FÉ SEM OBRAS !
A EUCARISTIA-SACERDÓCIO E AUTORIDADE.(17)
"A Igreja constituida sobre os Apóstolos, foi desde o princípio constituída hierarquicamente".
A convergência emergente sobre a Eucaristia é uma parte da larga convergência sobre Baptismo, Eucaristia e Ministério.
Este último devia despertar a nossa atenção sobre este ponto.
A posição católica é a de que Jesus estabeleceu a sua Igreja sobre os Apóstolos, e foi, desde o princípio, constituída hierarquicamente.
Embora as igrejas livres e dissidentes tenham dificuldade em aceitar uma estrutura clerical, todavia isso já faz parte da Igreja por mais de 2000 anos.
Estrutura hierárquica e clericalismo são duas coisas muito diferentes.
Clericalismo significa uma clivagem entre os leigos e o clero levada a um ponto de exagero.
Tal como em todos os "ismos", há um excesso de trabalho.
Tomando um balanço apropriado entre o papel atribuído aos clérigos na Igreja e o atribuído aos leigos, há uma grande importância.
Os reformadores estavam convencidos de que a Igreja se tinha tornada clericalizada.
Os abusos e excessos do poder clerical e a discriminação dos leigos, considerados como de segunda classe, deram origem à Reforma.
Os Clérigos na Idade Média, especialmente nos estados papais, tomaram posições que propriamente pertenciam aos leigos.
O clero tinha uma tendência para dominar a sociedade e para se envolver na política e em actividades seculares.
A partir daí surgiu uma tensão na Igreja sobre a sua própria função e uso da autoridade.
Era evidente no tempo da Reforma (como ainda hoje) que a Igreja precisava de autoridade, mas a maneira como ela era exercida é que foi contestada.
Hoje em dia, melhor do que então, nós compreendemos que não há um "direiro divino para os reis", enquanto o poder e a autoridade da Igreja se devem entender em termos de serviço.
O Evangelho é claro :
- "Quem quiser ser grande entre vós, fcaça-se vosso servo".(Mc.10,43).
A autoridade não é ter poder sobre a vida dos outrros, mas sim ser sempre um serviço para os outros e um serviço do Evangelho.
Uma parte da agenda ecuménica consiste em sair da questão da autoridade.
É uma necessidade vital.
Na nossa cultura a autoridade do mundo deve ser partilhada.
A autoridade de governar está sujeita a uma eleição e é exigida pelos governados.
O sentido da governação e o equilíbrio sugerem que a autoridade não deve ser excessiva (despótica) mas sim responsável.
A posição católica é a de que os que exercem o sacerdócio sobre o corpo de Cristo que é a Eucaristia, exercem também a autoridade sobre o Corpo Místico de Cristo que é a Igreja.
Embora haja algumas questões sobre a estrutura da Igreja no tempo dos Apóstolos, o que é verdade é que no fim do século I e durante o século II, ninguém presidia à Eucaristia que não fosse reconhecido como tendo autoridade na Igreja.
Se nós podermos redescobrir o nexo importante entre a autoridade e o serviço, no paradigma do Evangelho de S. João que dá mais ênfase ao lava-pés do que à Última ceia, nós compreenderemos a longa caminhada ecuménica para a celebração do sacrifício e o sacerdócio instituído por Cristo.
Assim, portanto, o Sacerdócio, visto e exercido como serviço, é exactamente pôr por obras toda a mística, toda a doutrina e toda a pastoral que são conferidas pelo Sacramento da Ordem.
Nascimento
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