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    segunda-feira, 6 de agosto de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] LITURGIA DA PALAVRA - 19o DOMINGO COMUM - B - Som !



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: <nascimentoja@shaw.ca>
    Data: 6 de agosto de 2012 19:36:50 BRT
    Para: "Grupo Mahavidya" <grupomahavidya@yahoogrupos.com.br>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] LITURGIA DA PALAVRA - 19o DOMINGO COMUM - B - Som !
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

       

                          É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.

                          19º DOMINGO  COMUM - ANO  B !

     

     

                       Eu sou o Pão que desceu do Céu.

     

                 A Liturgia da Palavra deste 19º Domingo Comum – B, vem ainda outra vez, na continuação dos dois Domingos anteriores,  insistir no Mistério da Eucaristia, apresentando Jesus como o Pão da Vida.

                Pela Fé o homem sente Deus a seu lado, no trabalho, na família, em toda a sua vida, porque «sem Mim nada podeis fazer» !

                Mas a presença do Senhor torna-se mais visível na celebração da Eucaristia e na proclamação da Sua Palavra.

                A Fé, não isentando o cristão das dificuldades do dia-a-dia, transmite-lhe esperança na vitória do bem sobre o mal, do amor sobre o ódio, da vida sobre a morte.

                Esta confiança, radicada na fé, há-de levar o homem a uma maior fidelidade à vontade de Deus.

                A 1ª Leitura do 1º Livro dos Reis, diz-nos que uma sensação de abandono gera no espírito de Elias um estado de abatimento e mesmo de desespero.

                Morrer no deserto onde o povo  andou errante, onde Moisés suportou a revolta do mesmo povo e onde Agar ficou sepultada, será simultaneamente libertação e glória.

                - "Elias, desejou então morrer e disse «Agora, Senhor, já basta ! Tirai-me a vida que eu não sou melhor que meus pais».(...).  Levanta-te e come, que a caminhada é muito grande". (1ª Leitura).

                 Mas Deus que dá a vida e fortalece a esperança, tem a seu respeito um plano diferente.

                Envia-lhe um anjo com o sustento corporal e espiritual.

                Ali mesmo alimentara também o povo com o maná.

                E, deste modo, Elias pôde levar a bom termo a missão que o Senhor lhe confiara.

                A história do profeta Elias, é a história de todos nós.

                Temos que  nos alimentar frequentemente porque temos uma grande missão a cumprir e para sentirmos como o Senhor é bom, como proclama o Salmo Responsorial :

                - "Saboreai e vede  como o Senhor é bom".

                 Na 2ª Leitura S. Paulo lembra aos Efésios, e hoje também a todos nós, que o Senhor nos amou ao ponto de Se oferecer como vítima, agradável a Deus e necessária à nossa salvação :

                - "E entregou-Se a Si mesmo por nós, oferecendo-Se como vítima agradável a Deus". (2ª Leitura).

                 É que a fé não é apenas um acto da inteligência, mas também um acto da vontade humana que, com o alimento da Eucaristia,  nos deve conduzir à prática do bem, evitando tudo o que nos pode afastar de Deus.

                O Evangelho é de S. João, e diz-nos que  Cristo convida os seus ouvintes a acreditarem na Sua Palavra, a acreditarem n'Ele, que é a Vida.       

                 Um pão que alimenta, que não nos deixa morrer mas nos leva à vida eterna :

                - «Eu sou o Pão que desceu do Céu»(...). Quem acredita possui a vida eterna. Eu sou o Pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. Mas o Pão que desce do Céu é tal que, se alguém comer dele, não morrerá". (Evangelho).

                É natural o espanto gerado entre a multidão.

                Se somente Deus tem palavras de vida eterna, como pode o filho de Maria e José dizer que Ele próprio é o pão da vida ?

                As palavras de Jesus são um apelo à fé e são também o anúncio da Eucaristia – Sacramento em que Ele nos dá como Pão da vida o Seu próprio Corpo.

                A Eucaristia é o coração da Igreja.    

                 S. Leão Magno tinha dito a respeito da Comunhão  :

                - "A nossa participação no Corpo e no Sangue de Cristo tende unicamente a tornarmo-nos aquilo que nós comemos".

                 Ora vejamos o que é que Jesus disse sobre este ponto :

                - "Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, assim também o que Me come, viverá por  Mim".(Jo.6,57).

                 Esta expressão "assim como", refere-se a duas coisas : a origem e a finalidade.

                Assim, quem come o Corpo e bebe o Sangue de Cristo, vive "por causa dele" e para se "transformar nele", isto é, para a sua glória, para o seu amor e para o seu Reino.

                Assim como Jesus vive por causa de e para o Pai, também nós, participando no mistério do seu Corpo e Sangue, vivemos por causa de e para Jesus.

                Os Santos Padres da Igreja também tomaram como exemplo o alimento físico, para explicarem este mistério, dizendo que é a mais forte forma de vida que assimila a fraqueza e não vice-versa.

                O mundo dos vegetais assimila minerais, e os animais assimilam vegetais, e o espiritual assimila o material.

                Para os que O recebem, Jesus diz :

                - "Tu não Me podes mudar para a tua substância, mas em vez disso, tu deves transformar-te em Mim".

                 O alimento não é uma substância viva e, portanto, não pode dar a vida; ele é apenas uma fonte de vida que alimenta e mantém a vida que nós temos.

                Mas, ao contrário, o Pão da Vida, é um Pão Vivo, e aqueles que o recebem, vivem por ele.

                Assim, enquanto a comida  alimenta o corpo – peixe, pão e todos os outros alimentos – é assimilado pelo corpo e forma o sangue humano, acontece o contrário com o Pão da Vida, que dá a vida àqueles que o recebem, assimila-os e transforma-os em si mesmo.

                Nós somos levados por Cristo a viver a vida que está nele; ele diz de si mesmo que é "o Pão da Vida", precisamente para nos fazer compreender que não nos alimenta como o faz um ordinário alimento, mas que, assim como ele possui a vida, ele dá-nos essa vida e acrescenta :

    - "Aquele que Me come, vive por Mim".

                Para dizer que Jesus "nos assimila na comunhão significa que, de facto,  Ele nos torna semelhantes a Ele nos nossos sentimentos, nos nossos desejos e na nossa maneira de pensar; numa palavra, Ele cria em nós a mesma mentalidade de Jesus Cristo, como disse S. Paulo :

                - "Tende entre vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus". (Fil.2,5).

                 Jesus faz isso porque Ele é o "coração" do Corpo Místico.

                De facto, qual é a função do coração no corpo humano ?

                O sangue empobrecido dos seus elementos vitais e contendo resíduos de toxinas no organismo, volta ao coração.

                Nos pulmões o sangue é reoxigenado e, assim regenerado e enriquecido de elementos nutritivos, é reenviado pelo coração a todo o organismo.

                Num nível espiritual, o mesmo acontece  no coração da Igreja, que é Cristo.

                Assim corre em cada Missa o sangue empobrecido de todo o mundo; e assim, pela Comunhão, ficam regeneradas as almas das suas infidelidades, como se recebessem um novo sangue purificado, ao que Santo Inácio de Antioquia chamou a "medicina da imortalidade".

                É o que S. João nos quer dizer na sua Primeira Carta :

                - "Mas, se andarmos na luz, como Ele está na luz, estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica-nos de todo o pecado".(1 Jo.1,7).

                 Nunca poderemos imaginar a dimensão de toda a verdade e de toda a realidade de que a Eucaristia é o Coração da Igreja.

                 Vivendo de harmonia com esta maravilhosa realidade, estaremos a dar a nossa melhor resposta à Presença Real de Cristo total na Eucaristia e a preparar-nos para termos parte na História da Salvação.

                 .................................................................

                Diz o Catecismo da Igreja Católica :

                1396. – A unidade do Corpo Místico : a Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia estão mais intimamente unidos a Cristo. Por ela, Cristo une todos os fiéis num só corpo : a Igreja. A Comunhão renova, fortalece e aprofunda esta incorporação à Igreja já realizada pelo Baptismo. No Baptismo fomos chamados a formar um só Corpo. A Eucaristia realiza este apelo : «Não é o cálice da bênção, que nós abençoamos, uma comunhão com o Sangue de Cristo ? Não é o pão que nós partimos uma comunhão com  o Corpo de Cristo ? Uma vez que existe um só pão, nós, que somos muitos, formamos um só corpo, visto participarmos todos desse único pão» (1 Cor.10,16-17).

     

                                                                                                   John 

                                                                                        Nascimento

     



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    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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