MÊS DO ROSÁRIO
- OUTUBRO DE 2012-
Vamos celebrar este Mês do Rosário de 2012, apresentando diariamente textos publicados em "VOZ DE FÁTIMA" e "FÁTIMA LUZ E PAZ" em diversas datas mais recentes.
(25)-OS ÍDOLOS DO NOSSO TEMPO !
Fátima permanece na sua Mensagem como apelo ao primado de Deus em nossas vidas.
Em 1916, a pedagogia do Céu proclamou o lugar central de Deus em nossas vidas e o encontro constante com Ele na Eucaristia.
É este o itinerário que o Anjo realizou com os três pastorinhos, através das orações trinitárias, eucarísticas e reparadoras que ensinou.
As atitudes idolátricas afastam as nossas vidas de Deus.
Por isso, Jesus advertiu-nos com realismo.
De facto, foi com muita tristeza que Ele e os discípulos viram partir o jovem rico, que se não quis libertar dos seus apegos para seguir a Jesus.
Com esta escolha errada, o jovem privou-se da felicidade imensa que lhe viria pela experiência única de ser íntimo Amigo de Jesus.
Foi neste ambiente de consternação pelo falhanço daquele jovem que Jesus disse :
-"É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus".(Mt.19,23-25).
O termo original que Jesus utilizou na sua catequese para se referir às riquezas foi "mammon", pelo qual se designa um ídolo irrisório.
Porquê se trata de um ídolo ?
Por um duplo motive :
-Trata-se em primeiro lugar porque um ídolo é um substituto de Deus; trata-se, assim, da escolha – Deus ou o ídolo.
-Em segundo lugar, pelo seu conteúdo; para além do dinheiro, simples unidade monetária, o ídolo "mammon" simboliza um instrumento de vontade de poder, um meio de domínio do mundo, uma expressão da avidez das coisas e também um desvio das relações dos homens entre si.
Só Deus é o Senhor
Aqueles que colocam o seu desejo nas coisas deste mundo, fazendo do materialismo o seu bem absoluto cometem uma espécie de idolatria, corrompem a sua alma como se corrompe com o pecado e com os vícios, e frequentemente unem-se ao "príncipe deste mundo", acabando por se revoltarem contra Cristo e contra todo o projecto de Deus.
O amor desordenado aos bens materiais, poucos ou muitos, torna-se num gravíssimo obstáculo para se seguir Cristo nos caminhos da vida.
Quem põe o seu coração nos bens do mundo incapacita-se para encontrar o Senhor.
As riquezas, quando absolutizadas em si mesmas, proporcionam o poder, o sucesso e o prestígio, novas expresses para designar a sabedoria e a vaidade de que nos podemos encher, tornando-nos deuses de nós mesmos e, por isso, encerrados num ipsismo idolátrico capaz de gerar a morte de Deus em nossas vidas e devorar os irmãos na avidez insaciável de ter para ser "o maior" e "melhor".
Não precisar de Deus, prescindindo d'Ele na vida quotidiana, ou esperar a salvação no "absoluto" das ciências e das técnicas, são novas formas de idolatria.
A tão desejada e apregoada "qualidade de vida" transformada em critério último das nossas opções pode levar-nos também à concentração em nós próprios, encerrando-nos num individualismo comodista e insaciável.
Maria aponta-nos o caminho
Perante a agonia de muitas vidas sem sabor e sem sentido, Maria aponta-nos Cristo :
-"Fazei tudo o que Ele vos disser".(Jo.2,5).
Só Ele transformará a água das vidas vazias em vinho novo de esperança e de alegria.
Em Fátima, Ela apontou Deus como o Primeiro em nossas vidas.
Só Ele é âncora, bússola, rochedo firme para a nossa peregrinação.
Só o Seu Amor liberta, constrói e alarga horizontes.
As imensas alienações sentidas nestes tempos : super activismo esvaziante, alcoolismo, toxicodependência, pansexualismo e o erotismo desencarnados do Amor, são sinais do vazio de Deus em corações que para Ele foram criados.
Com S. Agostinho lembramos que para Deus fomos criados e só encontrando-O, o nosso coração repousará.
VOZ DA FÁTIMA Setembro de 2011
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário