Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 4 de abril de 2012

    Comemorar e refletir

    Blog Ecclesia

    O jornalismo da Agência Ecclesia e dos Programas Ecclesia e 70x7 gera opiniões entre os profissionais que o realizam e os colaboradores em quem encontram contributos decisivos para a qualidade com que o querem desenvolver. São essas opiniões, esses olhares de um trabalho diário que se apresentam no BlogEcclesia.
    04/04/12
    • Comemorar e refletir

    Considero que o grande desafio que hoje se coloca à Renascença (e aos demais meios de comunicação social da Igreja) diz respeito às pessoas

    Sonhada por Monsenhor Lopes da Cruz, a Rádio Renascença completa, em 10 de abril, 75 anos de serviço à Igreja e a Portugal.

    A data merece festiva comemoração; mas aconselha, sobretudo, que se reflita sobre o presente e o futuro de uma instituição que não vive isenta de desafios, nem da tensão dos riscos.

    Comemorando, a Renascença reconhece o entusiasmo lúcido de quem pensou a rádio como meio de intervir servindo; e reconhece, também, o esforço profissional e crente de quem desenvolveu a emissora católica, tornando-a uma referência incontornável no setor da comunicação social.

    Refletindo, a Renascença reafirma a sua identidade, nem sempre percebida - quer pelos que se possam deixar contagiar pela erosão das convicções, quer pelos que não escondem o desconforto de encontrar no Evangelho a necessidade de ir a outros lugares ou almoçar com publicanos…

    Sei, por experiência própria, como é difícil este caminho e fácil a imperfeição. Considero, por isso, que o grande desafio que hoje se coloca à Renascença (e aos demais meios de comunicação social da Igreja) diz respeito às pessoas. Ou seja, à necessidade de encontrar e formar quem seja capaz de transmitir fiel e credivelmente a Mensagem nas linguagens e tecnologias deste tempo; e o faça de coração aberto a quem desenvolve esforço idêntico, dando visibilidade corporativa a ações que, sendo embora individuais, não têm de ser individualistas!

    Esta última afirmação remete-nos, contudo, para outro patamar, ainda que suportado em clara doutrina (Aetatis Novae, 17): «o trabalho dos meios de comunicação social não é só uma atividade complementar que se vem juntar à outras atividades da Igreja: a comunicação social tem, com efeito, um papel a desempenhar em todos os aspetos da missão da Igreja». Daí, a lógica advertência: «não é suficiente ter um plano pastoral da comunicação; é necessário que a comunicação faça parte integrante de todos os planos pastorais, visto que a comunicação tem, de facto, um contributo a dar a qualquer outro apostolado, ministério ou programa».

    Padre João Aguiar Campos

    publicada por BlogsEcclesia @ 12:16 0 Comentários
    0 Comentários:

    Enviar um comentário

    Subscrever Enviar comentários [Atom]

    << Página inicial
    Contribuidores

    Onac
    PCR
    BlogsEcclesia
    Lígia Silveira

    Mensagens anteriores

    A Liberdade é para todos
    Um novo Papa
    A urgência do fazer
    Espaço para a autenticidade
    Homenagem a «um senhor»
    Homens do diálogo
    A Cadeira de São Pedro
    A Quaresma vem ao nosso encontro
    O Espírito e a geografia curial
    Luz no sofrimento

    Powered by Blogger

    Subscrever
    Mensagens [Atom]


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo