Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] ZACARIAS E SANSÃO Aom !

     











    • ZACARIAS E SANSÃO!! 


    ********

    A Liturgia da Palavra de hoje – 19 de Dezembro – A, apresenta=-nos duas histórias que se relacionam entre si, segundo o seu conteúdo e sobretudo poprque nelas Sansão – na primeira leitura – era filho de uma mãe estéril - e Zacarias – no Evangelho – estava casado com uma mulher estéril, mas tanto num caso como no outro, estavam sob a influência de Espírito Santo, e, com uma missão angélica, as mulheres estéreis tiveram um filho com uma missão especial, porque a Deus nada é impossível
    Zacarias é o pai de João Baptista.
    As vinte e quatro famílias dos "filhos de Aarão" eram responsáveis, em turnos rotativos, pelo serviço do Templo de Jerusalém.
    Dentro de cada família, eram escolhidas duas pessoas para cada dia, encarregadas do altar de queimar o incenso em frente do Santo dos Santos, uma de manhã e outra de tarde.
    Só S. Lucas se refere a este facto :
    - "Nos dias de Herodes, rei da Judeia, existiu um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abiá, cuja esposa era da descendência de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos diante de Deus, cumprindo irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril e os dois de idade avançada." (Lc.1,5-7).
    Pois foi exactamente quando Zacarias tratava do altar de queimar o incenso e o povo orava no templo, que ele teve uma visão, e que S. Lucas nos conta assim :
    - "Ora, estando Zacarias no exercício das funções sacerdotais diante de Deus, na ordem da sua turma, coube-lhe, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso.. Todo o povo estava da parte de fora em oração, à hora do incenso. Apareceu-lhe então, o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o anjo disse-lhe :
    -"Não tenhas receio, Zacarias, a tua súplica foi atendida. Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho e chamar-lhe-ás João. Será para ti motivo de regozijo e de júbilo, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. Será grande aos olhos do Senhor e não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe e reconduzirá a muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente, diante d'Ele com o espírito e o poder de Elias para fazer volver os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições". (Lc.1,8-17).
    Tudo isto pareceu muito estranho a Zacarias por ambos serem já de idade muito avançada e então :
    - "Zacarias disse ao anjo: "Como hei-de verificar isso, se estou velho e minha mulher avançada em anos?" O anjo respondeu : "Sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e dar-te estas boas novas. Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão na altura própria". (Lc.1,18-20).
    Esta visão teve alguma demora e o povo já estava a estranhar e a ficar impaciente.
    Mas tudo se tornou mais complicado porque Zacarias não podia falar e só fazia sinais que as pessoas não podiam compreender.
    Ma tudo aconteceu como o anjo tinha anunciado :
    - "Chegou entretanto, o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a Sua misericórdia rejubilaram com ela. Ao oitavo dia, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai Zacarias; mas, tomando a palavra, a mãe disse:
    - "Não, há-de chamar-se João". (Lc. 1,57-60).
    E na dúvida perguntaram a Zacarias qual o nome que queria dar a seu filho :
    - "Este, pedindo uma placa, escreveu : " O seu nome é João". E todos se admiraram. Imediatamente abriu-se-lhe a boca, a língua se lhe desprendeu, e começou a falar bendizendo a Deus". (Lc.1,63-64).
    Zacarias ficou cheio do Espírito Santo e começou a profetizar com o seu Cântico que ficou conhecido com o nome de "Benedictus" ou o "Cântico de Zacarias".
    Segundo a Tradição, mais tarde Zacarias teria sido assassinado no Templo por ordem de Herodes.


    SANSÃO 

    Conforme se pode ler mais pormenorizadamente no Livro dos Juizes a partir do Cap. III, Sansão era filho de Manué.
    Como sua esposa fosse estéril, ambos pediram ao Senhor que lhes concedesse a graça de terem um filho.
    Um anjo veio avisá-los de que as suas orações tinham sido ouvidas, fez as suas recomendações e disse-lhes :
    - "A navalha não tocará a sua cabeça porque esse menino será nazareno desde o seio de sua mãe, e livrará Israel da mão dos filisteus".(Js. 13/5).
    - "Ela deu à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão".(Jz. 13/24).
    Contra a tradição, Sansão, um homem impetuoso e apaixonado, pretende casar com uma filha dos filisteus, de que se enamorou à primeira vista, contra a vontade de seus pais que se opõem com toda a razão, mas ele continua firme na sua vontade.
    Deus consente neste projecto de casamento, o que irá ser um ponto de partida para o início das hostilidades entre Sansão e os filisteus.
    Sansão casou com Dalila, do vale de Sorec, que por sugestão dos filisteus conseguiu saber qual era o segredo que ele tinha que fazia dele um homem muito valente.
    E depois de saber, traiu-o, à má fé.
    Sansão, depois de lhe cortarem os cabelos, perdeu a força durante muito tempo, até que voltassem a crescer.
    Mas entretanto foi preso e maltratado, tiraram-lhe os olhos, tornando-se um objecto de divertimento.
    Mas quando saiu da prisão, pediu ao jovem que o conduzia que o deixasse encostar às colunas do templo.
    Invocou o Senhor com fé e depois disse :
    - "Morra eu com todos os filisteus". (Jz. 16/30).
    E o edifício ruiu sobre todos os príncipes e sobre todo o povo...
    - "Sansão foi o juiz em Israel durante vinte anos".(Jz. 16/31).
    No Novo Testamento apenas S. Paulo invoca Sansão quando diz :
    - "Que mais direi ? Faltar-me-ia o tempo se quisesse falar de Gedeão, de Barac, de Sansão, de Jefte, de David...". (He. 11/32). 







    John
    Nascimento 























    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo