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sexta-feira, 3 de maio de 2013
[Catolicos a Caminho] HISTÓRIA DA IGREJA (095) A GUILHOTINA Som !
HISTÓRIA DA IGREJA
Ano 1789.
A liberdade religiosa nos Estados Unidos da América foi concedida pelo primeiro aditamento à Constituição.
Começou a Revolução Francesa de que resultou :
- A confiscação dos bens da Igreja e a Constituição civil do Clero em 1790.
- A perseguição a sacerdotes, religiosos e leigos leais à autoridade do papa.
- Invasão do Estado da Santa Sé, por Napoleão, em 1796.
- Renovação das perseguições desde 1797 a 1799.
- Pretensão de descristianizar a França e estabelecer uma nova religião.
- Ocupação de Roma pelas tropas francesas com a intenção de forçar o papa Pio VI (1775-1799), a sair de Roma para França em 1789.
Este século foi chamado a Idade da Iluminação da Razão por causa da predominante aproximação racional e científica dos filósofos da vanguarda, dos cientistas e escritores com o respeito pela religião, pela ética e pela lei natural.
Também característico desta Iluminação da razão foi o subjectivismo, o secularismo e o optimismo em ordem à perfectibilidade humana.
(095) – A GUILHOTINA !
Por definição genérica, a Guilhotina é uma máquina para cortar metais, madeira, papel, e outros materiais.
Mais especificamente, a Guilhotina foi um instrumento usado para decapitação, essencialmente constituído por uma lâmina cortante que se move verticalmente.
O seu nome vem do doutor francês Joseph Ignace Guillotin (1738-1814), que propôs o seu uso durante a Revolução Francesa.
Todavia este método de execução já não era novo.
Já tinha sido usado anteriormente na Inglaterra, a que chamavam a forca de Halifax, e na Escócia chamavam-lhe a Maiden, onde foi usada pela última vez em 1710.
Também foi usada, séculos atrás, na Alemanha e na Itália.
Mas foi sobretudo na Revolução Francesa que a Guilhotina foi mais usada.
Foi primeiro usada contra o clero e a nobreza.
Luís XVI, rei de França, acusado de traição, foi executado em 21 de Janeiro de 1793, na Guilhotina.
Maria Antonieta foi também executada na Guilhotina em Outubro de 1793.
Maximilien Robespierre foi executado na Guilhotina em 28 de Julho de 1794 e, no mesmo ano foi também executado na Guilhotina Georges Jacques Danton.
Da França a Guilhotina passou para a América onde só foi usada uma vez em 1889.
Augusto Neel foi sentenciado por ter assassinado um pescador.
Todavia, este método de punição era tão cruel que não havia nenhum carrasco que quisesse ser o executor, mesmo muito bem pago e foi um ladrão convicto a quem ofereceram o perdão e mais 500 francos, que desarmou a ferrugenta lâmina.
Este modo de execução impressionou mesmo os próprios executores que juraram nunca mais condenar ninguém à Guilhotina.
A Guilhotina foi, portanto, uma das formas de execução da Pena de Morte.
Formas de execução da Pena de Morte :
Guilhotina.
Pouco depois da Revolução Francesa Joseph Ignace Guillotin, um médico francês, que saíra recentemente da prisão da Bastilha, foi quem aperfeiçoou um sistema de execução considerado muito mais "humano" do que os similares existentes.
Na verdade, a Guilhotina é uma evolução do sistema de decapitação, ainda hoje em uso na Malásia e na Oceânia.
Na Itália, na Escócia e na Alemanha existiram processos de decapitação muito semelhantes.
A lâmina concebida por Guillotin era recta, mas Antoine Lounis, outro membro da Academia Francesa de Medicina sugeriu que o cutelo macabro fosse confeccionado com o formato triangular.
Isso permitia uma decapitação mais rápida e menos dolorosa.
Embora existisse um sistema semelhante na Escócia em 1710, a estreia oficial foi no dia 27 de Maio de 1782 e a vítima foi um salteador conhecido como Palletier, que entrou tristemente na história.
A guilhotina tinha uma altura de 2,8 metros com o peso total de 60 quilos, e a decapitação dava-se em ¾ de segundo.
Os jacobinos eram executados na Guilhotina.
John
Nascimento
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“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”
(Diário de Santa Faustina, n. 1037)
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