Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Resumo 4611

    JESUS FALA ATRAVÉS DE SUA IGREJA

    Mensagens neste resumo (2 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    Escuta da Palavra e Meditação - 6/2/2012 - Todos os que tocavam

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Dom, 5 de Fev de 2012 5:37 pm





    VERDADE (VER)

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 6,53-56

    "Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré, onde amarraram o barco na praia. Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus. Então, eles saíram correndo por toda aquela região, começaram a trazer os doentes em camas e os levavam para o lugar onde sabiam que Jesus estava. Em todos os lugares aonde ele ia, isto é, nos povoados, nas cidades e nas fazendas, punham os doentes nas praças e pediam a Jesus que os deixasse pelo menos tocar na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados."

    CAMINHO (JULGAR)
    (O que o texto diz para mim, hoje?)

    Meditação:

    As pessoas que procuravam chegar ao lugar onde ouviam falar que Jesus estivesse eram tocadas por Ele e curadas das suas enfermidades.

    O lugar onde Jesus está é o local aonde as coisas acontecem, por isso, nós agimos com sabedoria quando buscamos coerentemente estar presentes nos ambientes em que se vivencia o Evangelho.

    Muitas pessoas pregam que todos os caminhos considerados bons nos levam a ter uma experiência com Deus, porém, quando conhecemos a Jesus e temos acesso a Sua Palavra nós descobrimos que Ele é o Único Caminho que nos leva ao Pai.

    Esta experiência com Jesus nos faz ter um conhecimento Dele e do Seu amor que cura, que liberta e que dá sentido a tudo, até ao nosso sofrimento.

    Assim como no tempo em que Jesus pregava a boa nova do reino e os doentes eram curados de toda espécie de enfermidades, hoje também, nós recebemos a cura e a libertação interior dos males que nos escravizam.

    Este pequeno relato é uma síntese, formada por três elementos fundamentais no ministério de Jesus: a pregação, o anúncio da Boa Nova, a cura das enfermidades e os exorcismos, a libertação dos oprimidos por espíritos imundos ou espíritos do mal. O texto narra que os moradores de Genesaré reconheceram Jesus assim que chegou no lugar.

    Será que conseguimos dimensionar o tamanho do desespero dessas pessoas? Conseguimos imaginar o quanto a pessoa de Jesus fazia renascer a esperança em quem já se dava por vencido, derrotado, desiludido? Entretanto é preciso destacar um fato que antecede toda essa narrativa de hoje.

    Um pouco antes das pessoas praticamente se acotovelassem POR TÊ-LO RECONHECIDO ao aportar, seus próprios discípulos, momentos antes, não o haviam reconhecido caminhar pelas águas durante o mar revolto.

    As pessoas SIMPLES e as mais SEDENTAS conseguem reconhecê-lo com maior facilidade em suas vidas do que aqueles que andam ao "seu lado".

    Os SIMPLES sempre foram exaltados POR Jesus. São pessoas cuja fé parece cercá-los, torná-los repletos… Conseguimos ficar bem perto deles mesmo no olho da tempestade. Geralmente são pessoas serenas, sorridentes, espontâneas que muitas vezes não tiveram as oportunidades que tivemos de estudar; vêem beleza onde vemos falhas; conseguem ver Deus mesmo acamadas, doentes, limitadas… Nas missas tentam ajudar no que podem; muitos são desafinados ao cantar (mas para Deus isso pouco interessa), e o que melhor os caracteriza é que raramente caem! Passam-se anos e anos e olha ele (a) lá ainda!

    Os SEDENTOS buscam por algo que a sacie! Isso parece óbvio, mas o fazemos? Os sedentos não são aqueles que esperam o maná cair do céu e sim que como Moisés "rufam" o cajado na rocha e fazem brotar água pela fé em Deus.

    Os que tem sede são aqueles que cercam o Senhor de todos os lados e Dele se revestem; são pessoas que abandonam as vaidades, as picuinhas, as discussões de lado e abraçado ao irmão que discorda, continuam a caminhar juntos; são aqueles que batem boca pelo caminho, mas não desistem de caminhar naquela direção.

    Sedento não é aquele que mortifica sua alma na quaresma em busca de um milagre que novamente o torne puro, mas aquele que purifica sua alma na quaresma e faz o tempo comum um milagre; sedentos são aqueles que ainda têm a "roupa de missa"; que não trocam um encontro semanal com o Senhor, que insistem mesmos cansados, a rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria antes de dormir; são aqueles que ainda acreditam na catequese, no crisma, no casamento. Sedento não é o que apenas planta, é o que zela, cuida, monitora, (…) mesmo que veja outro colher.?

    Tem uma canção que resume esse sentimento sobre quem conseguirá reconhecer o Senhor ao vê-lo chegar: "(…) Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar? Quem tem as mãos limpas, e o coração puro, quem não é vaidoso, e sabe amar…".

    Reflexão Apostólica:

    Cada dia mais, as relações humanas vêm se tornando superficiais, formais; as pessoas se comunicam pela internet, telefone, mas quando a conversa é olho no olho, as palavras somem.

    Nesta Palavra de hoje, Jesus deixa-se tocar, Ele vai na ferida de todos que o buscavam, sem medo, sem restrições. Doentes, marginalizados, excluídos, todos queriam chegar perto daquele Homem que não discriminava, mas ao contrário, acolhia a todos dando-lhes a cura e mais que isso, oferecia-lhes a libertação do mal que os retirava da sociedade, pois naquela época os doentes eram vistos como os castigados por Deus, pelos seus pecados ou pecados de seus antepassados.

    Jesus mostra que devemos ir para o meio da multidão, tocar as pessoas, mostrar afetuosidade; hoje em dia, nas escolas os professores são proibidos de tocar nos alunos, os chefes não se aproximam de seus funcionários, porque tudo é muito distorcido e para a sociedade que se acostuma cada vez mais com o virtual, o toque muitas vezes é interpretado com malícia.

    Se Jesus vivesse nos tempos de hoje, Ele certamente se deixaria ser tocado por prostitutas, travestis, moradores de rua e mais uma vez seria mal interpretado, julgado erroneamente.

    Não podemos deixar a frieza limitar nosso comportamento. Precisamos "chegar junto" daquele que sofre, seja com um abraço, com um tapinha nas costas, uma palavra de força, mas sempre utilizando a generosidade de nossos atos para abençoar, curar, perdoar.

    O Cristo que é verdadeiro Homem viveu os sentimentos humanos e se compadeceu e Ele que também é verdadeiro Deus, amou com Amor divino, curando a todos que o buscavam com fé.

    Que o Senhor nos dê a Graça de ir além das relações superficiais, que nos dê a sensibilidade de se aproximar dos irmãos que necessitam de um toque de Amor.

    VIDA (CELEBRAR)
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, que a misericórdia seja o traço característico do meu modo de ser no trato com os meus semelhantes, de maneira que eu possa atrair, como Jesus, muitas pessoas para ti.

    VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

    Propósito: Demonstrar, pela vida, que o amor de Deus se revela no amor ao próximo.
    2.

       O MISTÉRIO DA IGREJA (07) IMAGENS DA IGREJA  Som !

    Enviado por: "John A. Nascimento" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Dom, 5 de Fev de 2012 9:09 pm





    O MISTÉRIO DA IGREJA

    (07) IMAGENS DA IGREJA !

    "Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome Eu estarei no meio deles".

    As Parábolas de Jesus dizem-nos quem somos nós.

    Se, como diz a canção popular, uma imagem diz mais do que milhares de palavras, então, as Parábolas de Jesus estão no mesmo caso por si mesmas.

    As imagens que Jesus apresentou nas suas Parábolas inspiraram, não milhares, mas milhões de palavras.

    Livros inteiros têm sido escritos exactamente sobre cada uma das Parábolas, sem contar a infinidade de homilias que sobre elas foram pregadas, as reflexões que se têm feito sobre elas e as conclusões teológicas que delas se tiraram, tudo isso foram palavras inspiradas pelas imagens.

    Em muitas das Suas Parábolas Jesus ensina-os sobre o relacionamento que deve haver entre nós, que somos a Sua Igreja.

    Falam-nos no Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas, o agricultor que cultiva a sua terra, o vinhateiro que cuida da sua vinha, o construtor que edifica a sua casa.

    Imagens como estas podem-nos ajudar a ver e a compreender que Jesus está sempre com a Sua Igreja.

    Elas dizem-nos também como Jesus quer que lhe demos a nossa resposta e colaboração.

    E finalmente elas mostram-nos como Jesus nos chama a construir a Igreja, para que sintamos que estamos reunidos em nome de Jesus.

    Se quisermos tocar a experiência fundamental da Igreja, teremos de voltar a esta Palavra de Jesus :

    - "Onde estão dois ou três reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles".(Mt.18,19).

    A Igreja é esta vivência, tornada possível pelo Espírito de Jesus que nos move, e nos leva a um encontro interpessoal, onde experimentamos a força da Sua presença, pela simples invocação do Seu nome.

    É a partir deste acontecimento, vivido por todos aqueles que O buscam sem saber que antes já começaram a ser movidos por Ele que a Igreja atinge o âmago da sua identidade e da sua missão.

    A Igreja existe :

    - Para proporcionar este encontro de pessoas que se juntam,

    - Para manter viva a memória de Jesus,

    - Para escutar a Sua Palavra,

    - Para retomar a Sua missão,

    - Para ser o sopro espiritual que move e comove muitos irmãos que desejam experimentar a atualidade da presença de Jesus.

    - "Eu estou no meio deles", garante-nos Jesus, sempre que é em Seu nome que nos juntamos :

    - Irmanados na mesma invocação,

    - Movidos pelo mesmo Espírito,

    - Animados pela mesma missão,

    - Convertidos pelo mesmo Evangelho,

    - Transfigurados pela mesma fidelidade,

    - Libertos pela mesma misericórdia,

    - Alegres pelo mesmo testemunho.

    Tudo isto é o reflexo da imagem da Igreja que nos é comunicada pelas Parábolas de Jesus.

    Foi este o Mistério do Sermão da Montanha e a Mensagem das Bem-Aventuranças.

    John

    Nascimento
    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Criar novo tópico | Visite seu Grupo na web
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Milhares de solteiros online. Escolha quem quer conhecer agora!

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo