na ante-véspera e no iniciozinho da Idade Média.
Catedral de Viena, Áustria
Eles se generalizaram nas igrejas católicas já no século VII. Na dianteira saiu a região da Campania, na Itália, cuja capital é Nápoles.
Do nome de Campânia vem a palavra "campana", com que também se designa o sino.
Mas, só a partir do auge da Idade Média, quer dizer, no século XIII que osprogressos na fundição dos metais permitiram aparecer os grandes sinosinstalados nas catedrais e grandes igrejas.
Clique para ouvir os sinos da catedral de Viena :
Pouco ou mal se fala sobre este fruto abençoado da Igreja Católica que assumiu sua forma atual na Idade Média.
Alias, o quanto seus efeitos benéficos se fariam mais intensamente se hoje se eles fossem tocados como a Igreja quer!
Quantos sabem quais são os efeitos espirituais santificantes do sino das igrejas?
O "Emmanuel": o maior sino (bourdon) de Notre Dame de Paris
Eis, uma substanciosa explicação das bençãos do toque do sino feita por um digno representante do clero francês, Mons. Jean-Joseph Gaume (1802-1879), célebre pela sua ciência teológica:
Como todas as grandes e belas coisas, é à Igreja que devemos o sino.
O sino nasceu católico, por isso a Igreja o ama como a mãe ama o seu filho. Ela benze o metal de que é feito.
Logo que ele veio ao mundo, a Igreja o batizou e fez dele um ente sagrado.
Clique para ouvir os sinos da torre norte da catedral de Notre Dame de Paris :
Com razão, porque o sino é destinado a cantar tudo o que há de santo e de santificante na terra e no céu.
Pelas orações e cerimônias que o acompanham, o batismo vai dizer-lhe a sua vocação.
A Igreja sempre teve em muito respeito o sino, o que se mostra com novo esplendor nas preces e nas cerimônias do seu batismo.
O bispo é o príncipe da Igreja que ocupa a cátedra
daquela quee por isso mesmo se chama catedral.
Bispo na caedral de Lübeck, Alemanha
Reunidos os fiéis em roda do sino, suspenso a alguns metros acima do solo, o bispo em hábitos pontificais chega majestosamente, acompanhado do clero e seguido do padrinho e da madrinha do sino.
Em nome de Deus, de quem é ministro, o bispo chama sobre essa maravilhosa criatura a virtude do Espírito Santo, que a torna fecunda no primeiro dia da criação.
Certo de ser atendido, o bispo asperge o sino, ao qual confere o poder e o dever de afastar de todos os lugares, onde seu som repercutir, as potências inimigas do homem e de seus bens: os demônios, as trombas, o raio, o granizo, os animais maléficos, as tempestades e todos os espíritos de destruição.
Vejamos sua missão positiva.
A sua voz proclamará os grandes mistérios do Cristianismo, aumentará a devoção dos cristãos, para cantar novos cânticos na assembléia dos santos, e convidará os anjos a tomar parte nos seus concertos.
O sino fará tudo isto, porque esta missão lhe é confiada em nome d'Aquele que possui todo o poder no céu e na terra.
Clique para ouvir os sinos da abadia de Ettal, Alemanha:
Cada badalada faz retinir ao longe os dois mistérios de morte e de vida - alpha e ômega - mistérios necessários para orientar a vida do homem, consolar as suas esperanças.
Não admira, pois, que o bispo, dirigindo¬-se ao próprio sino, o dedique a um santo ou a uma santa no paraíso, e lhe diga, com uma espécie de respeitosa ternura: “Em honra de São N., a paz doravante seja contigo, caro sino”.
Sino de uma capela em Dubrovnik, Croácia
Como o sino deve ter um nome, é preciso também que ele tenha um padrinho e uma madrinha.
O nome é gravado no sino, abaixo da cruz em relevo, que o marca com o selo de Nosso Senhor e o consagra ao seu alto culto.
Daí vem um fato pouco notado: o amor dos verdadeiros filhos da Igreja ao sino, e o ódio que lhe têm os inimigos de Deus.
Uma das mais doces alegrias de nossos pais, ao saírem da Revolução Francesa, foi ouvir os sinos, que haviam emudecido durante muitos anos.
Este incontestável poder do sino contra os demônios do ar justifica a virtude que ele goza, de dissipar os ventos e as nuvens, de afugentar diante de si o granizo e o raio, de conjurar as tempestades e os elementos desencadeados, pois que todas essas perniciosas influências da atmosfera provêm muito menos de coisas naturais do que da maldade desses gênios maléficos.
Clique para ouvir os sinos da igreja de Santa Maria Madalena, em Breslau, Alemanha :
Nossos pais, na hora do perigo, faziam ouvir ao Pai Celeste, ao som dos sinos, seu primeiro grito de alarme. O Senhor não permanecia muito tempo insensível à voz do seu povo.
A corda que serve para tocar o sino, essa corda que sobe e desce sem cessar, indica o trabalho do pregador, e é também imagem da nossa vida.
(Fonte: Mons. Jean-Joseph Gaume, “L’Angelus au dix-neuvième siècle”, Editions Saint-Remi, 2005)
Ouça outros sinos na página de SINOS de CATEDRAIS MEDIEVAIS
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POSTADO POR SANTIAGO FERNANDEZ ÀS 07:30
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MARCADORES: BRESLAU, CATEDRAL, CLERO, IGREJA, NOTRE DAME DE PARIS, SINO, VIENA
2 COMENTÁRIOS:
Anônimo disse...
Muito bonito
12 DE JANEIRO DE 2009 14:44
Raquel Costa disse...
Olá!
Obrigada pela gentileza e atenção!
Felizmente pude apreciar, são lindos!
Paz e bem!
Raquel Costa
13 DE JULHO DE 2009 01:20
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