Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 22 de outubro de 2012

    ACI Digital: Bento XVI: A busca de Deus é a verdadeira arte de viver

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      22 de outubro de 2012  
    Entrega do "Nobel da teologia"
    Bento XVI: A busca de Deus é a verdadeira arte de viver
    VATICANO, 22 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Na manhã de sábado, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Ratzinger, instituído pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger para a pesquisa teológica, o Papa Bento XVI recordou que fazem falta homens que recordem ao mundo que buscar a Deus "é a verdadeira arte de viver".
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/acidigital

    SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
    https://twitter.com/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    MUNDO

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Lucas 12,13-21
    Um pensamento:
    "Deus amor e alegria e Ele no-la comunica. Somente Deus basta. Fora dEle no h felicidade possvel".
    Santa Teresa dos Andes
     
     

     

    VATICANO


    Vaticano: Delegação do Sínodo dos Bispos que irá a Síria está em preparação

    VATICANO, 22 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou hoje que a anunciada delegação de representantes do Vaticano e do Sínodo dos Bispos que o Papa Bento XVI decidiu enviar a Síria, ainda está em estudo e em preparação.

    Em uma breve declaração divulgada hoje, o sacerdote jesuíta explicou que esta delegação partirá "apenas seja possível para assim responder eficazmente às finalidades propostas de solidariedade, paz e reconciliação, ante os acontecimentos gravíssimos ocorridos recentemente na região".

    O Pe. Lombardi se referiu assim à delegação que o Santo Padre quer enviar a Síria, anunciada no último dia 16 de outubro pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

    "Convencidos de que a única solução da crise não pode ser mais que política e pensando no imenso sofrimento da população, no destino dos refugiados e no futuro de dita nação, alguns de nós sugerimos que nossa assembleia sinodal expresse sua solidariedade", assinalou o Cardeal naquela oportunidade.

    A delegação está formada pelos padres sinodais: Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso; Cardeal Laurent Mosengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa; Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo de Nova Iorque; Dom Fabio Suescun Mutis, Bispo Ordinário Militar da Colômbia; Dom Joseph Nguyen Nang, Bispo de Phat Diem.

    Também se inclui a presença de Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado; e Monsenhor Alberto Ortega, oficial da Secretaria de Estado.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Bento XVI: A busca de Deus é a verdadeira arte de viver

    VATICANO, 22 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Na manhã de sábado, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Ratzinger, instituído pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger para a pesquisa teológica, o Papa Bento XVI recordou que fazem falta homens que recordem ao mundo que buscar a Deus "é a verdadeira arte de viver".

    Desde a Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, em presença dos Padres Sinodais, do presidente da fundação, Dom Giuseppe Antonio Scotti, e do presidente do comitê científico da fundação, Cardeal Camillo Ruini, Bento XVI outorgou o prêmio, considerado como o "premio Nobel da teologia", ao Pe. Brian E. Daley e ao professor Rémi Brague, por sua mestria no campo da teologia.

    "Personalidades como as do Pe. Daley e o Prof. Brague são exemplares para a transmissão de um saber que une ciência e sabedoria, rigor científico e paixão pelo homem, para que possa descobrir a arte de viver. E é próprio de pessoas que atravessam uma fé iluminada e vivida, que façam a Deus próximo e possível de acreditar ao homem de hoje", disse Bento XVI.

    "Necessitamos homens que tenham o olhar fixo em Deus e que levem desta fonte à verdadeira humanidade, para ajudar o que o Senhor põe em nosso caminho, a compreender que Cristo é o caminho da vida", e homens "cujo intelecto seja iluminado pela luz de Deus, para que possam falar às mentes e aos corações dos outros".

    O Santo Padre alentou aos fiéis a trabalhar "na vinha do Senhor, onde lhes chama, para que os homens e mulheres de nosso tempo possam descobrir e redescobrir a verdadeira ‘arte de viver’: esta foi também uma grande paixão do Concílio Vaticano II, e agora mais que nunca, está de grande atualidade no compromisso a nova evangelização".

    Bento XVI assinalou que o Pe. Daley e o Prof. Brague ilustram, com sua personalidade, o perfil pesquisador de todo trabalhador científico, e demonstram a valia que tanto os leigos, como os religiosos, põem ao serviço da Igreja no mundo de hoje.

    Para o Santo Padre, ambos premiados estão comprometidos com o ecumenismo e o diálogo interreligioso. O Pe. Daley estudou a fundo aos Padres da Igreja, e "tomou a melhor escola para conhecer e amar à Igreja una, e indivisível, mas na riqueza de suas diversas tradições", enquanto que o Prof. Brague "é um grande perito da filosofia das religiões, em particular da hebraica e da islâmica da Idade Média".

    Na entrega do prêmio participaram 400 pessoas. Este reconhecimento é concedido aos pesquisadores especializados na publicação ou na pesquisa científica teológica. Além disso, aos galardoados -ambos professores universitários-, lhes fez entrega de um pergaminho e um cheque com valor de 65 mil dólares.

    "Devo expressar meu grande apreço e gratidão por esta responsabilidade de comunicar os frutos da pesquisa. Um compromisso que é pesado, mas precioso para a Igreja e para todos os que trabalham no âmbito acadêmico e cultural", concluiu o Papa.

    Rémi Brague

    Rémi Brague foi catedrático de 1990 a 2010 na Universidade da Sorbona e atualmente ostenta a cadeira "Romano Guardini" de Ciência e História das religiões na Universidade Ludwing-Maximilian de Münich. É professor visitante de várias universidades americanas, espanholas e italianas, e é membro do Institut de France, Académie des Sciences Morales et Politiques.

    Brian Edward Daley

    O Padre Brian Edward Daley foi professor de 1978 a 1996 de Teologia e História da Teologia na Weston School of Theology de Cambridge (Massachusetts), e atualmente ensina na Universidade de Notre Dame. Trabalhou extensamente no âmbito ecumênico, especialmente nas relações entre católicos e ortodoxos; é secretário, por parte católica, do organismo consultivo católico-ortodoxo para a América do Norte.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Bento XVI condena atentado no Líbano faz um chamado à reconciliação e à paz

    VATICANO, 22 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- A pouco mais de um mês de sua viagem ao Líbano, o Papa Bento XVI expressou sua preocupação e proximidade aos familiares das vítimas do atentado terrorista perpetrado nesta sexta-feira em Beirute e, ao mesmo tempo, condenou qualquer tipo de violência, chamando à paz e à reconciliação.

    Em 19 de outubro, um carro bomba explodiu entre a sede da coalizão opositora 14 de Março, que lidera Saad Hariri, filho do assassinado ex-primeiro ministro Rafik Hariri, e a sede de Falange Libanesa, um partido cristão de oposição.

    A explosão ocorreu quando muitos estudantes estavam saindo do colégio e muitos trabalhadores de seus trabalhos, causando a morte de pelo menos 8 pessoas e 80 feridos.

    Através de um telegrama dirigido ao Patriarca de Antioquía Maronita, Sua Beatitude Béchara Boutros Raï, e assinado pelo secretário do Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, o Santo Padre expressou que "se une em oração à dor das famílias afetadas e à tristeza de todos os libaneses".

    Segundo uma tradução da Rádio Vaticano, o Papa "encomenda os falecidos a Deus, cheio de misericórdia, suplicando-lhe recebê-los em sua luz", e "expressa sua proximidade aos feridos e suas famílias, e pede ao Senhor que lhes dê alivio e consolo em suas provações".

    "Como o fez durante sua viagem apostólica ao Líbano, o Santo Padre reitera sua condenação à violência que gera tanto sofrimento e pede a Deus que brinde ao Líbano e a toda a região o dom da paz e da reconciliação".

    "De coração, Sua Santidade invoca sobre as famílias que estão de luto e sobre todos os libaneses a abundância das bênçãos divinas!", conclui o comunicado.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Candidatos à presidência dos EUA participaram de jantar caritativo católico Al Smith

    NOVA IORQUE, 22 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O jantar católico anual de arrecadação de fundos, Alfred E. Smith, no qual participaram os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, foi ocasião de uma noite entretida, em que se recordou a batalha da Igreja Católica para defender sua liberdade religiosa contra o mandato abortivo federal do governo de Barack Obama.

    O Arcebispo de Nova Iorque, Cardeal Timothy Dolan, disse que Al Smith, antigo governador dessa cidade e em nome de quem se realiza o jantar de caridade, acreditava que o governo deveria ajudar aos necessitados, "associando-se com a família, a Igreja, a paróquia, a vizinhança, as organizações e a comunidade, nunca se intrometendo nem se opondo".

    Os candidatos Barack Obama, atual presidente e candidato à reeleição pelo Partido Democrata, e Mitt Romney, quem postula pelo Partido Republicano, assistiram ao evento, realizado em 18 de outubro no Hotel Waldorf-Astoria de Nova Iorque.

    Mitt Romney, o primeiro a falar durante o jantar, indicou que Obama, quem planeja subir os impostos aos mais ricos para assim poder financiar seus programas públicos, tinha que perguntar-se essa noite ante os assistentes o que era o que estavam pensando.

    "Você tem que se perguntar o que está pensando. Tão pouco tempo, tanto que redistribuir", disse.

    A seu turno, Obama brincou sobre a fortuna do candidato republicano, dizendo que "fui fazer compras a algumas lojas no Midtown. Acho que o governador Romney foi comprar algumas lojas no Midtown".

    O jantar, um dos eventos mais destacados em Nova Iorque, conseguiu arrecadar cinco milhões de dólares, que serão destinados a organizações benéficas.

    Os dois candidatos presidenciais se sentaram na mesma mesa, separados só pelo Cardeal Timothy Dolan, e brincaram repetidamente, inclusive um do outro.

    O Cardeal Dolan concluiu a noite, com indicações que começaram como brincadeiras, mas logo se tornaram reflexivas sobre a natureza e importância da liberdade religiosa.

    O jantar anual, indicou, "mostra aos Estados Unidos que a Igreja Católica atua em seu melhor momento", unindo às pessoas de diversos credos, níveis econômicos e pontos de vista políticos, em uma "atmosfera de civilidade e humor".

    Apesar das diferenças, sublinhou, os que se reuniram estão agradecidos por serem "pessoas de fé e americanos leais, que amam um país que considera a liberdade religiosa nossa primeira e mais valorada liberdade, convencidos de que essa fé não está limitada somente a uma hora de adoração do Sabbath, mas afeta tudo o que fazemos e o que nos atrevemos a sonhar".

    O Cardeal Dolan concluiu a noite fazendo referencia aos "desempregados, os não queridos, as mães solteiras, os inocentes, frágeis, bebês não nascidos no ventre de suas mães, os indocumentados, os que não têm moradia, plano de saúde, alimento e os que carecem de educação".

    O Arcebispo de Nova Iorque recordou que a convicção de Al Smith é que o governo "deve estar do lado destes necessitados, cooperando com as entidades privadas e grupos religiosos", "já que, quando tudo está dito e feito, é em Deus em quem confiamos, e não no governo ou nos políticos".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    Centenas de pessoas são evacuadas do Santuário de Lourdes devido às inundações na França

    LOURDES, 22 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- As inundações no sudoeste da França forçaram centenas de peregrinos afim de que evacuassem o Santuário da Virgem de Lourdes e os hotéis localizados nas suas proximidades.

    Conforme assinala a Rádio France International, os peregrinos foram levados a um centro esportivo próximo e 40 pessoas tiveram que deixar suas casas no último sábado.

    As fortes chuvas fizeram com que o rio Gave transbordasse e afetasse a zona onde em 1858 a Virgem Maria apareceu 18 vezes a Santa Bernardette Subirous.

    Um porta-voz do Santuário disse que a mesma gruta onde está a imagem da Virgem como lembrança do lugar onde foram as aparições, tinha quase um metro de altura de água e se esperava ainda mais.

    No momento, somente se pode acessar a Basílica, pois está localizada em uma zona mais alta.

    As autoridades locais assinalam que as inundações são as piores da região em 25 anos. Ainda são esperadas mais chuvas e até o momento, aproximadamente 8 mil casas ficaram sem energia elétrica.

    Nos últimos dias, um temporal de chuvas torrenciais alagaram os Pirineos franceses provocando inundações em Lourdes, e obrigando a evacuação de numerosos hotéis e moradias. Muitas estradas na zona dos Altos Pirineos foram cortadas e várias aldeias ficaram sem comunicação.

    Em 2001, seis milhões de pessoas peregrinaram ao Santuário da Virgem de Lourdes.

    Sobre estes fatos, o Papa Bento XVI exortou ontem domingo, desde a Praça de São Pedro do Vaticano, a dirigir orações "àquela que é a Rainha de todos os Santos, a Virgem Maria, com nosso pensamento em Lourdes, afetada por graves inundações do rio Gave, que também alagou a Gruta das Aparições da Virgem".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Meios "antigos" também servem para a Nova Evangelização, assegura Arcebispo de Los Ángeles

    ROMA, 22 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo de Los Ángeles (Estados Unidos), Dom José Gómez, afirmou que a Nova Evangelização precisa chegar aos jovens, usando todos os meios disponíveis, tanto novos como antigos.

    Em declarações ao grupo ACI em 18 de outubro, durante um descanso do Sínodo dos Bispos dedicado à Nova Evangelização, Dom Gómez disse que "é nossa missão pedir a Deus a graça para descobrir novas maneiras de chegar aos jovens. Precisamos usar todas as novas formas de comunicação, para que eles possam entender do que estamos falando".

    O Arcebispo de Los Ángeles assinalou que a Nova Evangelização deve apresentar as verdades eternas com novas formas.

    "As belas tradições, como a exposição do Santíssimo Sacramento, e o tempo de contemplação e meditação, são muito populares entre os jovens", indicou, por isso "temos que retornar a isso, para que eles possam sentir, também, quanto que a fé católica é importante para eles".

    Os jovens são um aspecto importante da Nova Evangelização, que está dirigida a reintroducir a fé a países antigamente cristãos.

    Dom Gómez acredita que a Igreja pode obter isto adotando medidas enraizadas na oração.

    "A primeira coisa que devemos fazer é rezar por eles, e então temos que ter novas e melhores formas de chegar a eles".

    Dom Gómes indicou que em Los Ángeles, por exemplo, "temos congressos específicos em cada região da arquidiocese, e alguns deles tratam de apontar às pessoas jovens, para que eles possam vir, participar e ver quão formoso é conhecer a Cristo".

    "Nós rezamos por eles, e confiamos suas necessidades (a Deus), e vemos que eles se emocionam pela fé católica".

    Essa emoção está enraizada não em sentimentos, mas no descobrimento de que "a fé católica tem todas as respostas para todos os desafios desta sociedade", disse.

    Esta descoberta, indicou Dom Gómez, deve impulsionar "um novo entusiasmo sobre a forma em que conhecemos e praticamos nossa fé".

    Os Bispos no Sínodo dizem que os catequistas aprovados pela Igreja serão instrumentos para levar às pessoas a Cristo, e fazer um êxito a Nova Evangelização.

    O Arcebispo de Los Ángeles expressou sua emoção ao informar que na semana passada presidiu uma Missa de boas vindas a 3000 novos catequistas certificados pela Igreja. Muitos destes são de língua espanhola que podem evangelizar em áreas da cidade onde moram latinos, que podem ser devotos e praticar piedades populares, mas necessitam instrução na fé.

    Dom Gómez recordou que, tal como indicou em suas palavras no Sínodo, em 9 de outubro, "os ensinamentos da Igreja Católica não mudaram, a sociedade mudou".

    Nessa ocasião, o Arcebispo de Los Ángeles disse que "precisamos encontrar a ‘linguagem’ que melhor apresente as formas tradicionais de santificação, os sacramentos, as orações, obras de caridade, em uma forma que seja atrativa e acessível às pessoas que vivem a realidade de uma sociedade globalizada, secular e urbana".

    "Com nosso rico tesouro de espiritualidades católicas, e com nossas boas novas do ‘plano familiar’ de Deus para a história, possuímos recursos poderosos para nossa evangelização da cultura, no contexto da globalização e da crescente secularização em nossas sociedades".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Seriado anticatólico e blasfemo é uma caricatura feita por ignorantes, denuncia Bispo francês

    PARIS, 22 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Bispo de Gap e d’Embrun (França), Dom Jean-Michel di Falco Léandri, deplorou a transmissão do seriado televisivo "Assim sejam" (Ainsi soient-ils) que agride à Igreja Católica ao apresentar os seminaristas, sacerdotes, bispos e inclusive ao Papa, envolvidos em histórias de corrupção, alcoolismo, sexo, abortos e luta de poderes, entre outros temas.

    Ainsi soient-ils é transmitida todas as quintas-feiras no canal Arte, um canal que se apresenta como "cultural". Os 8 capítulos que constituem a produção serão transmitidos até o dia 1º de novembro, dia que coincide com a celebração católica da Solenidade de Todos os Santos.

    Em um artigo publicado em 11 de outubro, o Bispo que em maio de 2008 anunciou a aprovação por parte da Igreja das aparições de Nossa Senhora de Laus, comenta que viu os 8 capítulos do seriado "até o minuto final, como um dever".

    O Bispo afirma que "a pergunta que temos que fazer depois de ver isto é: ‘E Deus, onde está em tudo isso?’ Claramente não foi levado em consideração nem no casting, nem depois, agora que o bom Povo de Deus que é a Igreja, será mais uma vez ferido por esta imagem da Igreja feita por ignorantes".

    O Prelado comenta também que "a qualidade dos atores não está em discussão; porém, estão ao serviço de um cenário indigno deste nome. É tedioso, embora todos os ingredientes estejam presentes: sexo, adultério, dinheiro, corrupção, suicídio, aborto, alcoolismo, luta de poderes, conservadores e progressistas, luta de classes. Apesar de tudo, a "maionese" não fica no ponto devido às situações inverossímeis".

    O Bispo diz também que no seriado se apresenta um conjunto de "aproximações lingüísticas, relações entre as pessoas à moda antiga, vestuários de outro tempo, frases feitas, vazias e pseudo-piedosas e paro de contar por aqui. Tudo isto faz com que a produção perca uma hipotética credibilidade".

    Depois de recordar que o presidente da França, François Hollande, "pôs de moda a palavra ‘normal’", o Prelado assinala que quando a gente vê o seriado "se pergunta o que é o ‘normal’ nesta produção".

    Para "coroar" tudo, refere Dom di Falco, Ainsi soient-ils apresenta a um presidente da Conferência Episcopal da França "isolado, ambicioso, imbuído de poder, desalmado, calculador, que prepara uma campanha para sua reeleição ao estilo dos homens maus da política. Tudo sob a autoridade de um Papa carnavalesco, preguiçoso e mal-humorado, submetido à vigilância de uma religiosa bigotona que o droga… quando lhe prepara o chá".

    O Bispo recorda também que nestes últimos tempos, "fala-se muito de caricaturas; há por todos os lados as de Maomé e do Islã, os cristãos tampouco se livram destas, porém estes fazem menos barulho (...) e não ameaçam ninguém a morte".

    "Depois da difusão das séries Os Borgia e Inquisitio, agora vem ‘Assim sejam’, sobre a vida em um seminário! Depois de relatos com pretensões históricas sobre uma caricatura sobre o passado, temos um relato sobre uma caricatura do presente".

    Certamente, prossegue o Bispo de Gap e d’Embrun, pode-se compreender o desejo de alguns de atacar o tremendo êxito do filme "De Deuses e Homens", que relata o martírio de um grupo de monges trapenses assassinados por ódio à fé por parte dos muçulmanos: "se este for o caso, não é mais que uma tentativa fracassada, porque está muito longe daquela, com esta mascarada carnavalesca".

    De fato, diz o Prelado, "a visão da Igreja que aqui nos apresenta está de acordo às idéias de quem não a conhece. Em efeito, não esperava que a realidade fosse embelezada. Os homens permanecem homens, com suas debilidades, sua mediocridade. Os acontecimentos recentemente vividos, no círculo do mesmo Papa Bento XVI dão prova disso".

    "Devido a que somos homens imperfeitos, a Igreja é frágil e vulnerável em sua humanidade, mas está fortalecida pelo Espírito de Cristo que a habita e a anima", ressalta o Bispo.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Cuba: Governo detém ativista e confisca assinaturas a favor do projeto democrático

    HAVANA, 22 Out. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Em meio de umas eleições municipais questionadas pela dissidência e que o regime afirma que são democráticas, o Movimento Cristão Liberação (MCL), denunciou que agentes do Governo detiveram na sexta-feira por várias horas seu ativista Arnaldo Figueredo e lhe confiscaram as assinaturas que reunia em Holguín (Cuba), para impulsionar O Caminho do Povo (em espanhol, El Camino del Pueblo), projeto promovido pela oposição para obter a transição da ilha à democracia.

    Figueredo "estava indo para a minha casa em Holguín e estava com algumas assinaturas do Projeto Heredia e do Caminho do Povo. Foi seguido pelo oficial de Segurança do Estado conhecido como ‘Velasquito’, que estava acompanhado por um agente uniformizado da Polícia Nacional Revolucionária, detido e conduzido até a unidade municipal" onde lhe tiraram os papéis com as assinaturas, informou ao grupo ACI Juan Carlos Reyes Ocaña, delegado do MCL nesta província cubana.

    Assinalou que embora não tenha sido golpeado no momento da detenção, dentro da delegacia vários policiais "o agarraram, puseram-no contra a parede e o interrogaram de uma forma um pouco violenta".

    Reyes Ocaña, que se confessou católico, denunciou que a repressão em Cuba está crescendo contra os membros do MCL e de outros grupos dissidentes como As Damas de Branco (em espanhol, Las Damas de Blanco), "não as permitem ir à Missa Dominical".

    "À medida que o povo vai tomando consciência e vai se libertando pessoalmente com estes mesmos projetos, com estas mesmas petições cidadãs que são capazes de assinar, então o Governo, ao ver que sua mentira, que seu regime de terror vai desmoronando, faz o único que sabe fazer: exercer a violência", assinalou.

    Nesse sentido, revelou também ter sido vítima da violência do Governo e receber ameaças pelo seu ativismo no MCL. Entretanto, afirmou que seu desejo de que em Cuba os Direitos Humanos sejam respeitados e o exemplo de Oswaldo Payá o impulsam a seguir em frente.

    Reyes Ocaña assinalou que o mecanismo que o MCL segue para impulsionar iniciativas cidadãs como o Projeto Heredia (chamado também Projeto de lei de Reencontro Nacional), e O Caminho do Povo, através do recolhimento de assinaturas, está respaldado "na mesma Constituição de Cuba. Entretanto nos perseguem por exercer este nosso direito que temos todos os cubanos". Afirmou que apesar da repressão, mais pessoas se animam a assinar ambos os documentos para solicitar mudanças democráticas na ilha.

    O Caminho do Povo é uma iniciativa na qual participam mais de 70 organizações e mais de 1.200 pessoas. Em sua página no Facebook, o MCL indicou que "a maioria das assinaturas são de dentro de Cuba, onde os assinantes e os que recolhem as assinaturas são ameaçados, presos , lhes tiram as assinaturas ou inclusive 'morrem' enquanto estão recolhendo-as".

    Entre seus objetivos, esta iniciativa busca promover em Cuba leis que reconheçam a liberdade de expressão, associação, trânsito, o direito dos cubanos a escolher e ser escolhidos, e que se convoque a um Plebiscito e a um Diálogo Nacional.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo