Paz e bem!
AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
Teresópolis - RJ
"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)
AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
Teresópolis - RJ
"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)
----- Mensagem encaminhada -----
De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
Enviadas: Sábado, 30 de Junho de 2012 20:03
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] A EUCARISTIA E A ESCATOLOGIA - Som !
A EUCARISTIAE A ESCATOLOGIA!As últimas coisas hão-de acontecer antes que o Senhor venha com toda a Sua Glória !.O Reino que há-de vir é também chamado a eschata (as últimas coisas).Os Evangelhos, bem como os escritos de S.Paulo, de S. Pedro e do Apocalipse, falam do fim do mundo, das últimas coisas que hão-de acontecer antes de Cristo vir na sua glória, e dizem que está iminente.Foi muito apreciado e divulgado o poder desta verdade na primitiva Igreja.Para os discípulos imediatos de Cristo, a segunda vinda parecia iminente.S. Paulo escreveu :- "Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do Céu e os que morreram em Cristo, ressurgirão primeiro..." (1 Tes.4,16).Vários textos do Novo Testamento foram escritos para clarificar que só o Pai conhece o dia e a hora.A Liturgia do Advento é toda uma preparação para a "vinda do Senhor", para a qual devemos estar preparados, porque ela está iminente porque para Deus, mil anos são como um só dia, e um dia é como mil anos, como escrveu S. Pedro :- "Mas existe uma coisa, caríssimos, que não deveis ignorar : Um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um só dia".(2 Pe 3,8).Esta pespectiva escatológica determina muito bem como cada um de nós deve viver.Para quem não tem fé na vinda do Senhor não existe o amanhã com as suas consequências; mas se a Parusia é tão certa como o dia e a noite, então todos devemos viver na expectativa de que o Senhor virá para julgar o mundo.A escatologia é o estudo das "últimas coisas" (céu, inferno, julgamento, etc).Seja qual for a natureza exacta da expectação dos escritores do Novo Testamento, eles estavam obviamente confusos quanto ao facto de a escatologia estar iminente.À medida que o tempo foi correndo, o Cristianismo foi dando menos importância e menos atenção a esta mensagem da Escatologia, mas apenas a Liturgia do Advento a invoca num sentido de uma preparação para o facto de que a vinda do Senhor é incerta para cada um e o Senhor pode vir de surpresa.Teologicamente, todavia, a necessidade da descoberta da Escatologia é um tema e uma norma de vida da maior importância.Embora nós não saibamos "o dia nem a hora", e talvez por isso mesmo, a ideia das "ultimas coisas", é uma perspectiva de toda a nossa vda.Tendo bem presente que é preciso estarmos preparados para o momento do último dia, é um "alerta" para que para nós o Senhor não nos apanhe despercebidos e mal preparados, segundo este aviso de S. Pedro :- "Sede sóbrios e vigiai! O Diabo, vosso adversário, anda em redor de vós, como um leão que ruge, buscando a quem devorar".(1 Pe.5,8).Os teólogos modernos têm alertado a nossa consciência para a importância vital da perspectiva da Escatologia.A nossa ideia sobre "um fim" dá consistência à nossa determinação de nos prepararmos para ele constantemente.O nosso conhecimento da relação entre a primeira e a última vinda do Senhor nos ajudará a fazer tudo para que vivamos sempre bem preparados em ordem aos últimos dias.Com relação à Eucaristia S. Paulo recomenda :- "Portanto, sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha".(1 Cor,11,26).A Eucaristia tem, portanto uma dimensão essencial que nos deve manter preparados até que Ele venha.Quando nós celebramos a Eucaristia, somos essencialmente movidos pelo Espírito Santo a juntarmo-nos em Cristo ao eterno cântico de toda a Criação, aos Anjos e Santos, em Acção de Graças a Deus pelo que Ele fez por nós e para nós.A Eucaristia é o símbolo do banquete celeste, cantado pelo salmo :- "Saboreai e vede como é bom o Senhor; fez o homem que n'Ele se abriga".(Sl.34,9).A nossa recompensa ultrapassa tudo quanto possamos imaginar, como o descreve ainda S. Paulo :- "Mas, como está escrito, são coisas que "nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passou pelo pensamento do homem o que Deus preparou para aqueles que O amam". (1 Cor.2,9).São, todavia, coisas que não comprenderemos pelos nossos sentidos, mas que devemos receber, aceitar e cumprir segundo a fé :- "Hoje vemos como por um espelho, de maneira confusa, mas então veremos face a face. Hoje conheço de maneira imperfeita; então, conhecerei exactamente, como também sou conhecido". (1 Cor.13,12).E S. João dá mais um complemento :- "Caríssimos, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos como Ele é".(1 Jo.3,2).E assim, a Eucaristia é o principiar da nossa experiência do "mistério" de Cristo, que Ele é a promessa de Deus e o seu cumprimento.Na Eucaristia nós tocamos e saboreamos o pão e o vinho transformados e sabemos que partilhamos uma comunhão com Deus.O Espírito Santo é o Amor de Deus, a Santidade de Deus em nós, o nosso divino Hóspede.No Evangelho de hoje, Jesus mostra-nos que Ele é o Senhor da vida e da morte, e nós, por mais que nos custe pensar na morte, ela continua a ser para cada um de nós uma verdade eterna e pode ser iminente, porque não escolhe idades, como podemos comprovar pelas notícias de todos os dias.O nosso mundo de hoje, terrivelmemnte absorvido e sufocado pelos inúmeros problemas como pelas constantes corridas para uma vida fácil, em busca de uma felicidade que não faz ninguém feliz, não tem tempo nem vontade de pensar e de se preparar para a "Escatologia".Ignorar tudo isto, viver alheio a tudo isto é viver sem ter fé ou ter uma fé sem obras, que o mesmo é dizer que se vive na escuridão, com as velas apagadas.Nascimento
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