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De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Data: 23 de abril de 2012 04:48:52 BRT
Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4688
Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
JESUS FALA ATRAVÉS DE SUA IGREJA Mensagens neste resumo (5 Mensagens)
- 1.1.
- Você é um Crente Total FLEX? De: Família Arruda
- 1.2.
- RES: [Bulk] [Catolicos a Caminho] Você é um Crente Total FLE De: Pedro Afonso Gomes
- 2.
- Escuta da Palavra e Meditação -23/4/2012 - Trabalhem pelo aliment De: Família Arruda
- 4.
- Beata Madre Teresa de Calcuta y la Adoración Eucarística De: Família Arruda
Mensagens
- 1.1.
Você é um Crente Total FLEX?
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Dom, 22 de Abr de 2012 3:21 pm
Recebi esta mensagem de um protesteante. É interessante mas, não se enquadra com os católicos... ou ENQUADRA?
Experimente trocar "crente" por "católico" e tire suas próprias conclusões.
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Em um dia desses, estava com a minha esposa no carro, quando de repente nos vimos parados próximos a um veículo que trazia em sua parte traseira os dizeres: "Total Flex". Em um daqueles momentos de súbita inspiração, me vi refletindo sobre algo, cujo conteúdo agora você lê.
Em linhas gerais, o que é um Carro Flex? Ora, o nome Flex sugere o conceito de "flexibilidade", isto é, o Carro Flex é assim chamado, pois o seu motor pode funcionar com gasolina, com álcool ou com os dois combustíveis misturados. Em outras palavras, a idéia do Carro Flex é primar pela economia. Uma vez que ele é bicombustível, se o álcool estiver mais caro, então ponha gasolina no motor. Porém, se a gasolina estiver mais cara, então encha o tanque com álcool. O Carro Flex não exige aquilo que eu chamaria de fidelidade mono-combustí vel. Nada disso. Muito pelo contrário, ele permite ao seu proprietário que use o combustível que achar melhor e que estiver mais barato. Todavia, uma questão sempre me intrigou no Carro Flex: "como pode um mesmo motor usar dois combustíveis tão diferentes, ou a mistura dos dois, e isso ao mesmo tempo?" Foi então que descobri o "mistério": o coração do sistema flex é um software instalado na central de injeção do veículo. Porém, mesmo depois de ter descoberto esse "segredo", essa pergunta ainda continuou a me deixar intrigado: "como pode um único motor utilizar dois tipos de combustíveis tão diferentes um do outro ao mesmo tempo?"
Confesso que em meio aos meus devaneios, acabei sendo conduzido ao seguinte pensamento teológico paralelo: "como pode um cristão, lavado e remido no sangue de Jesus Cristo, permitir que toda e qualquer mistura de combustíveis possa entrar no tanque do seu coração e da sua mente?".
Sabemos que a nossa sociedade pós-moderna possui o relativismo como um de seus principais pilares. Porém, não é apenas a "sociedade extra-eclesiástica" que segue o conceito do relativismo. É triste constatar que esse conceito filosófico perigoso também tem se infiltrado em muitas de nossas igrejas, ocasionando o surgimento do personagem não-fictício acima citado: o Crente Total Flex.
Bem, mas como é que nós podemos identificar esse tipo de "crente". Bem, o Crente Total Flex pode estar mais perto do que você imagina. Aliás, ele pode até ser aquela pessoa que costuma se assentar ao seu lado no banco da igreja. Porém, tome muito cuidado, pois ele pode ser um crente apenas de fachada. Vejamos, segundo a Bíblia, quais são algumas das características principais desse "personagem de nosso mundo folclórico evangélico" que é, na verdade, mais real do que imaginamos:
1) Saudades do Mundo
"(...) os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos" (Nm 11.4b,5).
Uma das primeiras características do Crente Total Flex é essa saudade que ele sente do Egito, mesmo estando se dirigindo rumo à Canaã! Dito de outra forma, esse tipo de crente é aquele que sente saudades do mundo, de seus valores e atrativos, ainda que a sua jornada terrestre tenha o propósito de conduzi-lo ao céu. Ele é flexível para com os valores do mundo. "O mundo não é tão ruim assim", ele pensa. Ele se comporta como o tal do "Crente Raimundo" (com respeito àqueles que nos lêem e têm esse nome), isto é, ele "tem um pé na igreja e o outro no mundo". Na mente de tais pessoas, não há incompatibilidade entre ser cristão e amar o mundo ao mesmo tempo (cf. 1 Jo 2.15-17).
2) Fé Dividida
"Então Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, seguí-o; e se Baal, seguí-o. Porém, o povo lhe não respondeu nada" (1 Rs 18.21).
O Crente Total Flex também é, digamos, flexível quanto ao objeto de sua fé. Ele crê em Deus, mas não descarta a hipótese de poder receber a ajuda de alguma outra suposta divindade. Como ele é diplomata, então, a fim de agradar a todos, ele acaba "acendendo uma vela pra Deus e a outra para o diabo". Ele é daqueles que praticam a "política da boa vizinhança", pois quer se dar bem com todo mundo. Porém, ele se esquece das palavras de Jesus: "ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom" (Mt 6.24). Perceba que esse crente flex não pode receber Deus e mamom ao mesmo tempo no "tanque" do seu coração. Ou é um ou é o outro. Não há lugar para uma mentalidade do tipo "pizza meio-a-meio" no Evangelho. Vale lembrar aqui as palavras do salmista, que disse: "Aborreço a duplicidade, mas amo a tua lei" (Sl 119.113).
3) Desonestidade nos Negócios
"Duas espécies de peso, e duas espécies de medida, são abominação para o Senhor, tanto uma coisa como outra" (Pv 20.10; cf. também: Pv 11.1; 16.11; 20.23).
A honestidade deve ser um traço essencial à vida de todo e qualquer cristão. Isto significa que ao cristão que se comporta bem na igreja, exige-se que tal comportamento também seja praticado em seu trabalho e em seus negócios de uma forma geral. Porém, o lema do Crente Total Flex é: "Igreja, Igreja, negócios à parte". Ele acredita que "fé e negócios não se misturam" e, por isso, sempre que é possível, arruma um jeitinho de levar vantagem sobre os outros e de passá-los para trás.
4) Linguajar Comprometido
"Com ela [a língua] bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim, tão pouco pode uma fonte dar água salgada e doce" (Tg 3.9-12).
O Crente Total Flex, à semelhança do carro bicombustível, é bilíngüe. Ora ele fala o idioma do céu, ora pronuncia o dialeto da terra. Às vezes você o encontra glorificando a Deus e, às vezes, você o vê falando mal do pastor, da igreja e dos demais irmãos. Ele aceita facilmente que essa mistura de "combustíveis" (o celestial e o terreno) abasteça o "tanque" de sua mente e, conseqüentemente, dê a "ignição" em sua boca. Ele acha normal o crente falar certas "verdades" de vez em quando e, portanto, devido a esta sua comunicação flexível, ele sempre diz aquilo que sente vontade de dizer, sem se preocupar se isso é agradável a Deus ou se fere ao seu próximo.
5) Pensamentos Divididos
"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos" (Tg 1.8)
"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e vós de duplo ânimo, purificai os corações" (Tg 4.8).
Aqui em Tiago, as palavras usadas respectivamente para "coração dobre" (1.8) e "duplo ânimo" (4.8) são exatamente as mesmas. Trata-se da palavra grega dipsychos que, entre outras coisas, significa: "alma dividida, mente dividida". Tal vocábulo parece fazer referência à "mente que está dividida entre a fé e o mundo, entre as coisas de Deus e as coisas dos homens". O Crente Total Flex possui tal tipo de mentalidade dividida. Tais crentes indecisos não levam a sério os conselhos do apóstolo Paulo, nos quais ele diz: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Cl 3.2), e ainda: "Quanto ao mais, irmãos, tudo aquilo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8).
6) Meia-Temperatura
"Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és nem frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca" (Ap 3.15,16).
O Crente Total Flex é aquele que "não é oito e nem oitenta"†nas questões relacionadas à vida cristã. Aqui no texto de Apocalipse há um contraste muito interessante. O texto faz um contraste entre as águas quentes e, portanto, medicinais de Hierápolis e as águas frias e puras de Colossos. As primeiras possuíam propriedades medicinais e as últimas serviam para dar um alívio ao cansaço. Sendo assim, a igreja de Laodicéia era uma igreja "em cima do muro". Ela nem proporcionava cura ao doente espiritual e nem trazia refrigério ao que estava espiritualmente cansado. Com o perdão da palavra, era uma igreja "meia-boca". Os crentes laodicenses não eram nem fervorosos e nem frios na vida cristã. Eles simplesmente viviam um "cristianismo" apagado, apático, enfadonho e medíocre. Essa "mornidão espiritual" também é um dos traços marcantes na vida do Crente Total Flex. Ele não vive a vida cristã, mas apenas a “empurra com a barrigaâ€. Logo, se decidir permanecer deliberadamente nesse estado, o destino de tal pessoa será ser lançado "para fora do corpo" ("vomitar-te-ei da minha boca", Ap 3.16).
Conclusão
A fim de concluir o meu pensamento, eu gostaria de dizer que não deve haver lugar no "tanque" do coração do cristão para quaisquer tipos de "substâncias". Não podemos aceitar que o nosso "motor" seja "abastecido" com todos os tipos de "combustível" . Não há lugar para duplos pensamentos, duplas crenças, duplas doutrinas, duplas esperanças, duplas salvações, duplas vocações, duplos batismos etc, pois o nosso coração não é "bicombustível" como o Carro Total Flex é. Muito pelo contrário, o nosso coração é "mono-combustí vel", pois, segundo as Escrituras: "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos" (Ef 4.4-6).
Fique de olho no tipo de "combustível" que querem pôr no seu "motor"!
Autor: Carlos Augusto Vailatti
Fonte estudosgospel
Extraído: midiagospel
- 1.2.
RES: [Bulk] [Catolicos a Caminho] Você é um Crente Total FLE
Enviado por: "Pedro Afonso Gomes" pedroafonsogomes@yahoo.com.br pedroafonsogomes
Dom, 22 de Abr de 2012 5:39 pm
Xisto, há os “católicos do IBGE†(de 10 em anos) e os chamados “praticantes†(que não passam de 5%, segundo o mesmo IBGE). Uma estatística que passou pelo grupo por esses dias dizia que os católicos declarados são 68% e os ateus e indiferentes cerca de 7%. Sendo benevolente, acho que 7% da população é católica praticante ou semi (Sacramentos, Semana Santa, Natal, Romarias). Estamos ali ali com os ateus.
De: catolicosacaminho@yahoogrupos. [mailto:catolicosacaminho@com.br yahoogrupos. ] Em nome de Família Arrudacom.br
Enviada em: domingo, 22 de abril de 2012 07:44
Para: Undisclosed-Recipient: ;
Assunto: [Bulk] [Catolicos a Caminho] Você é um Crente Total FLEX?
Recebi esta mensagem de um protesteante. É interessante mas, não se enquadra com os católicos... ou ENQUADRA?
Experimente trocar "crente" por "católico" e tire suas próprias conclusões.
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Em um dia desses, estava com a minha esposa no carro, quando de repente nos vimos parados próximos a um veículo que trazia em sua parte traseira os dizeres: "Total Flex". Em um daqueles momentos de súbita inspiração, me vi refletindo sobre algo, cujo conteúdo agora você lê.
Em linhas gerais, o que é um Carro Flex? Ora, o nome Flex sugere o conceito de "flexibilidade", isto é, o Carro Flex é assim chamado, pois o seu motor pode funcionar com gasolina, com álcool ou com os dois combustíveis misturados. Em outras palavras, a idéia do Carro Flex é primar pela economia. Uma vez que ele é bicombustível, se o álcool estiver mais caro, então ponha gasolina no motor. Porém, se a gasolina estiver mais cara, então encha o tanque com álcool. O Carro Flex não exige aquilo que eu chamaria de fidelidade mono-combustí vel. Nada disso. Muito pelo contrário, ele permite ao seu proprietário que use o combustível que achar melhor e que estiver mais barato. Todavia, uma questão sempre me intrigou no Carro Flex: "como pode um mesmo motor usar dois combustíveis tão diferentes, ou a mistura dos dois, e isso ao mesmo tempo?" Foi então que descobri o "mistério": o coração do sistema flex é um software instalado na central de injeção do veículo. Porém, mesmo depois de ter descoberto esse "segredo", essa pergunta ainda continuou a me deixar intrigado: "como pode um único motor utilizar dois tipos de combustíveis tão diferentes um do outro ao mesmo tempo?"
Confesso que em meio aos meus devaneios, acabei sendo conduzido ao seguinte pensamento teológico paralelo: "como pode um cristão, lavado e remido no sangue de Jesus Cristo, permitir que toda e qualquer mistura de combustíveis possa entrar no tanque do seu coração e da sua mente?".
Sabemos que a nossa sociedade pós-moderna possui o relativismo como um de seus principais pilares. Porém, não é apenas a "sociedade extra-eclesiástica" que segue o conceito do relativismo. É triste constatar que esse conceito filosófico perigoso também tem se infiltrado em muitas de nossas igrejas, ocasionando o surgimento do personagem não-fictício acima citado: o Crente Total Flex.
Bem, mas como é que nós podemos identificar esse tipo de "crente". Bem, o Crente Total Flex pode estar mais perto do que você imagina. Aliás, ele pode até ser aquela pessoa que costuma se assentar ao seu lado no banco da igreja. Porém, tome muito cuidado, pois ele pode ser um crente apenas de fachada. Vejamos, segundo a Bíblia, quais são algumas das características principais desse "personagem de nosso mundo folclórico evangélico" que é, na verdade, mais real do que imaginamos:
1) Saudades do Mundo
"(...) os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos" (Nm 11.4b,5).
Uma das primeiras características do Crente Total Flex é essa saudade que ele sente do Egito, mesmo estando se dirigindo rumo à Canaã! Dito de outra forma, esse tipo de crente é aquele que sente saudades do mundo, de seus valores e atrativos, ainda que a sua jornada terrestre tenha o propósito de conduzi-lo ao céu. Ele é flexível para com os valores do mundo. "O mundo não é tão ruim assim", ele pensa. Ele se comporta como o tal do "Crente Raimundo" (com respeito àqueles que nos lêem e têm esse nome), isto é, ele "tem um pé na igreja e o outro no mundo". Na mente de tais pessoas, não há incompatibilidade entre ser cristão e amar o mundo ao mesmo tempo (cf. 1 Jo 2.15-17).
2) Fé Dividida
"Então Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, seguí-o; e se Baal, seguí-o. Porém, o povo lhe não respondeu nada" (1 Rs 18.21).
O Crente Total Flex também é, digamos, flexível quanto ao objeto de sua fé. Ele crê em Deus, mas não descarta a hipótese de poder receber a ajuda de alguma outra suposta divindade. Como ele é diplomata, então, a fim de agradar a todos, ele acaba "acendendo uma vela pra Deus e a outra para o diabo". Ele é daqueles que praticam a "política da boa vizinhança", pois quer se dar bem com todo mundo. Porém, ele se esquece das palavras de Jesus: "ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom" (Mt 6.24). Perceba que esse crente flex não pode receber Deus e mamom ao mesmo tempo no "tanque" do seu coração. Ou é um ou é o outro. Não há lugar para uma mentalidade do tipo "pizza meio-a-meio" no Evangelho. Vale lembrar aqui as palavras do salmista, que disse: "Aborreço a duplicidade, mas amo a tua lei" (Sl 119.113).
3) Desonestidade nos Negócios
"Duas espécies de peso, e duas espécies de medida, são abominação para o Senhor, tanto uma coisa como outra" (Pv 20.10; cf. também: Pv 11.1; 16.11; 20.23).
A honestidade deve ser um traço essencial à vida de todo e qualquer cristão. Isto significa que ao cristão que se comporta bem na igreja, exige-se que tal comportamento também seja praticado em seu trabalho e em seus negócios de uma forma geral. Porém, o lema do Crente Total Flex é: "Igreja, Igreja, negócios à parte". Ele acredita que "fé e negócios não se misturam" e, por isso, sempre que é possível, arruma um jeitinho de levar vantagem sobre os outros e de passá-los para trás.
4) Linguajar Comprometido
"Com ela [a língua] bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim, tão pouco pode uma fonte dar água salgada e doce" (Tg 3.9-12).
O Crente Total Flex, à semelhança do carro bicombustível, é bilíngüe. Ora ele fala o idioma do céu, ora pronuncia o dialeto da terra. Às vezes você o encontra glorificando a Deus e, às vezes, você o vê falando mal do pastor, da igreja e dos demais irmãos. Ele aceita facilmente que essa mistura de "combustíveis" (o celestial e o terreno) abasteça o "tanque" de sua mente e, conseqüentemente, dê a "ignição" em sua boca. Ele acha normal o crente falar certas "verdades" de vez em quando e, portanto, devido a esta sua comunicação flexível, ele sempre diz aquilo que sente vontade de dizer, sem se preocupar se isso é agradável a Deus ou se fere ao seu próximo.
5) Pensamentos Divididos
"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos" (Tg 1.8)
"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e vós de duplo ânimo, purificai os corações" (Tg 4.8).
Aqui em Tiago, as palavras usadas respectivamente para "coração dobre" (1.8) e "duplo ânimo" (4.8) são exatamente as mesmas. Trata-se da palavra grega dipsychos que, entre outras coisas, significa: "alma dividida, mente dividida". Tal vocábulo parece fazer referência à "mente que está dividida entre a fé e o mundo, entre as coisas de Deus e as coisas dos homens". O Crente Total Flex possui tal tipo de mentalidade dividida. Tais crentes indecisos não levam a sério os conselhos do apóstolo Paulo, nos quais ele diz: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Cl 3.2), e ainda: "Quanto ao mais, irmãos, tudo aquilo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8).
6) Meia-Temperatura
"Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és nem frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca" (Ap 3.15,16).
O Crente Total Flex é aquele que "não é oito e nem oitenta"†nas questões relacionadas à vida cristã. Aqui no texto de Apocalipse há um contraste muito interessante. O texto faz um contraste entre as águas quentes e, portanto, medicinais de Hierápolis e as águas frias e puras de Colossos. As primeiras possuíam propriedades medicinais e as últimas serviam para dar um alívio ao cansaço. Sendo assim, a igreja de Laodicéia era uma igreja "em cima do muro". Ela nem proporcionava cura ao doente espiritual e nem trazia refrigério ao que estava espiritualmente cansado. Com o perdão da palavra, era uma igreja "meia-boca". Os crentes laodicenses não eram nem fervorosos e nem frios na vida cristã. Eles simplesmente viviam um "cristianismo" apagado, apático, enfadonho e medíocre. Essa "mornidão espiritual" também é um dos traços marcantes na vida do Crente Total Flex. Ele não vive a vida cristã, mas apenas a “empurra com a barrigaâ€. Logo, se decidir permanecer deliberadamente nesse estado, o destino de tal pessoa será ser lançado "para fora do corpo" ("vomitar-te-ei da minha boca", Ap 3.16).
Conclusão
A fim de concluir o meu pensamento, eu gostaria de dizer que não deve haver lugar no "tanque" do coração do cristão para quaisquer tipos de "substâncias". Não podemos aceitar que o nosso "motor" seja "abastecido" com todos os tipos de "combustível" . Não há lugar para duplos pensamentos, duplas crenças, duplas doutrinas, duplas esperanças, duplas salvações, duplas vocações, duplos batismos etc, pois o nosso coração não é "bicombustível" como o Carro Total Flex é. Muito pelo contrário, o nosso coração é "mono-combustí vel", pois, segundo as Escrituras: "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos" (Ef 4.4-6).
Fique de olho no tipo de "combustível" que querem pôr no seu "motor"!
Autor: Carlos Augusto Vailatti
Fonte estudosgospel
Extraído: midiagospel
- 2.
Escuta da Palavra e Meditação -23/4/2012 - Trabalhem pelo aliment
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Dom, 22 de Abr de 2012 6:28 pm
VERDADE (VER)
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São João 6,22-29
"No dia seguinte a multidão que estava no lado leste do lago viu que ali só havia um barco pequeno. Sabiam que Jesus não tinha embarcado com os discípulos, pois estes haviam saído sozinhos. Enquanto isso, outros barcos chegaram da cidade de Tiberíades e encostaram perto do lugar onde a multidão tinha comido pão depois de o Senhor Jesus ter dado graças. Quando viram que Jesus e os seus discípulos não estavam ali, subiram nos barcos e saíram para Cafarnaum a fim de procurá-lo.
A multidão encontrou Jesus no lado oeste do lago, e perguntaram a ele: - Mestre, quando foi que o senhor chegou aqui?
Jesus respondeu: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres. Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade.
- O que é que Deus quer que a gente faça? - perguntaram eles.
- Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou! - respondeu Jesus."
CAMINHO (JULGAR)
(O que o texto diz para mim, hoje?)
Meditação:
A multidão, na véspera, vira os discípulos saírem sem Jesus, no único barco que havia, e constata que Jesus não está ali. Surpresos, interrogam-se como Jesus partiu.
A caminhada sobre as águas só foi testemunhada pelos discípulos no barco. Vão atrás de Jesus, em Cafarnaum. Quando lhe perguntam, a resposta de Jesus vai ao essencial: Jesus sabia que queriam fazê-lo rei, mas o que ele oferece é o alimento para a vida eterna.
O caminho é crer em Jesus, o que implica comprometer-se com as obras de Deus. Partilhar o pão de cada dia, perdoar o irmão e permanecer firme na construção de um mundo novo de justiça e paz.
No evangelho de hoje iniciamos a reflexão sobre o Discurso do Pão de Vida (Jo 6,22-71), que se alonga durante os próximos dias, até o final desta semana.
A multidão hoje também persegue os sinais de prosperidade, de poder, do sucesso e não percebe o significado das coisas que lhe são necessárias. Jesus, porém, já nos advertia; "Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará!"
Se levássemos em consideração esta recomendação do Mestre a nossa vida deixaria de ser um fardo pesado e passaria a ser um presente de Deus. Se o nosso dia a dia fosse um ato de entrega e abandono aos planos do Pai, com certeza nós daríamos mais atenção às realidades que alimentam a nossa alma agitada e, assim, viveríamos na paz do Espírito.
O Senhor nos dá sinais a todo instante, nos mostrando caminhos seguros, nos orientando, nos dirigindo e, o que é mais importante, derramando sobre nós o Seu Amor que é o alimento que nos garante a vida eterna.
Jesus nos diz também hoje: trabalhem por um projeto igualitário, de irmandade, onde todos desfrutem dos bens que o Pai criou para seus filhos.
Jesus quer que creiamos nele e nesse projeto de sociedade nova que é o sonho de Deus. E com o Espírito que o Pai sonhou esse sonho, ele selou Jesus.
Corremos o mundo para encontrar a felicidade e, no entanto, ela já está bem pertinho de nós. Qual será o alimento que permanece até a vida eterna?
Reflexão Apostólica:
O ponto central deste Evangelho é o Pão. Seja na visão da multidão que seguia Cristo, seja na visão do próprio Jesus.
Para aqueles homens e mulheres simples e marginalizados, a partilha do pão era meramente material, um homem que conseguiu multiplicar o alimento deles.
Como dizia o grande o sociólogo Herbert de Souza (Betinho), quem tem fome tem pressa, e aqueles ali queriam saber de matar sua fome e, para tanto, pouco se interessaram como havia acontecido aquele milagre. Eles não queriam explicações, queriam apenas comer.
Muitos milagres foram vistos em Cafarnaum; Jesus a considerava como sua cidade, mas mesmo assim, mesmo com tantas demonstrações de amor, o povo insistia em não se arrepender sendo talvez por isso justificado a forma mais enérgica e exortativa ao se referir aos que o procuravam apenas por interesses. "(…) Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres".
E hoje, o que mudou? Jesus continua a operar, continua a curar, a fazer milagres no nosso meio, mas a quantas anda nosso arrependimento?
É duro dizer isso, mas o texto do evangelho de hoje demonstra um Jesus profundamente chateado com a demagogia na fala das pessoas ao omitir seus verdadeiros interesses. Pessoas essas, e infelizmente ainda hoje, que vão à busca de situações favoráveis transitórias, esquecendo do que pode ser permanente e duradouro.
Quando buscamos ao Senhor, apresentamos o que na real queremos? E quando recebemos ou somos atendidos, permanecemos junto dele ou também partimos até a próxima vez que precisarmos?
Buscar o Senhor na aflição é bíblico e amplamente orientado nas passagens do novo e antigo testamento; é bom, prudente e valioso esse contato íntimo, mas não podemos ter Jesus como milagreiro e sim como Senhor.
Temos a ingrata "mania" de procurá-lo e logo em seguida esquecê-lo. Quantas pessoas lotam reuniões e grupos onde se lê "semana da graça", "corrente dos milagres" e ao terminar somem?
Precisamos repensar essas concentrações sobre a ótica de alguns pontos de vista:
1. O movimento é interessante e ainda viável, mas precisamos repensar de quem estamos fazendo propaganda: Jesus ou do milagre?
2. É importante que continuem acontecendo, mas saber de fato o que esperamos: adoradores ou quantidade de gente?
3. Que tipo de pessoa queremos que surja desses encontros?
Criamos concepções que geram expectativas nas pessoas. Precisamos ensinar as pessoas que tudo acontecerá a seu tempo, pois Deus deseja muito o nosso bem.
Quantas vezes nós vemos as pessoas se aproximarem da Igreja nos momentos de provação quando enfrentam alguma enfermidade ou quando precisam de um emprego, quando estão com a situação financeira precária e passam por dificuldades, porém depois que encontram conforto e segurança elas se afastam e voltam à mesma vidinha de antes.
Desde aquele tempo Jesus já nos advertia: "Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará!"
O alimento que perdura nós só o encontramos quando permanecemos fiéis a Jesus. Jesus é o alimento que permanece até a vida eterna e só Ele pode saciar a nossa fome de verdade e de justiça.
A multidão que continua procurando Jesus está no mundo, envolvida com as coisas materiais e passageiras, com felicidades efêmeras, com momentos de euforia e não percebe que para encontrar Jesus nós precisamos apenas nos dirigir a Ele que habita no mais profundo do nosso coração, lá onde está o nosso espírito.
Basta para nós a graça de pararmos em nós mesmos penetrando no nosso eu mais intenso para encontrarmos o autor das obras que nos fazem felizes.
Qual é o alimento que você tem buscado no mundo? Em sua opinião este alimento serve para o corpo ou para a alma? O homem é corpo, alma e espírito, onde poderemos encontrar um alimento que traga a unidade entre as três partes do nosso ser? O que você entende sobre o que Jesus falou em relação ao selo que o Pai marcou em nós? Aonde e quando você recebeu esta marca?
VIDA (CELEBRAR)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Senhor, dá-nos um coração desapegado do pão material. Faz-nos querer sempre mais e mais alimentar-nos do Pão da Vida, da Palavra de Deus e da Santa Eucaristia, que é o próprio Cristo que se dá e é o maior milagre todos: um pedaço de pão que se transubstancia num Deus tão maravilhoso, só por amor.
VIDA e MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
Propósito: Despertar a minha consciência crítica, tornando-me consciente de minha história e de minha existência no mundo.
- 3.
TEMPO PASCAL TEMPO DO ESPÍRITO SANTO (03) SURPREENDIDOS PELO ES
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Dom, 22 de Abr de 2012 7:30 pm
TEMPO PASCAL
TEMPO DO ESPÍRITO SANTO !
(03) Surpreendidos pelo Espírito !
Para além da incerteza ou da dúvida, Pedro sabia que Jesus tinha vindo para trazer a salvação aos Judeus.
Mas, não compeendia qual era o sirgificado de uma perturbadora visão que o arrebatou em êxtase :
- "Viu o céu aberto e um objecto, como uma grande toalha, atada pelas quatro pontas a descer para a terra".(Act.10,11).
Na visão, Deus mandava-lhe que comesse a carne dos animais que os Judeus consideravam como impuras, dizendo-lhe :
- "O que foi purificado por Deus não o consideres impuro".(Act.10,15).
Quando Pedro reflectia sobre esta visão, chegaram três homens, enviados por um soldado Romano chamado Cornélio.
Parecia que o próprio Cornélio tinha tido também uma visão em que um anjo lhe disse que lhe ia enviar Pedro.
Inspirado pelo Espírito Santo, Pedro foi com ele a casa de Cornélio, apesar do facto de que a Lei de Moisés proibia que os Judeus se juntassem com os gentios.
Segundo o que Pedro pregou a Cornélio e aos da sua casa, todos os presentes ficaram cheios do Espírito Santo – tal como tinha acontecido a Pedro no dia de Pentecostes.
Com alegria Pedro declarou :
- "Poderá alguém recusar a água do baptismo aos que receberam os Espírito Santo?". (Act.10,47).
Assim, o Evangelho, afinal, não foi apenas para os Judeus !
Jesus veio para a salvação de toda a humanidade.
Apanhado de surpresa, Pedro pôs de parte todas as suas ideias de como Deus queria operar.
E por causa desta abertura à inspiração do Espírito Santo, começava agora uma nova idade.
Virão tempos em que o Espírito Santo nos há-de surpreender.
Ele pode pedir-nos que ponhamos de parte preconceitos de longa data.
Ele pode levar-nos a uma nova actuação ou um novo ministério na nossa paróquia. – uma coisa qualquer que nós nunca tivéssemos pensado, uma autêntica surpresa.
Nós próprios podemos sentir-nos elevados a uma nova missão, um maravilhoso relacionamento.
Qualquer que seja a situação, nós devemos ter sempre a resposta de Pedro na nossa mente; nós devemos estar sempre abertos às surpresas do Espírito Santo.
Visão de Pedro
John
Nascimento
- 4.
Beata Madre Teresa de Calcuta y la Adoración Eucarística
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Dom, 22 de Abr de 2012 7:41 pm
Buenas tardes queridos hermanos en Cristo, queríamos compartir con Uds., este hermoso y aleccionador mail que nos llegó, sobre la Adoración Eucarística y la Comunión en la mano.
"¿Qué es lo único que será capaz de
convertir a América y salvar al mundo?"
"Mi respuesta es: la oración.
Lo que se necesita es que cada Parroquia
visite a Jesús en el Santísimo Sacramento
durante Horas Santas de oración"
Beata Madre Teresa de Calcuta
Palabras de la Madre Teresa
"Es preciso impulsar vigorosamente la adoración perpetua con exposición del Santísimo Sacramento."
"Jesús se hizo para los humanos el Pan de Vida con el fin de comunicamos vida. De noche y de día, Él está allí. Si quieres que el amor crezca en ti, regresa a la Eucaristía, regresa a esa Adoración."
"Nuestra vida tiene que desarrollarse en tomo a la Sagrada Eucaristía. ... fijen los ojos en Aquél que es la luz; acérquense de corazón a Su Divino Corazón; pídanle que les conceda gracia para conocerlo, amor para amarlo, valentía para servirlo. Búsquenlo con todas sus fuerzas."
"Por intermedio de María, la causa de nuestra alegría, ustedes descubrirán que nadie en la tierra les recibirá con mayor alegría, nadie en la tierra los amará más que Jesús, que vive y que está verdaderamente presente en el Santísimo Sacramento. ... Él está ciertamente allí, en Persona, esperándolos."
"No podemos separar nuestra vida de la Eucaristía, porque si llegamos a hacerlo, en ese mismo momento algo se rompe. La gente pregunta, '¿De dónde sacan las hermanas la alegría y las fuerzas para hacer lo que hacen?' La Eucaristía no implica sólo el hecho de recibir, sino también el hecho de saciar el hambre de Cristo. Él nos dice, 'Vengan a mí', porque Él tiene hambre de almas."
"Recién en 1973, cuando empezamos nuestra Hora Santa diaria, fue que nuestra comunidad comenzó a crecer y florecer. ... En nuestra congregación solíamos tener adoración una vez a la semana durante una hora; luego en 1973 decidimos dedicar una hora diaria a la adoración. El trabajo que nos espera es enorme. Los hogares que tenemos para los indigentes enfermos y moribundos están totalmente llenos en todas partes.
Pero desde el momento que empezamos a tener una hora de adoración cada día, el amor a Jesús se hizo más íntimo en nuestro corazón, el cariño entre nosotras fue más comprensivo y el amor a los pobres se nos llenó de compasión, y así se nos ha duplicado el número de vocaciones. Dios nos ha bendecido con muchas vocaciones maravillosas. La hora que dedicamos a nuestra audiencia diaria con Dios es la parte más valiosa de todo el día."
"Las horas de adoración son horas especiales de reparación por los pecados cometidos, y de intercesión por las necesidades del mundo entero; en ellas exponemos la humanidad, que está enferma de pecado y hundida en terribles sufrimientos, a los rayos sanadores, reconfortantes y transformadores de Jesús que irradian de la Sagrada Eucaristía."
"La hora santa es nuestra oración familiar; en ella nos reunimos a rezar el Rosario ante el Santísimo expuesto durante la primera media hora; en la segunda, oramos en silencio."
Cuando le preguntaron a la Madre Teresa cuántos conventos tenía, ella respondió:
"Tenemos 584 sagrarios."
"Cuando uno contempla el crucifijo, entiende lo mucho que Jesús nos amó. Cuando uno contempla la Sagrada Hostia, entiende lo mucho que Jesús nos ama ahora. Ésta es la razón por la cual ustedes tienen que pedirle a su sacerdote que inicie la Adoración Perpetua en su parroquia. Yo le ruego a la Santa Madre que toque el corazón de los sacerdotes de todas las parroquias para que tengan la Adoración Eucarística Perpetua en sus parroquias, y que ésta pueda propagarse por el mundo entero."
"El tiempo que uno pasa con Jesús en el Santísimo Sacramento es el tiempo mejor invertido en la tierra. Cada momento que uno dedica a Jesús profundiza nuestra unión con Él y le imprime al alma un aspecto más eternamente glorioso y hermoso en el Cielo, que nos ayudará a alcanzar una paz duradera en la tierra."
Beata Madre Teresa de Calcuta
Un abrazo en Jesús y María, en el amor del Espíritu Santo, bajo la protección de San José y la mirada amorosa de Dios Padre.
Familia Mobilia
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