MÊS DO ROSÁRIO
- OUTUBRO DE 2012-
Vamos celebrar este Mês do Rosário de 2012, apresentando diariamente textos publicados em "VOZ DE FÁTIMA" e "FÁTIMA LUZ E PAZ" em diversas datas mais recentes.
(26)-DIZER SIM COMO OS PASTORINHOS !
Deixemo-nos encantar pela singeleza e, ao mesmo tempo, pela total disponibilidade das crianças.
Nossa Senhora perguntou-lhes :
-"Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores ?
-Sim queremos"/
A proposta de Maria foi um convite à mudança de vida que, para os Pastorinhos, se traduziu em viver a sua infância de outra maneira e ao jeito de Nossa Senhora, oferecendo a Deus todas as acções do dia-a-dia, como lhes recomendou, na aparição de 3 de Julho :
-"Dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício : Ó meu Jesus, é por vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria".
Esta pergunta da "Senhora mais brilhante que o Sol" é feita a todos, crianças, jovens, adultos.
Dizer Sim à semelhança dos Pastorinhos é "abraçar os sacrifícios que a vida traz consigo, tanto de origem material e física, como moral, social e espiritual(…)
É preciso que cada um de nós leve, com fé e amor, a sua própria cruz, atrás da de Cristo, em união com Cristo(…); é preciso o sacrifício aceite e oferecido a Deus com Cristo, pelos próprios pecados e pelos pecados dos nossos irmãos".
A resposta dos Pastorinhos foi um "sim" que se traduziu em vida, toda ela envolvida em surpresas, algumas bem dolorosas.
Comprometeram-se totalmente com Deus através da Senhora e aceitaram fazer da vida uma oferta permanente a Deus ao serviço dos outros.
-"Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto".
Estas palavras de Nossa Senhora tranquilizaram-nos!
E eles confiaram e entregaram-se em total abandono nos braços da Mãe do Céu.
Encanta a confiança das crianças, a sua humildade, simplicidade, espontaneidade, generosidade e a sua grande fé.
Elas são, na verdade, "pela sua fidelidade a Deus, um exemplo para os adultos e crianças".(João Paulo II).
E nós, como Mensageiros, que cuidado e atenção temos dispensado às crianças?
Diz o Regulamento do Movimento da Mensagem de Fátima :
-"Preste-se uma particular atenção às crianças, uma vez que elas foram as interlocutoras e colaboradoras da Senhora da Mensagem.
Por isso, o Movimento da Mensagem de Fátima envidará todos os esforços para que a Mensagem seja conhecida e vivida, a começar pelas crianças de hoje, ao jeito dos Pastorinhos de Fátima, assim como pelos jovens, dentro duma dinâmica e pedagogia apropriadas".
Este ponto fala-nos da necessidade e da responsabilidade de nos aproximarmos das crianças, motivando-as para a descoberta da Mensagem; para a oração, apresentando-lhes os Pastorinhos como modelos a seguir.
Nos nossos dias, é urgente este trabalho.
A nossa insistência em formarmos grupos de crianças – pequeninos Mensageiros de Nossa Senhora – "com dinâmica e pedagogia apropriadas", para as sensibilizar, entusiasmar e as ajudar a aceitar e a viver a Mensagem de Fátima tem a sua razão de ser.
"Estes grupos actuarão, à maneira de fermento, nas próprias comunidades aonde estão inseridos".(D. Ilídio Leandro).
Alegra-nos saber que em algumas Dioceses/Paróquias já existem pequenos grupos e que se reunem mensalmente com o seu Orientador/a.
Não tenhamos receio !
As crianças deixam-se seduzir pelo Belo, pela Verdade e pela Paz.
Deixam-se encantar pelas maravilhas que as rodeiam.
E a maior de todas as maravilhas é Deus.
Deus, Jesus, Maria encantam-nas !
Elas deixam-se atrair pelo sobrenatural e todos nós já experiênciámos o enlevo e a ternura das crianças em oração/adoração !...
. Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário