MÊS DO ROSÁRIO
- OUTUBRO DE 2012-
Vamos celebrar este Mês do Rosário de 2012, apresentando diariamente textos publicados em "VOZ DE FÁTIMA" e "FÁTIMA LUZ E PAZ" em diversas datas mais recentes.
(27)-NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM !
A Mensagem de Fátima surgiu num contexto de grandes fracturas socioculturais que extravasaram na violência generalizada da Primeira Grande Guerra Mundial.
O monolitismo dos egoísmos nacionalistas gerou a incapacidade de escuta e diálogo e acentuou a obsessão pelas verdades próprias, o que levou ao aniquilamento de milhares de vidas em nome da Razão.
A esta infeliz solução pela via da violência, chamou o Papa Bento XV (1914-1923) "Tragédia inútil".
As relações internacionais marcadas pela força dos egoísmos nacionalistas, colocadas acima do Bem Comum e dos direitos da Pessoa Humana e dos Povos, desembocaram na tragédia da Segunda Guerra Mundial.
Os referidos egoísmos nacionalistas exprimiam as ideologias em que assentavam.
Todos eles caracterizados por concepções antropológicas materialistas e ateias, que haverian de levar ao Comunismo, ao Nazismo e ao Fascismo.
Em todas as ideologias totalitaristas se prometida ao Homem o "paraíso na terra" e a exclusão de Deus.
O ano de 1917 ficou assinalado pela revolução bolchevique, da qual haveria de surgir a primeira nação com ateísmo militante consignado na sua Constituição e sobretudo na sua praxis.
A Mensagem de Fátima não se abstraiu desta realidade e referia-se com preocupação à sementeira de erros que haveria de vir a fazer a Rússia.
O primado de Deus em nossas vidas, na vivência do Primeiro Mandamento da Lei de Deus; o encontro com o Amor Misericordioso de Deus no mistério e dom inefável da Eucaristia, a solidariedade espiritual com toda a Humanidade através da oração reparadora; a consciência da nossa Filiação divina e da nossa vocação à eternidade, colocando-nos em relação de intimidade com a Santíssima Trindade, são a essência da mensagem do Anjo aos pastorinhos, no ano de 1916, preparando as três crianças para as seis aparições de 1917, que haveriam de oferecer ao mundo inteiro o apelo à penitência e conversão e à vida com a consequente fraternidade solidária própria dos filhos de Deus e irmãos em Cristo.
A Mensagem de Fátima é actual e urgente, recordando os critérios evangelistas à nossa geração :
-"Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus".(Mt.4,4).
Foi na primeira tentação de Jesus, que Satanás sugeriu ardilosamente :
-"Ordena a estas pedras que se transformem em pão".(Mt.4,3).
Esta tentação apresenta-se, enganadora, todos os dias, também a nós.
Convida-nos a fecharmo-nos egoisticamente em nós mesmos sem pensar nos outros, recusando a atitude solidária assumida por Cristo.
Jesus preferia ser pobre com os outros, em vez de ser rico e estar bem sozinho.
Nesta tentação de Cristo é identificado e denunciado o modo errado com que o homem se relaciona com as realidades materiais.
É diabólico o uso egoísta dos bens, acumular para si próprio, viver do trabalho dos outros, procurar o prazer a todo o custo, esbanjar no luxo e no supérfluo, enquanto a outros falta o necessário.
À proposta do Diabo, Jesus responde evocando um texto da Escritura :
-"Não se vive só de pão".(Dt.8,3).
Só quem considera a sua própria vida à luz da Palavra de Deus, é capaz de dar às realidades deste mundo,o justo valor.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário