Leituras do dia:
1Cor 4,1-5
Sl 37(36)
Sl 37(36)
ESCUTA DA PALAVRA - VER
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 5,33-39
Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 5,33-39
"Algumas pessoas disseram a Jesus:
- Os discípulos de João Batista jejuam muitas vezes e fazem orações, e os discípulos dos fariseus fazem o mesmo. Mas os discípulos do senhor não jejuam.
Jesus respondeu:
- Vocês acham que podem obrigar os convidados de uma festa de casamento a jejuarem enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
Jesus fez também esta comparação:
- Ninguém corta um pedaço de uma roupa nova para remendar uma roupa velha. Se alguém fizer isso, estraga a roupa nova, e o pedaço de pano novo não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém quer vinho novo depois de beber vinho velho, pois diz: "O vinho velho é melhor.""
- Os discípulos de João Batista jejuam muitas vezes e fazem orações, e os discípulos dos fariseus fazem o mesmo. Mas os discípulos do senhor não jejuam.
Jesus respondeu:
- Vocês acham que podem obrigar os convidados de uma festa de casamento a jejuarem enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
Jesus fez também esta comparação:
- Ninguém corta um pedaço de uma roupa nova para remendar uma roupa velha. Se alguém fizer isso, estraga a roupa nova, e o pedaço de pano novo não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém quer vinho novo depois de beber vinho velho, pois diz: "O vinho velho é melhor.""
MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)
(O que diz o texto para mim?)
Meditação:
Nesta narrativa, em conjunto, temos uma crítica às observâncias legais do Antigo Testamento, em geral. Na parábola da roupa, Marcos e Mateus referem-se apenas a um retalho de pano novo a ser costurado em roupa velha.
Mais enfaticamente, Lucas fala em cortar uma roupa nova para tirar o retalho a ser aplicado na roupa velha; a roupa nova fica estragada e a velha não combinará com o remendo novo.
Com isto Lucas acentua que querer remendar a tradicional prática religiosa do Antigo Testamento, do Templo e das sinagogas, com pedaços dos ensinamentos de Jesus, falseia o conteúdo destes e não combina com aquelas práticas tradicionais.
Depois de ter sido questionado pelos fariseus por comer com os publicanos e pecadores, agora é cobrada de Jesus a observância do jejum e das orações rituais.
Jesus rompe com a tradicional piedade da Lei. Além de sentar-se à mesa com companhias pouco recomendáveis segundo os critérios do legalismo religioso, "comem e bebem", desprezando os jejuns rituais. Jesus, como um noivo presente entre os convidados em uma festa de núpcias, não vem trazer castigos, mas sim comunicar alegria e vida.
Neste Evangelho de Lucas e no de Marcos, o questionamento a Jesus é feito por um sujeito indeterminado: "eles". Já Mateus, de modo próprio, atribui a pergunta aos discípulos de João. O jejum era praticado tendo-se em vista o perdão dos pecados diante de um Deus vingativo para com homens e mulheres, o qual deveria ser aplacado com sacrifícios.
A parábola do remendo, em Lucas, é revestida de um colorido especial: não se corta um pedaço de uma roupa nova para colocá-lo como remendo em roupa velha. Além de estragar a roupa nova, repuxa a roupa velha e, ainda mais, não vai combinar! A sentença final é uma alusão aos judeus, apegados à sua antiga tradição, que rejeitam a novidade de Jesus.
Jesus não vem castigar nem condenar, mas libertar e acolher. A sua presença entre os discípulos, expressa pela imagem do noivo em um casamento, é motivo de alegria e festa, não de luto e jejum.
Jesus rompe com a tradicional piedade da Lei. Além de sentar-se à mesa com companhias pouco recomendáveis segundo os critérios do legalismo religioso, "comem e bebem", desprezando os jejuns rituais. Jesus, como um noivo presente entre os convidados em uma festa de núpcias, não vem trazer castigos, mas sim comunicar alegria e vida.
Neste Evangelho de Lucas e no de Marcos, o questionamento a Jesus é feito por um sujeito indeterminado: "eles". Já Mateus, de modo próprio, atribui a pergunta aos discípulos de João. O jejum era praticado tendo-se em vista o perdão dos pecados diante de um Deus vingativo para com homens e mulheres, o qual deveria ser aplacado com sacrifícios.
A parábola do remendo, em Lucas, é revestida de um colorido especial: não se corta um pedaço de uma roupa nova para colocá-lo como remendo em roupa velha. Além de estragar a roupa nova, repuxa a roupa velha e, ainda mais, não vai combinar! A sentença final é uma alusão aos judeus, apegados à sua antiga tradição, que rejeitam a novidade de Jesus.
Jesus não vem castigar nem condenar, mas libertar e acolher. A sua presença entre os discípulos, expressa pela imagem do noivo em um casamento, é motivo de alegria e festa, não de luto e jejum.
A novidade de Jesus é dirigida a todos os povos de todos os tempos e resgata a dignidade humana em todas as culturas, com seus valores, suas esperanças e seus sonhos.
As duas parábolas que se seguem exprimem bem a novidade de Jesus, que não combina com a prática legalista da tradição do Primeiro Testamento. A frase final, que termina com a expressão: "o vinho velho é melhor", é estranha no texto e indica inserções que se cristalizaram na tradição. A frase final é irônica: os fariseus apegados à letra do velho testamento rejeitam a novidade de Jesus.
O que na verdade Jesus quer salientar é uma prática que saia do fundo do coração. É esta a proposta que Jesus nos apresenta para nossas ações.
Diante de Deus todos os nossos atos terão o valor proporcional ao que o nosso coração lhes confere. Fazer apenas por fazer, não nos edifica nem nos ajuda na caminhada para Deus.
O odre e a roupa significam a nossa mentalidade e a maneira como acolhemos as observâncias que Deus nos propõe por meio da sua Palavra e dos seus mandamentos.
A maneira como encaramos os fatos da nossa vida e a mentalidade com a qual nós participamos das propostas de Deus nos dão a garantia para que as nossas ações diante do Senhor tenham valia. O que é novo não cabe na mentalidade antiga.
Precisamos de um espírito aberto, para acolher as novidades do Evangelho e viver segundo os mandamentos de Deus. Do contrário, não daremos frutos.
Você é uma pessoa apegada ao seu modo de pensar? Você é capaz de mudar de opinião diante das novidades do Evangelho? Com que espírito você jejua ou faz sacrifício? Você costuma murmurar e se lastimar das coisas boas que você faz aos outros?
O odre e a roupa significam a nossa mentalidade e a maneira como acolhemos as observâncias que Deus nos propõe por meio da sua Palavra e dos seus mandamentos.
A maneira como encaramos os fatos da nossa vida e a mentalidade com a qual nós participamos das propostas de Deus nos dão a garantia para que as nossas ações diante do Senhor tenham valia. O que é novo não cabe na mentalidade antiga.
Precisamos de um espírito aberto, para acolher as novidades do Evangelho e viver segundo os mandamentos de Deus. Do contrário, não daremos frutos.
Você é uma pessoa apegada ao seu modo de pensar? Você é capaz de mudar de opinião diante das novidades do Evangelho? Com que espírito você jejua ou faz sacrifício? Você costuma murmurar e se lastimar das coisas boas que você faz aos outros?
Reflexão Apostólica:
No Evangelho de hoje, Jesus é de uma sutileza incrível! E quem não parar para refletir por alguns momentos, vai deixar passar uma mensagem, no mínimo, profunda...
É preciso ter uma coisa bem clara: Nossa igreja tem o bom dos dois mundos. Ela é tem o NOVO é o VELHO. Novo e velho não são somente as pessoas mais velhas ou idosas e os jovens e sim, a tradição e o mover do Espírito.
Temos jovens bem velhos e idosos muito joviais; temos uma nova safra de jovens, que até mais cedo que nós, já passou por bancos de faculdade e outros tantos que apressaram seu amadurecimento e já são pais e mães de família. Mas a maioria gritante das nossas comunidades é formada por cristãos velhos e remendados.
Sim! PANOS VELHOS COM REMENDOS NOVOS!
Na verdade, é isso que somos, pois apesar de estarmos sempre com Jesus em nosso coração, não conseguimos abandonar por completo o homem (mulher) velho (a).
Temos jovens bem velhos e idosos muito joviais; temos uma nova safra de jovens, que até mais cedo que nós, já passou por bancos de faculdade e outros tantos que apressaram seu amadurecimento e já são pais e mães de família. Mas a maioria gritante das nossas comunidades é formada por cristãos velhos e remendados.
Sim! PANOS VELHOS COM REMENDOS NOVOS!
Na verdade, é isso que somos, pois apesar de estarmos sempre com Jesus em nosso coração, não conseguimos abandonar por completo o homem (mulher) velho (a).
Alguns questionamentos para nossa reflexão: Se sou novo por que ainda sou ranzinza? Se Deus mudou a minha vida, por que ainda me apego ao rancor, a raiva, a alimentar a vingança? "(
) Vinho novo deve ser posto em odres novos".
Uma pessoa, a quem eu tenho um grande apreço, fez uma breve síntese do que aprendeu lendo o Livro CARTA ENTRE AMIGOS que cabe muito bem a esse contexto:
Precisamos parar de deixar que os dias sejam sempre os mesmos, acordar e agradecer a Deus pelo amanhã que se levanta. Amar, se doar, sem exigir dos outros e só assim descobrir que o amor esconde outro universo; "Não podemos mais admitir que o discurso religioso continue sendo usado de maneira tão equivocada e absurda".
Uma pessoa, a quem eu tenho um grande apreço, fez uma breve síntese do que aprendeu lendo o Livro CARTA ENTRE AMIGOS que cabe muito bem a esse contexto:
Precisamos parar de deixar que os dias sejam sempre os mesmos, acordar e agradecer a Deus pelo amanhã que se levanta. Amar, se doar, sem exigir dos outros e só assim descobrir que o amor esconde outro universo; "Não podemos mais admitir que o discurso religioso continue sendo usado de maneira tão equivocada e absurda".
É preciso amar sem reparar demais nos defeitos, exaltar nas pessoas que amamos o que ela tem de melhor e com o tempo ocultar seus defeitos.
É preciso sonhar e ser realista; As emoções começam a ganhar mais valor do que a razão, talvez pela falta de sonhos, mas nem por isso devemos desistir de sonhar; devemos sempre ter a coragem de seguir em frente.
Nós nos tornamos pessoas melhores quando vivenciamos relações verdadeiras; precisamos dançar no ritmo a música que escolhi; preciso refletir mais. Pessoas amam errado, vivem errado por falta de reflexão. "Uma boa reflexão pode mudar o rumo de uma vida".
Pessoas vão atrás do que esta distante e sempre se esquecem de viver o que esta debaixo de seus pés!
Uma pessoa triste com certeza ficará menos triste ao estar ao lado de pessoas felizes; redimir é gesto de quem é nobre. Preciso ter um tempo para me empenhar em retirar o outro de situação desfavorável e elevá-lo.
Adorei isso:
"( ) A viagem começa no momento em que decidimos ir. A beleza que nos espera já se antecipa no desejo que nos faz arrumar as malas. Eu decidi viver assim. As malas estão sempre prontas. Quando eu percebo que a vida me chama, não penso duas vezes. Eu vou. Venha comigo" (Pe. Fábio de Melo)
"( ) A viagem começa no momento em que decidimos ir. A beleza que nos espera já se antecipa no desejo que nos faz arrumar as malas. Eu decidi viver assim. As malas estão sempre prontas. Quando eu percebo que a vida me chama, não penso duas vezes. Eu vou. Venha comigo" (Pe. Fábio de Melo)
Se preciso investir em algo para toda vida que seja numa roupa nova e não nos retalhos.
ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Pai, abre meu coração para acolher a novidade trazida por Jesus, sem querer deturpá-la com meus esquemas mesquinhos e contaminá-la com o egoísmo e o pecado.
REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
Propósito: Demonstrar, pela vida, que pratico o jejum recomendado por Jesus.
RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
(Para onde Deus quer me conduzir?)
- Mergulhar no mistério de Deus.
- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
- Saborear Deus. Repousar em Deus.
- Ver a realidade com os olhos de Deus.
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