Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 5 de julho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] TEOLOGIA MORAL E MORALIDADE CRISTÃ Som !

    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Quarta-feira, 4 de Julho de 2012 19:45
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] TEOLOGIA MORAL E MORALIDADE CRISTÃ Som !






       TEOLOGIA MORAL
       E MORALIDADE CRISTÃ !
     
            TEOOGIA MORAL                                                                                  É a divisão da Teologia que diz respeito às exigências da moral e da ética e às condições impostas pelo Evangelho para a completa realização da santidade e da união com Deus.
                A Teologia Moral estabelece as condições da Fé, da Esperança e da Caridade, e mais especificamente determina o que está certo e o que está errado, o que é bom e o que é mau de acordo com os princípios do Evangelho e o ensinamento da Igreja.
                As normas da Teologia Moral não são dadas apenas pela razão, mas também pela fé, e incluem nas normas da fé os ensinamentos da Tradição e do Magistério da Igreja.
                O campo da Teologia Moral procura dar uma conta organizada e sistemática das exigências da santidade cristã e as normas da vocação cristã.
                O que distingue a Teologia Moral da catequese e da apologética é o seu carácter sistemático.
                A Teologia Moral tem existido em contínuos diálogos com a Igreja e com o mundo, o que a levou a desenvolver o campo da casuística e o modo a determinar em que consiste uma obrigação moral, e a manter a sua relação com o Código das Leis que determina a gravidade das acções.
                Como campo distinto de aprendizagem, a Teologia Moral só apareceu depois do Concílio de Trento e poucos teólogos cristãos antes disso pensaram em tratados independentes da moral cristã.
                A Teologia Moral tem-se desenvolvido constantemente em união com o Código da Lei civil, e simultaneamente com a fé e a caridade.
                Assim, facilitou o papel do confessor, que tem que determinar a gravidade das acções para dar a penitência apropriada.
                A Teologia Moral tem procurado também determinar a gravidade relativa de várias espécies de acções.
                Actualmente, a Teologia Moral procura dar aos que crêem, direcção e meios para dialogar com o desenvolvimento contemporâneo da medicina, da sociedade e da política.
                O Decreto do Concílio Vaticano II sobre a Formação Sacerdotal (OT), depois de falar sobre a Formação dogmática, acrescenta :
                 - De igual modo, renovem-se as restantes disciplinas teológicas por meio dum contacto mais vivo com o mistério de Cristo e a história da salvação. Ponha-se especial cuidado em aperfeiçoar a teologia moral, cuja exposição científica, mais alimentada pela Sagrada Escritura, deve revelar a grandeza da vocação dos fiéis em Cristo e a sua obrigação de dar frutos na caridade para a vida do mundo. (OT 16).
               
                            MORALIDADE CRISTÃ
                Muitas vezes se pensou que a Moralidade era um assunto de escolha individual, ou em conformidade com um bem-estar correcto que se aprendeu no contacto com a família e a sociedade.
                Todavia, para os Cristãos, a Moralidade é a súmula dos ensinamentos verdadeiros a respeito do que está correcto ou errado, do bem e do mal, como conhecimentos adquiridos na lei natural ou através dos ensinamentos de Cristo que nos chegaram pela Escritura e pela Tradição.
                Nos tempos modernos há um forte contraste entre o que a Sociedade diz que está correcto como expresso na Lei, no ensinamento das escolas, no que é apresentado pelos meios de comunicação social, e o que é ensinado pela Igreja.
                Isto contribui para uma cultura errada e para uma má formação da consciência baseada num profundo compromisso com o que é bom, só em face de uma severa pressão.
                A moralidade, todavia, não é apenas uma simples obrigação de seguir o que a Igreja ensina sem uma resposta interior.
                Um Cristão deveria continuamente crescer no amor pelos valores do Reino de Deus, de modo que eles se tornem como respostas sinceras ao bem que se deve praticar e ao mal que se deve rejeitar, o qual anda sempre à nossa volta como permanente tentação pessoal.
                Diz o Catecismo da Igreja Católica.
                1749. -  A Liberdade faz do homem um sujeito moral. Quando age de maneira deliberada, o homem é, por assim dizer, o pai dos seus actos. Os actos humanos, quer dizer, livremente escolhidos em consequência dum juízo de consciência, são moralmente qualificáveis. São bons ou maus.
                 A moralidade cristã em última análise deveria ser vivida segundo o amor a Deus em primeiro lugar, e ao próximo como a nós mesmos.
                Isto tem a ver ainda com a Consciência e a Lei Moral.
               
                                                              John
                                                                                Nascimento


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo