Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 5/1/2013 - O chamado dos primeiros discípulos

     

    Leituras do dia:

     

    1Jo 3,11-21

    Sl 100/99

     

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São
    João 1,43-51 

    "No dia seguinte, ele decidiu partir para a Galileia e encontrou Filipe. Jesus disse a este: "Segue-me"! (Filipe era de Betsaida, a cidade de André e de Pedro.) Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: "Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas". Natanael perguntou: "De Nazaré pode sair algo de bom?" Filipe respondeu: "Vem e vê!" Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: "Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!" Natanael disse-lhe: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi". Natanael exclamou: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!" Jesus lhe respondeu: "Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas". E disse-lhe ainda: "Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!""

     

     

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

     

    Meditação

     

    Jesus continuou a caminhar procurando os Seus seguidores. Ele sabia a quem deveria chamar. Encontrou Filipe e disse apenas uma palavra: “Segue-me”. O chamado de Jesus é muito forte e objetivo, Ele não se explica muito.

     

    Apenas uma palavra de Jesus fez com que Filipe O seguisse e mais do que isso, saísse anunciando o Seu Nome. Ao contrário dele, Natanael, desconfiado, não quis acreditar que de uma cidade tão pequena viesse alguém tão importante.

     

    Na maioria das vezes, somos assim também como Natanael: desconfiamos, queremos ver grandes feitos, não nos contentamos com coisas simples e pequenas e só estamos satisfeitos quando os sinais são mais do que evidentes.

     

    No entanto, Jesus mostrou que aquele que não procurou grandes provas encontrou a Deus como mais facilidade. Filipe não perdeu tempo, Natanael precisou que Jesus lhe desse um sinal concreto para acreditar no Seu chamado.

     

    Jesus veio revelar ao mundo o amor do Pai e a sua presença no meio de nós. A cada um que Ele chama dá provas do Seu poder e da Sua sabedoria, pelo Espírito do Amor de Deus que se manifesta em todos os momentos.

     

    A nós também Ele promete coisas maiores do que as que Ele fazia naquele tempo. Portanto, as Suas promessas hoje também se renovam para nós.

     

    Ele nos convoca para vivermos o reino dos céus, aqui, agora e promete a manifestação da Sua glória em cada momento de acordo com a Fé que tenhamos na Sua palavra.

     

    Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para segui-Lo, muitas maravilhas também haveremos de presenciar: o céu aberto e os anjos subindo e descendo.

     

    Você é como Filipe ou como Natanael? Qual a força do chamado de Jesus para você? Você precisa de grandes provas para seguir Jesus? A Sua Palavra é atuante na sua vida?

     

     

    Reflexão Apostólica:

     

    No evangelho de hoje Jesus quer convidar cada um de nós a segui-lo. Você está disposto a tornar-se um discípulo de Jesus e um evangelizador nesse novo ano que se inicia?

     

    Se a sua resposta foi sim, então você deve pedir a Deus que envie ao seu coração uma porção dobrada do Espírito Santo, todos os dias, para que você tenha a força e a perseverança necessária para evangelizar e amar.

     

    Se a sua resposta foi não ou se você está em dúvida sobre seguir Jesus e ser um discípulo da Sua palavra é porque você ainda não teve um encontro pessoal e verdadeiro com o Senhor.

     

    Peça a graça de poder viver essa experiência de amor profundo com Jesus a ponto de querer segui-Lo e não mais abandonar os seus caminhos.

         

    Assim como aconteceu com os primeiros discípulos também está acontecendo com você hoje através desse evangelho que o chama a fazer parte da tropa de elite do Senhor e a acompanha-Lo no caminho da salvação.

     

    Quando Jesus encontra com Filipe diz apenas: "Segue-me!". Quando Filipe encontra com Natanael e fala sobre Jesus ele questiona: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!" 

     

    É exatamente esse gesto que precisamos fazer com aqueles que não conhecem o Senhor. Precisamos convidar os nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim, todas as pessoas que convivem com você e que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer verdadeiramente a Deus para estar perto de Dele, para conhecê-Lo no Santíssimo Sacramento do altar, para recebê-Lo na Eucaristia, para ser batizado pelo Espírito Santo, ou seja, para ver o Senhor e segui-Lo.

         

    Precisamos imitar o gesto de Filipe e conduzir as pessoas a Deus, pois essa é a verdadeira função de um discípulo.

     

    Jesus está querendo dizer para nós que na verdade quem nos chama em primeiro lugar é o próprio Senhor, mas que às vezes Ele precisa se utilizar de meios para poder ter um encontro pessoal com seus filhos e hoje você está sendo convocado a ser esse instrumento da evangelização, a ser esse discípulo que ajuda o Senhor a se encontrar com seu povo.

          

    É preciso seguir a Deus, beber do Seu amor e conduzir o seu povo para um encontro pessoal com Jesus. É exatamente isso que Deus quer de você através desse evangelho tão simples, porém tão profundo.

     

    Não deixe para seguir Jesus amanhã ou não adie seu encontro pessoal com o Senhor, pois Ele está repleto de amor para banhar o seu coração e mudar a sua vida.

     

      

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     

    Oração: Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.

     

     

     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

     

    Propósito: Estar atento para perceber onde e a quem posso falar de Jesus.

     

                 

     

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO

    (Para onde Deus quer me conduzir?)

     

    - Mergulhar no mistério de Deus.

    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).

    - Saborear Deus. Repousar em Deus.

    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo