Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 20 de abril de 2012

    Baixaria no Supremo é sinônimo de insegurança jurídica

    Veja SP
    Veja RJ
    Exame
    Info
    Contigo!
    MdeMulher
    Modaspot
    Capricho
    Mais sites Abril

    Assine
    Loja
    SAC
    Grupo Abril


    Notícias
    Temas
    Vídeos e Fotos
    Blogs e Colunistas
    Assine VEJA
    Reinaldo Azevedo
    Lauro Jardim
    Augusto Nunes
    Fernanda Furquim
    Ricardo Setti
    Tony Bellotto
    Todos os colunistas

    Acervo Digital
    Veja - Capa Assine VEJA
    / Blogs e Colunistas


    Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil
    Assine o Feed RSS | Saiba o que é

    20/04/2012
    às 19:11
    • Baixaria no Supremo é sinônimo de insegurança jurídica

    Onze ministros do Supremo têm nas mãos, a rigor, o destino de 200 milhões de brasileiros — e, como vimos, até daqueles que ainda não saíram do útero materno. A segurança jurídica é um fundamento do estado democrático e de direito. Ousaria dizer que é “o” fundamento por excelência. E aqueles homens e mulheres que lá estão são os guardiões do país.

    Ministros do Supremo são como as vestais da Roma Antiga: o fogo que guardam é a Constituição. Estão obrigados a se comportar com decoro — ou “Roma” está em risco. As vestais abandonavam o templo de Vesta só em situações muito excepcionais e por uma boca causa.

    Há ministros do Supremo, infelizmente, se comportando como matronas faladeiras ou como a baixa soldadesca das vielas de Roma, depois de encher a cara de vinho. É uma vergonha para o Judiciário brasileiro! Já nos basta perceber que há quem entenda que o Poder é uma autocracia ou detém a soberania da República.

    Reitero: os senhores e senhoras têm o destino do país nas mãos. Fora da observância da letra da lei, resta o quê? Censurei ontem o ministro Ayres Britto por causa do conceito do “Terceiro Olho” — seja lá o que esse troço signifique — e da apologia que fez, num juiz, do “casamento por amor entre o pensamento e o sentimento”.

    Nada disso! Sentimentos, ministro, são sempre tiranos. Eles nos assaltam, no mais das vezes, sem que a gente peça ou possa controlar. Por isso devem ficar guardados quando se está numa corte, decidindo o destino de terceiros. Só há lugar ali para o pensamento, que é de onde deriva o arcabouço jurídico do país. Os ditadores, saibam, costumam ser muito sentimentais. Stálin, conta-nos Simon Sebag Montefiore no livro “Stálin, A Corte do Czar Vermelho”, costumava pegar no colo os filhos daqueles que ele iria matar dali a pouco…

    A razão, o pensamento — orientado pelos valores democráticos consolidados na Constituição — é o único caminho que garante a segurança jurídica. O resto abre a janela para a feitiçaria judicial.

    Mas notem: este é um debate que, embora desnecessário em boas cortes do mundo, ainda tem certo padrão elevado. O confronto entre os que se apegam mais à literalidade das leis e aqueles que advogam que elas devam ser reinterpretadas à luz de causas em trânsito é uma questão que vem lá dos bancos das faculdades de direito.

    No caso do bate-boca, cuida-se de coisa muito distinta. Ministros estão perdendo o senso de decoro e solenidade que a função comporta. Na Roma Antiga, seria como um vestal perder a virgindade, o que poderia lhe custar a vida. Aqui, felizmente, inexiste pena capital. Perde-se, no máximo a reputação.

    Já a perda para os brasileiros é bem maior. Se ministros do Supremo, num grupo de apenas 11, estão se engalfinhando, quem está à beira do brejo é a segurança jurídica.
    Por Reinaldo Azevedo

    Tags: Cezar Peluso, Joaquim Barbosa, STF
    Share
    Share on Tumblr
    Deixe o seu comentário

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    » Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    Nome

    Email (não será publicado)

    20 Comentários

    Santana*100
    -

    20/04/2012 às 20:43

    Dessa horda se espera tudo!

    Messias Ribeiro do Prado
    -

    20/04/2012 às 20:29

    Este é o país dos petralhas. Até o Supremo não é mais aquele.
    Com estes ministros indicados por Lula e pela idiota desta presidenta é para onde o país vai.

    Márcio / RJ
    -

    20/04/2012 às 20:28

    Reinaldo,
    os Ministros Avassaladores estão sentindo a pressão de terem que fazer aquilo que o STF nunca fez: colocar políticos vagabundos na cadeia. Para Nossa Alegria! Ou não?

    Gione Oigen
    -

    20/04/2012 às 20:28

    Vivemos uma crise de liderança.
    O exemplo vem de cima.
    Se não temos exemplos vindos de nossos dirigentes, o que esperar do povo mais inculto?
    E como eles podem julgar quem age assim? Que moral eles tem para julgar o erro?
    Não precisam ser perfeitos, mas essas pequenas paixões precisam estar dominadas nesse nível.

    Nildo Lima
    -

    20/04/2012 às 20:26

    Há de convir que, se atentarmos bem para o fato de que o Estado Brasileiro ainda não é definitivo, dadas as constantes alterações de rumo com as inúmeras e, às vezes, inócuas mudanças da Constituição Federal, via transversa - o que não dá sustentabilidade ao Estado e, ao estado de direito - por assembleias de não constituintes, o resultado só poderia ser este. Membros do Supremo sem rumo e, cada um na adivinhação do que será amanhã em decorrência de suas decisões, já que, a Carta Maior está sendo desmoralizada a todos os instantes e, por consequência, desmoraliza-se e, fragiliza-se todo o sistema de sustentação do Estado. Destarte, fragiliza-se a soberania do país.

    Daniel Santos
    -

    20/04/2012 às 20:22

    Exelente, a Constituição como norma a Justicia como ela é.
    Recuperar a postura do Supremo,para manter a Democracia,
    com esperança de continuar Democratica

    Teresinha
    -

    20/04/2012 às 20:04

    O que anda valendo nestes tempos é a sensação portanto:
    . observar o STF de hoje, composição e comportamento, vem sim aumentando a sensação de insegurança jurídica.
    . as manifestações dos cidadãos sendo intituladas de turba, reforça a sensação que perderam a visão que devem justiça a nação e não aos políticos ocasionais.
    . homens superiores esquecem seus orgulhos mesquinhos quando sua missão envolve uma comunidade e agora a sensação de homens mesquinhos está exposta.

    Augusto
    -

    20/04/2012 às 20:03

    Ah, STF, quem te viu e quem te vê…
    O imenso mal que Lula Pinguço da Silva e seus Petralhas Amestrados fizeram ao Brasil decente pode ser apreendido agora, de uma maneira dolorosa, e pode custar décadas de retrocesso no fortalecimento das instituições republicanas e democráticas.
    Às vezes tenho a impressão de que vivo um pesadelo e, ao acordar, constato que o Partido dos Trambiqueiros e seu CAPO DI TUTI CAPI, Lula Pinguço da Silva, são, de fato, uma miserável constatação dessa realidade abjeta. A parte saudável do Brasil não merecia esse triste e malfadado destino.

    Jose wilkens
    -

    20/04/2012 às 20:01

    estes caras, dão vergonha AO POVO BRASILEIRO, QUE TEM VERGONHA NA CARA

    jgomes
    -

    20/04/2012 às 19:58

    Reinaldo,
    Acho mesmo que isto não passa de fogueira de vaidades. Os
    petralhas só agradecem.

    Katia
    -

    20/04/2012 às 19:57

    Eu não me incomodo apenas com o bate-boca e sim com o nível do bate-boca. Um ministro chamar o outro de brega revela uma mediocridade que pegaria mal até no raso mundinho da moda, que dizer no universo de uma corte suprema!

    Vai mal em todos os sentidos o país..

    gaúcha indignada
    -

    20/04/2012 às 19:56

    PERFEITO!!! Como sempre!! E se está à beira do brejo a segurança jurídica, acabou o ESTADO DE DIREITO!!! E A QUADRILHA????

    Romane
    -

    20/04/2012 às 19:46

    Isso tudo seria apenas briga de egos? Hipótese: estaria o ministro Joaquim Barbosa percebendo que tudo o que ele afirmou contra o Mensalão está indo por água abaixo?

    Claudio
    -

    20/04/2012 às 19:42

    Perfeito seu comentário: baixa soldadesca de roma antiga. Foi rigorosamente o que senti ao ler a notícia.

    Ronaldo
    -

    20/04/2012 às 19:41

    Reinaldo:
    Concordo com você sobre a falta de decoro dos ministros em questão, ao baterem boca a partir de suas desavenças pessoais. Mas penso que o que ameaça mesmo a “segurança jurídica”, são as decisões do STF que vão contra comandos constitucionais, como por exemplo o casamento de homossexuais; a Lei Ficha Limpa; e várias decisões em processos que passam ao largo da Constituição e mesmo das Leis; o que se tornou uma banalidade em nosso país, provocando no máximo muxoxos.

    Barba
    -

    20/04/2012 às 19:39

    …Chama-se decadência humanóide em escala global. O incognoscível dita as regras…não o homen!?!?

    t
    -

    20/04/2012 às 19:36

    Não se trata apenas de baixaria. Posso estar equivocada, mas me parece que o ministro Joaquim Barbosa foi além da baixaria: cometeu um crime - calúnia.
    Pequeno lapso: faltou uma vírgula no penúltimo parágrafo, última linha, depois de “Perde-se, no máximo”.

    Alexandre, The Great
    -

    20/04/2012 às 19:33

    “à beira do brejo” - NÃO! No MEIO do brejo. Depois daquela reviravolta(em menos de 24 hs) na decisão sobre as MPs, já vivemos a insegurança jurídica(infelizmente…)

    Martim Berto Fuchs
    -

    20/04/2012 às 19:31

    Num Tribunal que se tornou político, infelizmente, a baixaria tinha que chegar. Onde há partidos políticos em ação, o país fica em segundo lugar. Primeiro eles e suas maracutaias, inclusive na nomeação dos ministros do STF, só depois a Constituição e a sociedade.
    http://capitalismo-social.blogspot.com/

    UNK
    -

    20/04/2012 às 19:28

    Reinaldo e amigos,
    VENEZUELA CHAVEZ,BOLÍVIA EVO,ARGENTINA KIRCHNER-BRASIL ….

    ============DENÚNCIA-DENÚNCIA-IMPORTANTE INVESTIGAR======

    ATENÇÃO-MENSALÃO DO PT- ELEIÇÕES-SABOTAGEM -ELEIÇÕES-ATENÇÃO:

    ==============FATO:
    Agora a pouco no DATENA , o secretário de transportes metropolitanos finalmente, admitiu públicamente que está havendo sabotagem nos trens e no transporte público de São Paulo. O Datena havia alertado o secretário sobre esta possibilidade e durante o programa agora a pouco, o Datena falou em ” ano eleitoral, o pessoal querendo comprometer o Alckimin etc.”

    ==========RESPONSÁVEIS:
    Tá na cara que o PT do sr. Lulla está por trás de tudo isto. Elle está desesperado com o Mensalão do PT e o novo mensalão do PT o DELTADUTO!! E PIOR, o seu candidato Haddad, cada vez que aparece perde pontos. Os operadores desta sabotagem são do PSOL e PC do B , os braços armados do PT, o que fazem o serviço sujo para o PT. Voces se lembram da sabotagem no metro de Brasília. Funcionários do sindicato articulando a sabotagem? e quem comanda os sindicatos neste país? PT, PSOL e PCdoB. Voces lembram como o deputado TATTO em São Paulo patrocinava greve de Vans, transporte público. Era chamada de Tatolândia a área de influência dos TATTO. IMPRESSIONANTE.
    E PIOR que não adianta chamar a PF não…é capaz da PF fazer trazer alguma gravação do Secretário conversando com o Alckmin tramando a sabotagem.!!!! tem é que a inteligência da Polícia Civil de Sao Paulo pegar estes sindicalistas sabotadores!!!
    E identificar os mandantes acima!!
    ===============================================================
    ….fora LULLA, fora PT,fora DILL-MÁ …impeachment já!!
    =============================================================== …este bordão ainda pega!!!…PEGA LADRÃO!

    Seções
    Avesso do Avesso
    Documentos
    profile
    Reinaldo Azevedo
    reinaldoazevedo

    reinaldoazevedo #VEJA Ministros do Supremo expressam preocupação com confronto entre Peluso e Barbosa: Por Débora Santos, no Por... bit.ly/J70MEq 2 minutes ago · reply · retweet · favorite

    reinaldoazevedo #VEJA A ACUSAÇAO DE BARBOSA NUM MUNDO EM QUE AS PALAVRAS FAZEM SENTIDO TEM DE TER CONSEQUÊNCIAS: O ministro Joaq... bit.ly/J6ELWf about 1 hour ago · reply · retweet · favorite

    reinaldoazevedo #VEJA Envolvida em denúncias, Delta suspende aportes para a reforma do Maracanã: Por Irany Tereza e Alfredo Junq... bit.ly/HYGfxx about 1 hour ago · reply · retweet · favorite

    reinaldoazevedo Ayres Britto ao menos restabelece a verdade: é impossível presidente do STF manipular decisões, como acusa Barbosa bit.ly/J6qado about 1 hour ago · reply · retweet · favorite
    Join the conversation
    Artigos em VEJA
    Alternância de poder e Constituição neles! - 07/10/2009
    Que Goffredo não descanse em paz - 08/07/2009
    A bíblia da esquerda herbívora - 29/4/2009
    Um homem sem (certas) qualidades - 11/2/2009
    Que Deus é este? - 24/12/2008
    Graciliano, o grande - 10/12/2008
    O muro caiu, mas a amoralidade da esquerda sobrevive - 5/11/2008
    O mal-estar dos "progressistas" - 24/9/2008
    O DIREITO SÓ PODE SER ACHADO NA LEI - 27/8/2008
    A bolacha na telinha e a nossa liberdade - 30/7/2008
    As ONGs do fim do mundo - 18/6/2008
    O que eles querem é imprensa nenhuma - 7/5/2008
    Que falta faz um Voltaire - 2/4/2008
    Fidel e o golpe da revolução operada por outros meios - 27/2/2008
    O Foro de São Paulo não é uma fantasia - 30/1/2008
    O pastor e o pensador - 12/12/2007
    A crença na "cultura da periferia" é coisa de gente com miolo mole - 5/12/2007
    Capitão Nascimento bate no Bonde do Foucault - 10/10/2007
    Restaurar é preciso; reformar não é preciso - 12/9/2007
    O Movimento dos Sem-Bolsa - 8/8/2007
    A Al Qaeda eletrônica - 20/6/2007
    Gramsci, o parasita do amarelão ideológico - 16/5/2007
    Crime e castigo dentro de nós - 28/03/2007
    O politeísmo de um Deus só - 28/02/2007
    A seita anticapitalista e a tristeza do Jeca - 07/02/2007
    Sou "doente" mas sou feliz - 27/12/2006
    É preciso civilizar os bárbaros do PT - 1º/11/2006
    Governante bom é governante chato - 11/10/2006
    E o feio se tornou bonito... - 13/09/2006
    Urna não é tribunal. Não absolve ninguém - 06/09/2006
    Mais recentes
    Ministros do Supremo expressam preocupação com confronto entre Peluso e Barbosa
    A ACUSAÇAO DE BARBOSA NUM MUNDO EM QUE AS PALAVRAS FAZEM SENTIDO TEM DE TER CONSEQUÊNCIAS
    Envolvida em denúncias, Delta suspende aportes para a reforma do Maracanã
    Ayres Britto aterrisa e diz que é impossível presidente do STF manipular decisão da maioria
    Baixaria no Supremo é sinônimo de insegurança jurídica
    Erro lamentável!
    Recado de ex-procurador geral aos quadrilheiros e seu chefe: “Que olhem os documentos, está tudo lá”
    “Os Avassaladores” rejeitam cantar Hino Nacional no Supremo: “O nível por lá anda baixo”
    Peluso e Barbosa devem desculpas ao povo, que lhes paga um belo salário para que zelem pela constituição, não para se comportar como arruaceiros de botequim!
    Tenham compostura, senhores!
    Arquivo
    S T Q Q S S D
    « mar
    1
    2 3 4 5 6 7 8
    9 10 11 12 13 14 15
    16 17 18 19 20 21 22
    23 24 25 26 27 28 29
    30
    Tags
    aborto Antonio Palocci Aécio Neves Bobagens de Lula Celso Amorim Cesare Battisti Chávez corrupção código florestal DEM democracia Dilma Eleições 2012 Erenice Guerra estado policial Fernando Haddad Governo Dilma Honduras imprensa Irã Israel José Dirceu José Sarney leitores liberdade de expressão liberdade de imprensa Lula Líbia Marina Silva Ministério do Esporte MST Obama Orlando Silva PMDB PSDB PT reajuste do mínimo Receita Federal Rio Serra STF Sucessão 2010 Sérgio Cabral USP Venezuela


    Manchetes de VEJA
    Reforma no Maracanã em 14/04/2012
    Política
    Delta suspende repasses à reforma do Maracanã

    Construtora de Fernando Soares Cavendish para de aportar recursos; saída da empresa do...
    Macaco movimenta o braço com dispositivo conectado ao cérebro
    Implante em macaco contorna paralisia da pata
    O americano George Clooney voltou recentemente de viagem ao Sudão
    Obama sorteia jantar com George Clooney

    + Lidas

    1
    Pedro Leonardo, filho do cantor Leonardo, sofre...
    2
    CPTM investiga vazamento de vídeo de sexo dentro de...
    3
    Gene Simmons e mais seis bandas cancelam...



    O que foi destaque

    20/04 19:56
    O senador Vital do Rêgo, presidente da CPI do Cachoeira

    CPI pode acabar em pizza, insinua Vital do Rêgo
    20/04 18:30
    O senador Vital do Rego (PMDB-PB), relator do substitutivo ao projeto de lei 448/2011 em tramitação no Senado sobre a distribuição dos royalties e participações especiais da exploração de petróleo

    Vital do Rêgo, do PMDB, preside CPI do Cachoeira
    20/04 18:29
    Os ministros do STF Joaquim Barbosa e Cezar Peluso

    Briga no Supremo só interessa aos mensaleiros
    Publicidade
    20/04 16:24
    O ex-procurador geral da república Antonio Fernando de Souza

    Mensalão: 'Olhem os documentos, está tudo lá'
    20/04 12:30
    Sede do FMI em Washington

    Contra a crise, G20 garante US$ 400 bi para o FMI
    20/04 11:24
    Agência do banco Santander em São Paulo

    Em bancos privados, juro menor não é para todos
    Publicidade



    Serviços

    Tablet
    Android
    Facebook
    Orkut
    Foursquare
    Twitter
    Google+
    RSS
    Newsletter
    Anuncie
    Tempo
    Cotações


    Assinaturas
    Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!

    O clube que conhece e reconhece você.
    Assine Veja e ganhe meses a mais!
    Assine VEJA Digital e ganhe até 12 meses grátis!
    Assine SUPER versão digital!
    Assine CARAS por 2 anos e ganhe a coleção Petites Casseroles!
    Assine EXAME e ganhe meses a mais!
    Assine por 1 ano e receba
    + 6 meses grátis!
    Nome Nascimento E-mail CEP
    Apenas 10x R$ 51,48

    Notícias
    Brasil
    Economia
    Internacional
    Celebridades
    Esporte
    Vida Digital
    Educação
    Ciência
    Saúde
    RSS
    Infográficos
    Saber +
    Na História
    Em profundidade
    Perguntas e Respostas
    Conheça o país
    Cronologia
    Quem é Quem
    Testes

    Vídeos e Fotos
    Vídeos
    Galerias de fotos
    Galerias de vídeos
    Revistas
    VEJA
    Os livros mais vendidos
    Destaques da semana
    Edições especiais
    Expediente
    VEJA São Paulo
    VEJA Rio
    Comer e Beber
    VEJA na Sala de Aula
    Temas
    Reportagens, vídeos,
    infográficos e cronologia
    de assuntos em
    destaque no noticiário

    Blogs e colunistas
    Antonio Ribeiro, de Paris
    Augusto Nunes, coluna
    Caio Blinder, de Nova York
    Fernanda Furquim, séries de TV
    Isabela Boscov, cinema
    Lauro Jardim, Radar on-line
    Lucia Mandel, dermatologia
    Mayana Zatz, genética
    Patrícia Villalba, Quanto Drama!
    Paula Neiva, celebridades
    Reinaldo Azevedo, blog
    Renato Dutra, atividade física
    Ricardo Setti, coluna
    Sérgio Rodrigues,
    livros e escritores
    Tony Bellotto, crônicas
    Parceiros
    Contas Abertas

    Blogs da redação
    Imposto de Renda 2012
    VEJA nas Olimpíadas
    Maquiavel, política
    VEJA Acompanha
    VEJA Meus Livros,
    literatura
    Dez Mais, variedades
    Vida em Rede, internet
    Acervo Digital, história
    Diz o Estudo, ciência
    + Tech, tecnologia
    Sobre palavras,
    Sérgio Rodrigues
    Enquetes, opinião
    Ponto de vista
    Sobre Imagens, fotografia
    Imperdível, variedades
    Conversa em Rede, internet
    Testes, conhecimentos gerais

    Serviços
    Assine VEJA
    Busca
    RSS
    Twitter
    Facebook
    Orkut
    iPhone
    Celular
    Newsletter VEJA
    Fale conosco
    Para anunciar
    Abril SAC
    Aponte erros
    Tempo
    Cotações
    Redes Sociais
    Termo de uso
    Política de
    Privacidade

    Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
    
    Manchetes de VEJA Manchetes de VEJA
    Obama sorteia jantar com George Clooney
    Reforma no Maracanã em 14/04/2012

    Macaco movimenta o braço com dispositivo conectado ao cérebro
    O americano George Clooney voltou recentemente de viagem ao Sudão


    O senador Vital do Rêgo, presidente da CPI do Cachoeira

    O senador Vital do Rego (PMDB-PB), relator do substitutivo ao projeto de lei 448/2011 em tramitação no Senado sobre a distribuição dos royalties e participações especiais da exploração de petróleo

    Os ministros do STF Joaquim Barbosa e Cezar Peluso

    O ex-procurador geral da república Antonio Fernando de Souza

    Sede do FMI em Washington

    Agência do banco Santander em São Paulo

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo