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    domingo, 13 de janeiro de 2013

    [Catolicos a Caminho] FÉ SEM OBRAS (17) A EUCARISTIA SACERDÓCIO E AUTORIDADE Som !

     

     

                           FÉ SEM OBRAS  !

     

               A EUCARISTIA-SACERDÓCIO E AUTORIDADE.(17)

     

    "A Igreja constituida sobre os Apóstolos, foi desde o princípio constituída hierarquicamente".

     

    A convergência emergente sobre a Eucaristia é uma parte da larga convergência sobre Baptismo, Eucaristia e Ministério.

    Este último devia  despertar a nossa atenção sobre este ponto.

    A posição católica é a de que Jesus estabeleceu  a sua Igreja sobre os Apóstolos, e foi, desde o princípio, constituída hierarquicamente.

    Embora as igrejas livres e dissidentes tenham dificuldade em aceitar uma estrutura clerical, todavia isso já faz parte da Igreja por mais de 2000 anos.

    Estrutura hierárquica e clericalismo são duas coisas muito diferentes.

    Clericalismo significa uma clivagem entre os leigos e o clero levada a um ponto de exagero.

    Tal como em todos os "ismos", há um excesso de trabalho.

    Tomando um balanço apropriado entre o papel atribuído aos clérigos na Igreja e o atribuído aos leigos, há uma grande importância.

    Os reformadores estavam convencidos de que a Igreja se tinha tornada clericalizada.

    Os abusos e excessos do poder clerical e a discriminação dos leigos, considerados como de segunda classe, deram origem à Reforma.

    Os Clérigos na Idade Média, especialmente nos estados papais, tomaram posições que propriamente pertenciam aos leigos.

    O clero  tinha uma tendência para dominar a sociedade e para se envolver na política e em actividades seculares.

    A partir daí surgiu uma tensão na Igreja sobre a sua própria função e uso da autoridade.

    Era evidente no tempo da Reforma (como ainda hoje) que a Igreja precisava de autoridade, mas a maneira como ela era exercida é que foi contestada.

    Hoje em dia, melhor do que então,  nós compreendemos que não há um "direiro divino para os reis", enquanto o poder e a autoridade da Igreja se devem entender em termos de serviço.

    O Evangelho é claro :

    - "Quem quiser ser grande entre vós, fcaça-se vosso servo".(Mc.10,43).

    A autoridade não é ter poder sobre a vida dos outrros, mas sim ser sempre um serviço para os outros e um serviço do Evangelho.

    Uma parte da agenda ecuménica consiste em sair da questão da autoridade.

    É uma necessidade vital.

              Na nossa cultura a autoridade do mundo deve ser partilhada.

              A autoridade de governar está sujeita a uma eleição e é exigida pelos governados.

    O sentido da governação e o equilíbrio sugerem que a autoridade  não deve ser excessiva (despótica) mas sim responsável.

    A posição católica é a de que os que exercem o sacerdócio sobre o corpo de Cristo que é a Eucaristia, exercem também a autoridade sobre o Corpo Místico de Cristo que é a Igreja.

    Embora haja algumas questões sobre a estrutura da Igreja no tempo dos Apóstolos, o que é verdade é que no fim do século I e durante o século II, ninguém presidia à Eucaristia que não fosse reconhecido como tendo autoridade na Igreja.

    Se nós podermos redescobrir o nexo importante entre a autoridade e o serviço, no paradigma do Evangelho de S. João que dá mais ênfase ao lava-pés do que à Última ceia, nós compreenderemos a longa caminhada ecuménica para a celebração do sacrifício e o sacerdócio instituído por Cristo.

    Assim, portanto, o Sacerdócio, visto e exercido como serviço, é exactamente pôr por obras toda a mística, toda a doutrina e toda a pastoral que são conferidas pelo Sacramento da Ordem.

     

                                                             John

                                                                    Nascimento

     

     

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    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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