TEMPO DA QUARESMA
Sabeis que sois um templo do Senhor!
Criados para a Glória !
(2013-21) UMA RELIGIÃO OU SISTEMA MORAL!
Um mal entendido semelhante ao da Religião como simples Sistema Religioso é o de tomarmos a Religião ou a Igreja como um simples ou primariamente Sistema Moral.
Isso reduz a mensagem do Evangelho apenas a um conjunto de virtudes como honestidade, justiça, bondade e integridade.
Evidentemente, há uma longa tradição da moralidade cristã que se fundamenta nos Dez Mandamentos e no Sermão da Montanha.
Nós todos somos chamados a viver uma vida virtuosa e a fazer tudo em favor do bem comum.
Isto inclui uma luta contra o aborto, contra a injustiça económica e contra toda a prática da imoralidade sexual.
Nós devemos ajudar os pobres, confortar os idosos e doentes e ensinar os ignorantes.
Tudo isto são partes necessárias que devemos praticar como cristãos.
Mas o essencial do nosso chamamento está fundamentado na nossa necessidade de um salvador – e o seu nome é Jesus.
S. Paulo apontou isto com uma perfeita perspectiva quando escreveu :
-"Porque é pela graça que fostes salvos, mediante a fé. E isto não é a vós que se deve; é dom de Deus. Não vem das obras para ninguém se poder gloriar. Pois nós somos obra Sua, criados em Jesus Cristo em vista das boas acções que Deus de antemão preparou, para nós as praticarmos".(Ef.2,8-10).
As nossas convicções morais e as boas obras é suposto serem a resposta ao amor de Deus.
Mas a nossa fé está fundamentada no desejo de Deus de Se reconciliar connosco – e a nossa reconciliação veio através de Jesus e da Sua morte, não por nós e pelas nossas boas obras.
Portanto a nossa reconciliação com Deus não depende apenas de nós, isto é, não a devemos fazer ao nosso geito mas segundo a doutrina que Jesus ensinou aos seus Apóstolos, confirmada pela sua pregação e pelos seus milagres e realizada pela sua morte e ressurreição.
Por vezes se pretende que a Igreja se adapte ou se escravize aos conceitos e pretenções humanas e aos seus erros e aberracções, mas esse não é o caminho certo.
Nós é que temos de nos adaptar à missão da Igreja que Jesus fundou e nos deixou e à qual prometeu assistência até ao fim do mundo.
Não tenhamos medo, mesmo que nos pareça que alguma coisa pode estar errada, porque somos humanos e podemos errar; temos que lutar contra os nossos erros para praticarmos uma verdadeira Religião, porque até os nossos próprios erros são um exemplo e um motivo para uma conversão de vida.
Jesus quer ser o nosso guia em toda a nossa vida.
Foi para isso que Ele deu a Sua vida por nós na cruz.
Redemiu-nos dos nossos pecados para que possamos ter com Ele uma vida mais íntima.
Jesus quer ser o nosso Senhor e o nosso amigo mais próximo – Aquele que nos governa com amor e o modelo da nossa santidade.
Quando procurarmos a nossa reconciliação com Jesus, devemos fazê-lo também em espírito de amor e de intimidade, pela oração e pelos Sacramentos e a meditação da Sagrada Escritura..
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário