DISCÍPULOS DE EMAÚS
A Liturgia da Palavra de hoje 23 de Abril e Quarta-Feira da Páscoa A conta-nos a história muito interessante dos Discípulos de Emaús.
Por esta expressão Discípulos de Emaús são conhecidos aqueles dois discípulos que, no dia da Ressurreição de Jesus caminhavam tristes de Jerusalém para Emaús, quando Jesus se juntou a eles sem que eles O reconhecessem.
S. Lucas conta este episódio maravilhoso e de fé profunda, apesar da confusão dos factos, no seu capítulo (24/13-35).
Um desses discípulos chamava-se Cléofas :
- "Pararam entristecidos e um deles, de nome Cléofas, repondeu : Tu és o único forasteiro em Jerusalém a ignorar o que se lá passou estes dias...". (Lc.24/17-18).
Não se sabe quem era o seu companheiro, mas por estas palavras nós também sabemos que eles eram discípulos de Jesus e estavam a par dos acontecimentos da morte de Jesus e até sabiam que Ele havia de ressuscitar, mas tinham as suas dúvidas, porque ainda não sabiam mais nada.
A dificuldade dos discípulos em acreditar na ressurreição do Senhor Jesus é um facto fortememnte atestado pelos Evangelhos em muitos lugares.
Isto até nos conforta na nossa fé : as dúvidas deles são certezas para nós.
Mas há várias coisas que ainda hoje são duvidosas para aceitarmos tudo o que Lucas escreveu, e uma delas é exactamente qual é hoje o lugar onde então era Emaús.
EMAÚS !...
Emaús (19)
Uma cidade de Sefelá, na Privíncia da Judeia, um lugar onde Judas macabeu alcançou uma vitória sobre Gorgias em 166 a.C.:
- "Os Israelitas levantaram em seguida os seus arraiais e vieram acampar ao sul de Emaús"..(1 Mac. 3,57).
No Novo Testamento foi o lugar para onde se encaminhavam dois discípulos de Jesus quando Ele se juntou a eles depois da Sua ressurreição :
- "Neste mesmo dia, dois deles iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios". (Lc.24,13).
Modernamente não há uma certeza do lugar onde era exactamente a aldeia de Emaús, por haver discordância da distância de Jerusalém..
Há, portanto, quatro lugares que disputam as suas preferências :
1. Qalonyeh, sob pretexto de que deve ser o Emmaús mencionado pelo historiador Josephus, como lugar onde se estabeleceram os veteranos romanos.
2. Abu Ghosh, a cerca de 14 quilómetros de Jerusalém, lugar onde se estabeleceram alguns destacamentos da Legião Romana "Tenth Fretensis Legion".
3. El-Qubeibeh, lugar de uma fortaleza romana chamada "Castelluj Emmaus".
4. Amwas (ou Nicopolis) como tem sido conhecida desde o século IV, quando foi reconstruída.
O nome antigo de Amwas é o que ainda hoje sobrevive, a cerca de 30 Km a Noroeste de Jerusalém.
S.Lucas fala em 60 estádios, ou sejam cerca de 12 Km.
A distância de 30 Km parece demasiada para uma viagem de um dia como diz S. Lucas :
Por esta razão se têm apontado outros lugares para se situar a aldeia de Emaús,
Todavia há um antigo texto de Lucas que fala 160 Estádios, mas estes textos são considerados suspeitos.
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Só o Evangelista Lucas faz referência aos discípulos de Emaús, que, no próprio dia da Páscoa foram acompanhados por um desconhecido, que se revelou durante a ceia no momento da "partilha do pão".
Há uma certa referência com a Eucaristia porque os primeiros cristãos falavam da "partilha do pão" referindo-se à Eucaristia e foi por esse gesto que os discípulos de Emaús, reconheceram o desconhecido que era Jesus.
Compreendemos perfeitamente a alegria destes discípulos e a sua resolução em voltar imediatamente para se encontrarem com os outros discípulos de Jesus, durante a noite e a uma distância que, seja ela qual for, era bastanta longa para uma viagem naquelas circunstâncias.
Sem o saberem e sem o sentirem na sua dimensão humana e divina, os discípulos de Emaús, que estavam avisados que Jesus havia de ressuscitar, deram testemunho dessa ressurreição e nem por isso, os que os ouviram acreditassem.
Nós hoje, a uma distância no tempo já muito longa, sabemos que Ressuscitar é comunicar, é amar !
É entrar numa ordem de comunicação sem limites, numa relação de amor sem reservas e sem constrangimentos.
Quem ressuscita com Jesus entra num outro universo e já não é cidadão deste mundo.
Ressuscitar é transfigurar-se no interior duma intimidade divina que nos contagia com a sua glória, e a glória de Deus é o Amor em acção, gerando uma reciprocidade perfeita e uma comunhão intensa que se traduz em louvor e acção de graças.
Ser discípulo de Jesus é acreditar intimamnete na sus ressurreição e reconhecê-lo na Eucaristia.
Nascimento
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