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    terça-feira, 27 de março de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] IGREJA CATÓLICA - (041) EVANGELHOS SINÓPTICOS Som !

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Terça-feira, 27 de Março de 2012 20:37
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] IGREJA CATÓLICA - (041) EVANGELHOS SINÓPTICOS Som !



     

               IGREJA CATÓLICA
     
                                                                  (041) EVANGELHOS SINÓPTICOS !
               
                             Dá-se o nome de "Sinópticos" aos três primeiros Evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas, em virtude das semelhanças e do conteúdo da vida de Cristo observados em "sinopse", isto é, em conjunto..
                Para facilidade de comparação é costume apresentar estes três Evangelhos em três colunas paralelas.
                É a esta ordenação que se dá o nome de "sinopse".
                A extensa semelhança do conteúdo e a maneira como se apresentam os três Evangelhos, e ao mesmo tempo uma notável dissemelhança nos pormenores, fez levantar o que se chamou o "Problema Sinóptico".
    Mas até ao momento ainda não foi aceite qualquer solução para este problema.
                É desde o tempo de J. Griesbach (1776) que os três primeiros Evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas, começaram a ser chamados os "Evangelhos Sinópticos", porque eles nos dão uma visão "sinóptica" da vida e dos ensinamentos de Cristo.
                Eles oferecem uma panorâmica de todos os factos como observados do mesmo ângulo, do mesmo ponto de vista.
                Todas as razões apresentadas quanto aos pormenores de várias dissidências, nunca passaram de meras hipóteses.
                Na verdade, 606 dos 661 versículos de Marcos aparecem na mesma forma em Mateus.
                Igualmente 380 dos 661 versículos de Marcos aparecem no Evangelho de Lucas.
                Assim, uma das opiniões mais aceites é a que sugere que o Evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito e os outros dois são uma revisão e explanação de Marcos.
                Além disso Mateus e Lucas incorporaram cerca de 250 versículos de outros factos muito semelhantes nos seus Evangelhos.
                É ainda opinião dos peritos que, para Mateus e Lucas deve ter havido uma outra fonte de informação que, por ser incompleta, não sobreviveu através dos séculos,
                Outros pensam que essa fonte de informação seria o que hoje é conhecido por "Documento Q", ou ainda o Diatesseron.
                Também é costume tentar esclarecer as dissemelhanças dos três sinópticos, tendo em consideração :
                             * A audiência a que eram dirigidos, segundo as suas culturas, religiões e origem étnica.
                            * carácter pessoal do escritor sagrado.
                        * A visão específica de cada um ao referir-se à mesma pessoa de Cristo.
                Assim é costume considerar em cada um dos três Sinópticos, uma visão particular da vida e dos ensinamentos da mesma pessoa - Cristo.
     
                            S. Marcos.
                Considera em primeiro plano a "humanidade de Jesus" e começa o seu Evangelho com a pregação de João Baptista, ignorando tudo o que se refere ao nascimento e vida oculta de Jesus.    
    Deve ter sido escrito entre os anos 65 e 70.
               
                            S. Mateus.
                Deve ter sido escrito dez anos depois do Evangelho de Marcos, cerca do ano 80.
                Mateus considera Jesus o novo Moisés, o Mestre.
                Provavelmente este Evangelho foi escrito em Antioquia, na Síria, cuja população mais importante era de judeus.
                Assim apresenta Jesus como o Messias prometido e apresenta a árvore genealógica de Jesus a começar em Abraão até Jesus, do qual conta a história do seu nascimento e só ele conta a Fuga de Jesus para o Egipto.
                Apresenta os cinco Discursos de Jesus :
     
                            * Sermão da Montanha. (5,3 a 7,27).
                            * Discurso Missionário ou Primeira Experiência Apostólica. (10,5-42).
                            * Explicação da Parábola do Semeador. (13,13-52).
                            * Discurso eclesial. (Condições para entrar no Reino-Igreja, Escândalo da comunidade, a ovelha perdida, oração comunitária eclesial e o Espírito de perdão.(18,3-35).
                            * Discurso escatológico sobre a destruição do templo. (24,4 a 25,46).         
     
                            S. Lucas.
                Apresenta o Jesus cheio de compaixão, que perdoa.
                Deve ter composto o seu Evangelho na Acaia, ao sul da Grécia, ao mesmo tempo que Mateus escrevia na Síria.
                Entre as várias facetas de S. Lucas podemos considerar :
     
                            * O Evangelho da mulher. Para Lucas a mulher tem um papel de muita importância: Maria e Zacarias na Anunciação; Ana e Simeão na Apresentação; a mulher que perdeu as dracmas.
                            * O Evangelho do Espírito Santo. A Terceira pessoa da SS. Trindade recebe mais reconhecimento em Lucas do que nos outros evangelistas. (Anunciação e Apresentação).
                            * O Evangelho da Salvação Universal. Escrevendo para os Gentios, Lucas quer dizer-lhes que eles também se podem salvar.
                            * O Evangelho da Misericórdia e do Perdão. (Parábola do Bom Samaritano, os dez leprosos, Zaqueu).
                Todos estes pontos de vista pessoais podem estar na base das dissidências em muitos pormenores dos Sinópticos.
                                            
     
    DIATESSERON
    Chama-se Diatesseron a um trabalho sobre a Harmonia dos Evangelhos, atribuído a Taciano. (170).
    Não há um texto completo do Diatesseron, mas apenas um fragmento em grego (14 linhas em que se descreve que José de Arimateia pediu o corpo de Jesus).
    Todos os outros documentos em referência são secundários ou até terceiras cópias.
    O que está presentemente em discussão é qual foi a língua original em que o Diatesseron foi escrito e qual o lugar da sua origem.
    Uns pensam que foi originariamente escrito em grego e depois traduzido para Siríaco.
    Outros pensam que foi originariamente escrito em Siríaco, a língua de Taciano.
    Ainda outros pensam que foi compilado do Latim de Roma, para o grego e que Taciano depois passou para Siríaco.
    O Diatesseron teve uma grande divulgação nas Igrejas Siríacas.
    Foi usado como texto oficial até ao século V nas Igrejas Siríacas.
     
    DOCUMENTO Q
    Referência a uma hipotética reconstrução de um trabalho do alemão Quelle em que ele teria feito uma comparação do Evangelho de Mateus com o de Lucas.
    Esta ideia apareceu pela primeira vez em 1838 sugerida por C. H. Weisse.
    É portanto uma teoria que pretende explicar o que há em comum entre os Evangelhos de Mateus e de Lucas, especialmente sobre tudo quanto Jesus fez e ensinou.
    A aceitação do Documento Q ocorreu especialmente entre o liberal Protestantismo ao longo do século XVIII, com uma pequena representação do círculo católico desde 1950.
    Modernamente tem-se discutido este problema por várias razões, especialmente por nunca se ter encontrado o documento original.
    De qualquer modo ele não altera em nada a verdade histórica dos Evangelhos nem a sua divina inspiração e inerrância.
     
               É sobre os Evangelhos que ordinariamente se baseia a Igreja para o seu Ministério da Palavra, ou seja, a Liturgia da Palavra.
     
                                                          John
                                                                Nascimento
                                     
     
     
     
     
               
     
     
     
     
               
     
     
     
     
     
     


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    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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