CREDO DOS APÓSTOLOS!
CREIO EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR !.
(016).-JESUS !
O segundo artigo do Credo dos Apóstolos segue logicamente o primeiro.
Uma vez que nós nos mentalizamos de que a humanidade perdeu a amizade de Deus no começo da História humana, a vinda de Cristo, tem um profundo significado.
Nós acreditamos que Deus se fez homem na pessoa de Jesus Cristo, mas não sabemos se haveria Igualmente a Incarnação de Deus se não tivesse havido pecado.
Mas estamos seguros de que a Incarnação deu-se porque o pecado entrou no mundo na pessoa de Adão.
Por outras palavras, a razão BÁSICA DA Incarnação é a necessidade da redenção para o homem.
Neste segundo Artigo vamos exactamente fazer as nossas considerações, na mesma ordem em que as palavras vêm no Credo – Jesus, Cristo, Seu Filho (filho de Deus) e Nosso Senhor.
Este nome Jesus, nas línguas Hebráica e Grega, significa Javé é Salvação.
A pessoa de Jesus é universalmente conhecida como tendo sido um Rabbi Judeu, isto é, um Mestre Judeu, que no período que antecedeu a destruição do Templo de Jerusalém pelos Romanos, escolheu uns discípulos, os ensinou e lhes confiou uma missão universal, e depois foi condenado como impostor pelos sumos sacerdotes e os anciãos, embora os seus discípulos continuassem a acreditar nele como o Messias Salvador.
A história de Jesus é contada tradicionalmente pelos Evangelhos e por alguns testemunhos históricos à margem dos Evangelhos.
Para melhor conhecermos a história de Jesus, não há como ler o que sobre Ele escreveram aqueles que O viram e ouviram e foram testemunhas de todas as suas obras.
No Novo Testamento o nome JESUS está associado com dois acontecimentos nos Evangelhos, a Anunciação do Anjo a Maria e a revelação feita a José.
Na Anunciação o Anjo Gabriel apareceu a Maria e chamou-lhe a Cheia de Graça.
Ela ficou perturbada com estas palavras e o Anjo continuou :
-"Maria, não tenhas receio, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de JESUS".(Lc.1,30).
Algum tempo depois, o mesmo Anjo Gabriel apareceu a José, que andava muito confuso porque Maria tinha misteriosamente ficado grávida, pois não tinham coabitado e segundo a lei judaica ele devia deixá-la, e ele tinha decidido fazê-lo antes que se tornasse público.
Então o Anjo disse-lje :
-"José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e pôr-lhe-ás o nome de JESUS; porque Ele salvará o povo dos seus pecados".(Mt.1,20).
Jesus é um nome latino, correspondente ao nome IESOUS, na língua grega, e YESHUA, na língua hebraica, e significa JAVÉ É SALVAÇÃO.
No livro do Génesis, que é o primeiro livro do Antigo Testamento, depois do primeiro pecado do homem, Deus prometeu enviar-lhe um Redentor.
Dirigindo-se ao demónio, Deus disse :
-"Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça, ao tentares mordê-la no calcanhar".(Gn.3,15).
Temos aqui um proto-Evangelho, uma Boa Nova: anuncia-se que a luta entre a descendência da serpente e a descendência de Eva terminará com a vitória desta última.
É o anúncio do triunfou do Bem sobre o Mal.
O autor bíblico, apesar de contemplar a humanidade dilacerada pelas garras do mal, mantém um profundo optimismo: o triunfou é do Bem.
Entre a descendência da mulher-Eva, está Cristo que, com a sua morte e ressurreição, esmagou a cabeça da serpente.
Ele é a Cabeça da Humanidade vitoriosa.
Estreitamente associada a Ele, encontra-se Maria, a nova Mulher, a nova Eva.
A descendência da Mulher, que nós identificamos com Maria, era a descendência de Adão.
Esta mesma promessa do Redentor é repetida muitas vezes no Antigo Testamento.
E sempre a referência é para JAVÉ, aquele que salva.
Quando acontecer que Ele não salva, não haverá mais nenhum outro que salve :
-"Pedem auxílio, mas ninguém os socorre, chamaram pelo Senhor, mas não os ouviu".(Sl.18,32).
-"Todavia Eu sou o Senhor teu Deus, desde a terra do Egipto. Não reconhecerás outro Deus fora de Mim".(Os.13,4).
Esta ênfase do poder que tem Javé para salvar, atesta dramaticamente que a Incarnação foi desde muito cedo mais claramente pre-anunciada pelos profetas judaicas do que a rejeição de Jesus, pelos chefes judeus.
Muitas vezes o Antigo Testamento insiste em que só Deus pode salvar.
Logicamente, portanto, Deus queria tornar-se homem para salvar o Seu Povo do pecado.
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