Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 29 de novembro de 2011

    O martírio de Santo Agostinho

    Artigos Veritas

      Crônicas
     
    O martírio de Santo Agostinho
    Victor Peregrino

    Tempos atrás, motivado pelo desejo de melhor compreender a doutrina católica, quis travar conhecimento com os escritos de Santo Agostinho. Para tanto - pensei - nada melhor do que buscar uma livraria católica.

    Dirigi-me, portanto, a uma das maiores, no centro da cidade, e pus-me a vagar frente às estantes, passeando os olhos pelas milhares de lombadas expostas na prateleiras. Não demorei a perceber que não poderia ter escolhido melhor, caso tencionasse realizar uma pesquisa bibliográfica sobre sociologia, política, marxismo, psicanálise, religiões comparadas, ou mesmo sobre os \'best-sellers\' do momento. Nada encontrei, porém, referente aos outrora chamados "Doutores da Igreja".

    Busquei o auxílio de um balconista, jovem magricela, de brinquinho na orelha, que a contragosto resolveu atender-me.

    - Qual é mesmo o nome? - perguntou ele, folheando catálogos de editoras.

    - Santo Agostinho. Escreveu as "Confissões", "De Civitate Dei" etc...

    - Ele é francês?

    - Não. Nasceu na Numídia, na África...

    - Ah, bom - suspirou ele. Então está na listagem de autores e temas africanos. Deixa ver. Agostinho, Santo. A... Ac... Agatha Christie: "A Morte sobre o Nilo", Ago... Agostinho... Agostinho... Está aqui. Um momento.

    Partiu como passarinho apressado para os fundos da loja, subiu uma escada, procurou por alguns momentos, agarrou uns volumes e retornou, no mesmo andarzinho empertigado e duro.

    - Pronto! exclamou, colocando os livros sobre o balcão. Li: "Escritos Políticos e Poéticos", "Obra Política" e "Obras Completas de Agostinho Neto". Todos de uma conhecida editora católica.

    - Não, protestei. Este é o Agostinho Neto, líder da revolução angolana. Refiro-me a Santo Agostinho, Bispo e doutor da Igreja...

    O rapazinho bufou, contrafeito, e saiu pisando duro. Parou diante de outra estante, com os punhos na cintura:

    - Como é o nome mesmo?

    - Santo Agostinho.

    Começou a derrubar livros das prateleiras, jogando-os no chão.

    - Santo... Santo...

    Agarrou triunfalmente um volume e me entregou. Li: "Santo Dias da Silva, Mártir Operário", da autoria de famoso líder sindical. Devolvi-lhe o livro.

    - Ouça. É Santo Agostinho...

    - Mas, afinal, Santo é o nome ou o sobrenome? - inquiriu irritado.

    - Santo não é nome nem sobrenome. Santo é o mais alto estado acessível ao homem. Santo é...

    - Olha, me desculpe - interrompeu ele. Eu só trabalho aqui há um ano e nunca ouvi falar. É melhor o senhor falar com a gerente. Ela é filósofa e deve conhecer.

    Estranhei o qualificativo. Veio a gerente, uma gorducha de óculos, trajada à cigana, com uma enorme figa no pescoço. Esclareceu-me que se tratava de uma estudante de filosofia da PUC. Expliquei-lhe a situação e ela pareceu compreender.

    -Temos sim, disse com orgulho. É um texto atualizado, em linguagem popular. Espere...

    Sumiu por alguns minutos e voltou trazendo a tão procurada obra:

    "AS AUTOCRÍTICAS DO COMPANHEIRO AGOSTINHO. O LIVRO. A BIOGRAFIA SEM CENSURA DO CONTROVERTIDO INTELECTUAL. TEXTO REVISTO E CONDENSADO EM LINGUAGEM MODERNA, POR UMA COMISSÃO DE TEÓLOGOS COORDENADA POR L. DORF, ex- OFM".

    Olhei-a atônito.

    - Como? O senhor queria o texto original? O senhor deve estar brincando. Quem é que vai ler esses caras antigos? Eles escreviam em latim, imagine... Não quer em latim, não? Ha, ha, ha...

    Agradeci e saí, pensando que talvez o bispo Macedo, aquele que já quis comprar uma catedral católica, quem sabe um dia se interesse por editar os autores católicos...



        Para citar este texto:
    Victor Peregrino - "O martírio de Santo Agostinho"
    MONTFORT Associação Cultural
    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=cronicas&artigo=martirio&lang=bra
    Online, 29/11/2011 às 23:30h

    Topo

      Textos relacionados ao tema:  "

    Política e Sociedade

    "     

     Navegue por outros textos deste tema 

    »  Guerrilha FARC treina sem-terra (MST) -
    As Farc ensinam suas técnicas a integrantes do MST e a quadrilhas de traficantes do Rio e de São Paulo

    »  Passarão as dunas. Passarão as ondas. Passarão as siglas. STF E CNBB na batalha das células-tronco embrionárias -
    O Supremo Tribunal Federal, por seis votos a cinco, decidiu entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto, considerando legítimo usar células-tronco retiradas de embriões, mesmo que assim se cause a morte desses embriões

    »  O nascido Ministro Temporão quer limitar o direito de nascer -
    Lucia Zucchi
    Ministro da Saúde: "Eu te diria que, do ponto de vista da saúde pública, hoje a minha visão é pela legalização [do aborto]"



    Topo
     

      Quem somos | Novidades | Roteiro | Contato | Direitos          
      Copyright © 1999-2011 Associação Cultural Montfort   http://www.montfort.org.br



    --
    1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo