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    quarta-feira, 6 de junho de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] IGREJA CATÓLICA (050) AJUDA DA IGREJA AO MUNDO - Som !



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: <nascimentoja@shaw.ca>
    Data: 5 de junho de 2012 20:01:31 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO]  IGREJA CATÓLICA (050) AJUDA DA IGREJA AO MUNDO - Som !
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

                  IGREJA CATÓLICA !

     

                                                                                         (050) AJUDA DA IGREJA AO MUNDO !

    <clip_image002.jpg>             

                           

                A Igreja não é apenas mais um Partido ao lado e em competição com os outros Partidos. A Igreja é um Estado Independente, com uma missão Evangelizadora Universal para todas as nações do Mundo.

     

    A Igreja é uma sociedade de ordem religiosa devidamente organizada dentro da Comunidade humana, com uma missão salvífica universal, destinada a todos os homens de boa vontade que a queiram livremente receber, para uma unidade de vida social a todos os níveis e com a promessa da assistência de Deus até ao fim do mundo.

                Da livre aceitação ou não de cada homem ou de cada nação depende o futuro de todos os povos, na  medida em que Deus a todos ama infinitamente e por todos deu a vida, de modo que todos se possam salvar.

                A Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II Gaudium et Spes, sobre a Igreja no Mundo Actual, diz :

                - «A unidade da família humana recebe um grande reforço e encontra o seu acabamento na unidade da família dos filhos de Deus.

                Certamente, a missão própria confiada por Cristo à sua Igreja, não é de ordem política, económica ou social ; o fim que lhe propôs é com efeito, de ordem religiosa.

                Mas desta mesma missão religiosa deriva um encargo, uma luz e uma energia que podem servir para o estabelecimento e consolidação da comunidade humana segundo a lei divina.

                E também, quando for necessário, tendo em conta as circunstâncias e tempos e lugares, pode ela própria, e até deve, suscitar obras destinadas ao serviço de todos, sobretudo dos pobres, tais como obras caritativas e outras semelhantes.

                A Igreja reconhece, além disso,  tudo o que há de bom no dinamismo social hodierno, sobretudo o movimento para a unidade, o processo duma sã socialização e associação civil e económica.

                Promover a unidade é, efectivamente, algo que se harmoniza com a missão essencial da Igreja, pois ela é, "em Cristo, como que o sacramento ou sinal e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano".

                 Ela própria manifesta assim ao mundo que a verdadeira união social eterna flui da união dos espíritos e dos corações, daquela fé e caridade em que indissoluvelmente se funda, no Espírito Santo, a sua própria unidade.

                Porque a energia que a Igreja pode insuflar à sociedade actual consiste nessa fé e caridade efetivamente vividas e não em qualquer domínio externo, atuado com meios puramente humanos.

                Além disso, dado que a Igreja não está ligada, por força da sua missão e natureza,  a nenhuma forma particular de cultura ou sistema político,  económico e social, pode, graças a esta sua universalidade, constituir um laço muito estreito entre as diversas comunidades e nações, contanto que nela confiem e lhe reconheçam a verdadeira liberdade para cumprir esta sua missão.

                Por esta razão, a Igreja recomenda a todos os seus filhos, e também a todos os homens, que superem com este espírito de família  próprio dos filhos de Deus, todos os conflitos entre nações e raças, e consolidem internamente as legítimas associações humanas.

                O Concílio considera com muito respeito o que há de bom, verdadeiro e justo nas instituições tão diversas que o género humano criou e sem cessar continua a criar. E a Igreja declara querer ajudar e promover todas essas instituições, na medida em que isso dela dependa e seja compatível com a sua própria missão.

                Ela nada deseja mais ardentemente do que, servindo o bem de todos, poder desenvolver-se livremente sob qualquer regime que reconheça os direitos fundamentais da pessoa e da família e os imperativos do bem comum».(GS 42).

                 Apesar de toda esta ajuda que a Igreja pode, quer e deve dar à sociedade, nem sempre tem sido compreendida e muitas vezes foi perseguida pelos ultrajes contra os mais sagrados princípios que ela promove em defesa das pessoas, das famílias e do bem comum para todos os povos nas suas atividades humanas.

                A Igreja não pode ser considerada como um simples partido, ao lado dos outros partidos, mas essencialmente como uma verdadeira sociedade no campo religioso com um único partido que é da Evangelização de todos os povos, segundo o mandamento de Deus, que lhe foi confiado pelo próprio Cristo.

                E no cumprimento da sua missão salvífica, a Igreja também recebe uma ajuda preciosa do mundo em que vive.

     

    <clip_image004.jpg>                         AJUDA DA IGREJA AO HOMEM !

                 Foi este o Mandamento do Senhor após a Ressurreição, antes de subir ao Pai no dia das Ascensão :

     

    - «Foi-Me dado todo o poder no céu e na terra : Ide, pois, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E Eu estarei convosco, até ao fim do mundo. (Mt.18.20).

     

    E S. Marcos acrescenta :

     

    - «Quem acreditar e for baptizado será salvo, mas quem não acreditar será condenado». (Mc.16,15).

     

    Portanto, a missão salvífica da Igreja é para o homem e a salvação é a ajuda que a Igreja oferece ao homem.

    A Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II Gaudium et Spes, sobre a Igreja no Mundo Atual, na continuação da Função da Igreja no Mundo Atual, diz :

    - «O homem atual está a caminho de um desenvolvimento mais pleno de personalidade e uma maior descoberta e afirmação dos próprios direitos.

    Tendo a Igreja, por sua parte, a missão de manifestar o mistério de Deus, último fim do homem, ela descobre ao mesmo tempo ao homem o sentido da sua existência, a verdade profunda acerca dele mesmo.

    A Igreja sabe muito bem que só Deus, a quem serve,  pode responder às aspirações mais profundas do coração humano, que nunca plenamente se satisfaz com os alimentos terrestres.

    Sabe também que o homem, solicitado pelo Espírito de Deus, nunca será totalmente indiferente ao problema religioso, como o confirmam não só a experiência dos tempos passados, mas também inúmeros testemunhos do presente.

    Com efeito, o homem sempre desejará saber, ao menos confusamente,  qual é o significado da sua vida, da sua atividade e da sua morte.

    E a própria presença da Igreja lhe traz à mente estes problemas.

    Mas só Deus, que criou o homem à Sua imagem e o remiu, dá plena resposta a estas perguntas, pela revelação em Cristo seu Filho feito homem.

    Aquele que segue Cristo, o homem perfeito, torna-se mais homem.

    Apoiada nessa fé, a Igreja pode subtrair a dignidade da natureza humana a quaisquer flutuações de opinião, por exemplo, as que rebaixam exageradamente o corpo humano ou, pelo contrário, o exaltam sem medida.

    Nenhuma lei humana pode salvaguardar tão perfeitamente a dignidade pessoal e a liberdade do homem como o Evangelho de Cristo, confiado à Igreja.

    Pois este Evangelho anuncia e proclama a liberdade dos filhos de Deus; rejeita toda a espécie de servidão, a qual tem a sua última origem no pecado: respeita escrupulosamente a dignidade da consciência e a sua livre decisão; sem descanso recorda que todos os talentos humanos devem redundar em serviço de Deus e bem dos homens; e a todos recomenda, finalmente, a caridade.

    É o que corresponde à lei fundamental da economia cristã.

    Porque, embora seja o mesmo Deus o Criador e o Salvador, o Senhor da história humana e o da história da salvação, todavia, segundo a ordenação divina, a justa autonomia das criaturas e sobretudo do homem, não só não é eliminada mas antes é restituída à sua dignidade e nela confirmada.

    Por isso, a Igreja, em virtude do Evangelho que lhe foi confiado, proclama os direitos do homem e reconhece e tem em grande apreço o dinamismo do nosso tempo, que por toda a parte promove tais direitos.

    Este movimento, porém, deve ser penetrado pelo  espírito do Evangelho, e defendido de qualquer espécie de falsa autonomia.

    Pois estamos sujeitos à tentação de julgar que os nossos direitos pessoais só são plenamente assegurados quando nos libertamos de toda a norma da lei divina.

    Enquanto que, por este caminho a dignidade da pessoa humana, em vez de se salvar, perde-se».(GS 41).

    Como o homem vive em sociedade e faz parte da sociedade, toda a ajuda que a Igreja dá ao homem contribui para o bem da sociedade, e contribui, portanto, para toda a  Atividade Humana.       

     

                                                     

                                                        John<clip_image006.jpg>

                                                          Nascimento

     

     

     

     

     

     



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    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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