Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 10 de novembro de 2014

    Confraria de São João Batista




    Confraria de São João Batista



    A Bíblia contra o Protestantismo - parte 9.


    Posted: 09 Nov 2014 03:32 AM PST


    14 . PURGATÓRIO




    OBJEÇÃO : Os católicos acreditam na existência do purgatório, mas a bíblia não fala

    dele!




    RESPOSTA : É verdade que na Bíblia não se encontra a palavra "purgatório", como também não achamos nela as palavras de "sacramento da Confissão", da "Eucaristia" e do "Crisma". No entanto a Bíblia descreve situações, estados ou lugares que se identificam com a idéia de purgatório.




    Em II Mac 12,43-46 lemos: "Judas, tendo feito uma coleta, mandou duas mil dracmas e prata a Jerusalém, para se oferecer um sacrifício pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição... Santo e salutar pensamento de orar pelos mortos. Eis porque ele ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres de seus pecados." - Ora ser livre de seus pecados, depois da morte, pelo sacrifício expiatório, indica claramente a existência do purgatório.

    Alguns biblistas percebem a confirmação do purgatório nas palavras de Jesus em Mt 5,25-26: "Põe-te depressa de acordo com o teu adversário, enquanto estás ainda em caminho (da vida) com ele; a fim de que teu adversário não te entregue ao juiz, e o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares até o último centavo". É claro, que Jesus fala do justo juizo divino, depois da morte. Ora, sair desta prisão depois da morte, depois de ter pago o último centavo, (seja pelo sofrimento, seja pelas orações e expiações dos vivos) pode acontecer só no purgatório.




    Outra alusão à existência do purgatório encontramos em I Cor 3,12-15: "....Aquele, cuja obra (de ouro, prata, pedras preciosas) sobre o alicerce resistir, esse receberá a sua paga, aquele, pelo contrário, cuja obra, (de madeira, feno, ou palha ), for queimada, esse há de sofrer o prejuízo; ele próprio, porém, poderá salvar-se, mas como que através do fogo." Também aqui a Tradição Apostólica entendia fogo do purgatório.




    Entre testemunhas cristãs dos primeiros séculos, escreve Tertuliano: "A esposa roga pela alma de seu esposo e pede para ele refrigério, e que volte a reunir-se com ele na ressurreição; oferece sufrágios todos os dias aniversários de sua morte." ( De Monogamia, 10 ).

    voltar ao índice

    15 . SANTIFICAÇÃO DO SÁBADO OU DOMINGO ?




    OBJEÇÃO : A Bíblia ordena (Ex 20,8s): "Lembrem-te de santificar o dia de Sábado". Por que , então, os católicos guardam o Domingo ?




    RESPOSTA: Em Mc 2,27-28 afirma Jesus : "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Por isso o Filho do Homem é Senhor também do sábado." Sendo, pois, Senhor do sábado, Jesus transferiu a santificação deste dia para o Domingo, o dia da Ressurreição e da vinda do Espírito Santo à Igreja da Nova e Eterna Aliança, como atesta a tradição cristã. (Mc 16,9 e At 2,1).




    Provas indiretas da santificação do Domingo já no tempo dos Apóstolos achamo-las em At 20-7: "No primeiro dias da semana (domingo), estando nós reunidos para a fração do pão (santa missa), Paulo falava..."




    Em I Cor 16,2: "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte..."




    No Último livro da Bíblia, no Ap 1,10 São João Evangelista já usa nova denominação cristã, "Domingo" - "Dia do Senhor", em lugar do judaico "primeiro dia da semana", ou romano "dia do sol", - testemunhando de que já naquela época os cristãos celebravam este dia, chamando-o "Dia do Senhor - Ressuscitado".




    Quase todos os biblistas estão de acordo com os cientistas, de que os sete dias bíblicos da criação não eram 7 dias de 24 horas, mas 7 dias, épocas, de milhares de anos. E não existe povo ou cultura, que possa historicamente provar, qual dia da nossa semana era o 1o. dia. O "Sábado" bíblico, na língua hebraica, está relacionada com "descanso" e com sétimo dia. Daí a intenção do Autor da Bíblia era: ordenar à humanidade que trabalhasse durante seis dias e descansasse no sétimo, dedicando-o em sua honra. Por isso a Igreja Católica respeita os muçulmanos que celebram "o sétimo dia do descanso" na nossa Sexta-feira; como também os judeus que o celebram no sábado. Enquanto os cristãos, desde primeiro século, escolheram para o dia do descanso, o dia histórico de domingo, o dia da nova criação em honra do "novo Adão, Ressuscitado"- Jesus Cristo.




    voltar ao índice

    16 . PAGAMENTO PELOS BATIZADOS E CASAMENTOS




    OBJEÇÃO: Porque os padres católicos cobram pelos batizados, casamentos e Missas, quando lemos na Bíblia, (Mt 10,8), "Dai de graça o que de graça recebeste"?

    RESPOSTA: Neste trecho de São Mateus, Jesus ordena: "Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios. Dai de graça o que de graça recebestes".




    Aqui trata-se, portanto, de curas. E são exatamente alguns protestantes, que fazem propaganda ruidosa de suas "curas milagrosas", ficando com este negócio, ricos, com fazendas e apartamentos! Quando os padres católicos fazem exorcismos, bênçãos e orações pelos doentes, acompanhadas às vezes de graças extraordinárias, mas o fazem - sempre de graça!




    Em muitas paróquias, onde foi introduzido o dízimo, os padres não cobram mais por ocasião de batismo, casamento ou missa de 7o. dia. Mas em muitos outros lugares as taxas constituem o principal sustento do padre e da igreja. E isto não é contrário à Bíblia que diz: "O que é catequizado na palavra, reparta de todos os bens com o que catequiza" ( Gal 6,6 ).




    I Cor 9,13-14: "Não sabeis que os que trabalham no santuário, comem o que é do santuário; que os que servem o altar, têm parte do altar ? Assim ordenou também o Senhor, aos que pregam o Evangelho que vivam do Evangelho". Há outros trechos semelhantes.




    voltar ao índice

    17. VALOR DOS MILAGRES




    OBJEÇÃO : Os católicos acreditam que os milagres acontecem em Lourdes, Fátima, etc., e aprovados pelas Comissões Internacionais de médicos e teólogos, testemunham a veracidade da Igreja Católica. Os "crentes" não lhes dão importância.




    RESPOSTA : Na Bíblia, desde a vocação de Moisés, o milagre era tido pelos homens retos, como sinal da presença de Deus, da aprovação divina duma pessoa e da missão profética a ela confiada. Somente os orgulhosos e perversos não reconheciam este sinal de Deus. Daí a Bíblia louvar os que aceitavam e se alegravam com os milagres, e reprovar os endurecidos que não os aceitavam. Vejamos alguns exemplos da correta e incorreta atitude em face de milagres.




    Em Ex 4,1-9 lemos, como Deus concebeu a Moisés ostentar 3 milagres diante do povo e do Faraó, como prova de ser ele enviado por Deus.




    Atitude correta : Ex 4,31: "O povo acreditou, E ao ouvirem que Javé visitava os filhos de Israel,... inclinaram-se e o adoraram."




    Atitude incorreta : Ex 7,13 : "O coração do faraó continuou endurecido, e não lhe deu atenção como Javé tinha predito." ( - e continuou endurecido apesar das 10 pragas com as quais foi castigado.)




    I Reis 17 e 18 : O profeta Elias ressuscita o filho da viúva; e faz que o fogo do céu devore seu sacrifício, junto com o altar.




    Atitude correta (da viúva): "Agora reconheço que és um homem de Deus e que a palavra de Javé é verdadeira em tua boca."




    "Todo o povo, ao ver isto, prostrou-se com o rosto na terra, exclamando: - É Javé que é Deus! É Javé que é Deus!" (e agarraram os 450 falsos profetas, e Elias os matou; então cessou o flagelo da seca e veio a chuva.)




    Atitude incorreta: I Reis 19,2: "Jezabel enviou um mensageiro a Elias, para dizer-lhe: "Que os deuses me façam tal coisa e pior, se amanhã, nesta hora, eu não fizer com tua vida, o que fizeste com a deles."

    Nos Evangelhos Jesus cura os cegos, leprosos, paralíticos e ressuscita mortos.




    Atitude correta (Jo 3,2): Nicodemos lhe disse: "Rabi, bem sabemos que és um mestre enviado por Deus, pois, ninguém seria capaz de fazer os milagres que tu fazes, se Deus não estivesse com ele."




    Lc 7,16: Depois da ressurreição do jovem de Naim: "Cheios de temor louvavam a Deus com estas palavras: "Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo".




    Jo 30,33: O cego curado respondeu: "Isto é espantoso! Ele me abriu os olhos e vós não sabeis donde ele vem! Sabemos que Deus não escuta aos pecadores. Mas Deus escuta a quem o serve com piedade e cumpre a sua vontade... Se este homem (Jesus) não fosse de Deus, nada poderia fazer!"




    Atitude incorreta: Jo 9,28 e24: "Então os fariseus começaram a insultar o cego curado, dizendo: "Sejas tu discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés. Sabemos (da Bíblia) que Deus falou a Moisés. Quanto a Jesus, não sabemos de onde vem... Tu nasceste no pecado e pretendes ensinar a nós? E o expulsaram."




    Jo 11,47-53: "Os sacerdotes-chefes e os fariseus reuniram o Conselho e discutiram:

    "Que faremos? Este Jesus está fazendo muitos milagres... A partir desse dia resolveram matá-lo."




    Mc 3,22: (Depois que Jesus tinha feito muitas curas e expulsado demônios, diziam: ) "Ele está possesso de Beelzebul. É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios.




    Na Igreja primitiva, Pedro e Paulo fizeram alguns milagres em nome de Jesus Cristo, - como narram os Atos dos Apóstolos, ( At 3,6-10; 5,12-16; 9,33-34; 9,40; 20,7-12; 28,3-6

    etc.).




    No nosso século XX a Igreja Católica manda com todo rigor científico examinar os milagres acontecidos em Lourdes e Fátima, pelas equipes de qualificados especialistas interconfessionais. Em Lourdes, por exemplo, de 1.200 curas milagrosas, reconhecidas como inexplicáveis por estas equipes médicas, a Comissão dos bispos aprovou apenas 65 como milagrosas. Tal é o rigor exigido pela Igreja!




    Um dos poucos milagres permanentes, confirmados cientificamente, pode ser observado cada dia na Igreja de Lanciano na Itália, - onde no século VII, durante a Consagração, na Missa dum padre Basiliano, o pão e o vinho consagrados, mudaram-se visivelmente em Corpo e Sangue (de Jesus). Colocados num belo reliquiário, guardam-se frescos, sem se estragar, até hoje.




    Em 1970 o bispo de Lanciano requisitou uma equipe de especialistas, de alto gabarito, para examinar estas relíquias. O veredicto era o seguinte:




    "O pedaço da carne é verdadeira carne humana, tecido do miocárdio (coração), fresco, do grupo AB. Os 5 coágulos de sangue são verdadeiro sangue humano, do grupo AB, com diagrama de frescura como se fosse hoje tirado duma pessoa viva. Nota: O grupo sangüíneo AB é muito raro na sociedade em geral; mas 95 por cento dos judeus pertencem a este grupo.

    voltar ao índice

    18 . FALSOS MILAGRES ?




    OBJEÇÃO : Alguns "crentes" afirmam que em Mc 13,21-22 Jesus tinha predito falsos milagres, para seduzir os eleitos. Não é isso que ocorre na Igreja Católica ?




    RESPOSTA : Não! examinemos atenciosamente esta profecia, quase igual em Mc 13,21-22 e em Mt 24,23-25: "Então, se vos disserem, "Vede! O Messias está aqui! ou, está ali !", não acrediteis nisso. Porque surgirão falsos messias e falsos profetas, que farão grandes prodígios e portentos, capazes de enganar os próprios eleitos, se for possível. Vede que eu já vos preveni." São Paulo, predizendo os mesmos eventos, em II Ts 2,9-10 acrescenta que também os milagres serão falsos. "Aquele ímpio (anticristo) cuja vinda, graças à influência de satanás, será acompanhada de toda a espécie de portentos, de prodígios e de prestígios mentirosos, e de toda espécie de seduções iníquas, para aqueles que hão de se perder, por não terem acolhido o amor da verdade, que os teria salvo." Disso podemos tirar as seguintes conclusões lógicas:




    1a. Aqui não se trata de verdadeiros milagres, com os quais Jesus prometeu acompanhar os Apóstolos e seus verdadeiros seguidores (Mc 16,17-20), mas de milagres mentirosos, com os quais satanás ajudará os falsos profetas a seduzir aqueles que não acolhem o amor verdadeiro, para seguir os falsos messias, antes da destruição de Jerusalém, e antes do fim do mundo.




    De fato, 40 anos depois da Ascensão de Jesus vieram estes falsos messias e profetas e seduziram os judeus a rebelar-se contra a dominação romana. As legiões romanas esmagaram o levante e destruíram Jerusalém, de modo que não sobrou "pedra sobre pedra", como Jesus tinha predito. Porém, os judeus convertidos ao cristianismo, foram prevenidos pelos Apóstolos, e fugiram para as montanhas, escapando desta chacina.




    2a. Ninguém desconhece, quantas vezes os "Testemunhas de Jeová" e outros sectários, tinham predito a volta de Jesus para o fim do mundo, - e se desmascararam como falsos profetas dos falsos messias! E qual a seita - entre as mais de 30.000 seitas cristãs, que tem garantia de ser a única "dos eleitos", que não serão enganados? Não serão, antes, os humildes fiéis, obedientes aos Apóstolos e seus legítimos sucessores, na Igreja Católica, como foi no tempo da destruição de Jerusalém ?




    3a. Enquanto os "prodígios e portentos dos falsos messias e profetas" serão destinados para seduzir os eleitos, de os seguir, - as curas benfazejas e os outros milagres dos Apóstolos e Santos da Igreja Católica têm a aprovação de Jesus que disse: (Mt 6,15-20) "Acautelai-vos dos falsos profetas... por seus frutos os reconhecereis... Não pode árvore boa dar frutos maus, nem árvore má dar frutos bons." Por isso a Igreja Católica costuma promulgar os verdadeiros milagres somente depois de muitos anos, quando foram comprovados pelos bons frutos: de conversão dos ateus e pecadores, de penitência, de vida pura, virtuosa, dedicada à caridade, etc.




    Quem apesar disso teima em atribuir os verdadeiros milagres, rigorosamente comprovados e com bons frutos, ao poder de satanás, está imitando os doutores da Lei, que atribuíram os milagres de Jesus ao poder de Beelzebul, e aos quais Jesus respondeu que "esta blasfêmia contra o Espírito Santo nunca terá perdão, mas será réu de um pecado eterno." (Mc 3,28-30).





    You are subscribed to email updates from Confraria de São João Batista

    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

    Email delivery powered by Google


    Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo