Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 6 de abril de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 7/4/2012 - Vigília Pascal

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Sexta-feira, 6 de Abril de 2012 7:18
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 7/4/2012 - Vigília Pascal



    VERDADE (VER)
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 16,1-7

    "
    Depois que terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, a mãe de Tiago, compraram perfumes para perfumar o corpo de Jesus. No domingo, bem cedo, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. No caminho perguntavam umas às outras:- Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo?
    Elas diziam isso porque a pedra era muito grande. Mas, quando olharam, viram que ela já havia sido tirada. Então elas entraram no túmulo e viram um moço vestido de branco sentado no lado direito. Elas ficaram muito assustadas, mas ele disse: - Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. Vejam o lugar onde ele foi posto. Agora vão e dêem este recado a Pedro e aos outros discípulos: 'Ele vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse.'
    "

    CAMINHO (JULGAR)
    (O que o texto diz para mim, hoje?)
     
    Meditação: 
     
    A tradição cristã sempre associou a noite da ressurreição à noite da páscoa judaica, descrita em Ex 12,1-14, com o caráter, porém, de vigília em honra do Senhor.
     
    A Igreja, a exemplo de seu mestre, não celebra também a Eucaristia desde a noite de Quinta-Feira Santa, até que o Senhor ressuscite verdadeiramente (cf. Lc 22,16). O Sábado Santo se caracteriza também como dia de silêncio e de pesar, mas vivido na expectativa da ressurreição do Senhor.

    Mãe de todas as santas vigílias, na expressão de santo Agostinho, a Vigília Pascal faz resplandecer no horizonte da vida humana a recapitulação de todo o universo em Cristo.
     
    É a noite gloriosa do Senhor, que dá dimensão e sentido também à noite do Natal. Nesta vigília, a Palavra de Deus vai ressoar no coração de toda a Igreja, mostrando a todos os fiéis como Deus é fiel no cumprimento de suas promessas. Entoa-se solenemente o Glória, e, depois das longas semanas da Quaresma, volta-se a entoar o Aleluia em verdadeira exultação pascal.

    A celebração da Vigília Pascal é de uma riqueza extraordinária. Contêm muitas ações, gestos simbólicos que expressam o mistério pascal: círio, luz, água, palavra proclamada, batismo, aspersão, renovação das promessas batismais, pão, vinho, partilha... Isto exige que os sinais e ações sejam verdadeiros para que realizem o que significam.


    A liturgia desta Sagrada Vigília vai, assim, se desenrolando aos nossos olhos como uma celebração cada vez mais iluminadora de nossa vida, dando-lhe um sentido inteiramente novo, encorajando a nossa existência para a nobreza de uma vida fraterna.
     
    Assim, o Círio Pascal, preparado, aceso e conduzido no início da celebração, em rito processional, como que dissipando as trevas do mundo, no simbolismo da igreja apagada, lembra-nos a coluna de fogo, na qual o Senhor precedia, na escuridão da noite, o povo de Israel ao sair do Egito (cf. Ex 13,21-22). Cristo é a luz do mundo, e quem o segue não anda nas trevas (cf. Jo 8,12), eis o simbolismo último do Círio Pascal.

    O tesouro maior da liturgia encontra-se, pois, nas celebrações desta noite. Como já se falou, o Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor é a celebração mais importante na vida da Igreja, com sua posição mais alta na escala da Liturgia.
     
    São quatro os momentos litúrgicos da Vigília Pascal: a Liturgia do Fogo e da Luz, a Liturgia da Palavra (Gn 1,1-2,2; Sl 104/103; Gn 22,1-18; Sl 16/15; Ex 14,15-15,1; Ex 15,1-5.17-18; Is 54,5-14; Sl 30/29; Is 55,1-11; Is 12,2.4-6; Br 3,9-15.32-4,4; Sl 19/18b; Ez 36,16-17a.18- 28; Sl 42/41; Rm 6,3-11; Sl 118/117; Mc 16,1-7), a Liturgia Batismal e, encerrando, a Liturgia Eucarística.
     
    Nesta noite santa e mil vezes feliz a Palavra do Senhor nos faz experimentar as maravilhas realizadas em favor do povo desde o princípio.
     
    Hoje celebramos por meio dos sinais sacramentais da luz, da Palavra, da água, do pão e do vinho, participando intensamente da realidade da páscoa do Senhor.

    Celebrando o mistério de Cristo, que passa da morte à vida, damos graças ao Pai pelas maravilhas realizadas ao longo da história da salvação.
     
    Reflexão Apostólica

    Com o amanhecer de um novo dia, o projeto de Jesus vê também a luz definitiva como no primeiro dia da Criação. Um grupo de mulheres experimentará que a morte não tinha tido a última palavra; que aquele a quem tinham crucificado, o próprio Deus o havia ressuscitado e já estava a caminho para continuar seu plano salvador, que agora já não mais acabaria.
     
    As mulheres se dirigem ao sepulcro ao raiar do primeiro dia da semana e levam perfumes para ungir o corpo de Jesus, pois ainda não haviam realizado tal gesto devido ao repouso do sábado (cf. Lc 23,56).

    Essas discípulas ousadas, que seguiram Jesus até a cruz (15,40), são iluminadas pela luz de sua ressurreição. À luz das Escrituras, acolhem o Ressuscitado como aquele que foi crucificado, entregue por amor à humanidade.

    As mulheres assumem a missão de discípulas missionárias, anunciadoras da vida nova do Ressuscitado aos demais discípulos.

    A Palavra de Deus ilumina os seguidores/as de Jesus a continuar sua obra de amor. Deus realiza maravilhas na criação, revelando-se como fonte de toda a vida.
     
    Chama-nos atenção alguns pontos relevantes do Evangelho de hoje:

     * O zelo para com o corpo de Jesus: Tal zelo se dava numa atmosfera de pesar, profunda tristeza e comoção. Para os que O cercavam, e nutriam por Ele um sentimento íntimo, dado o aspecto de seu corpo, certamente ungi-lo com aroma iria amenizar a ação do tempo, além de ser também um ritual fúnebre.
     
     * A desatenção com o tamanho da pedra e a impossibilidade de removê-la: Seria racional perceber que a pedra que tampava o túmulo era extremamente grande, pelo temor de violação. E mais racional ainda era a impossibilidade de três mulheres move-la.

    * As vestes do jovem. Por que branca?: A cor branca associa-se à idéia de paz, de pureza. Em muitos momentos é a representação da essência divina.

     * O porquê o jovem (anjo) disse: - dizei a seus discípulos e a Pedro: Jesus expressa a necessidade de um líder, de um pastor que reiterasse os valores do seu ministério.

    Racionalizar Deus nos seus atos ainda é nossa fraqueza.

    Quantas pedras estão em nosso caminho na direção de Jesus? Qual Jesus buscamos? Qual sentimento temos para com ele? Como podemos dizer que somos cristãos se não nos caracterizamos como tal, com atitudes verdadeiramente cristãs?  Responder essas perguntas é fácil, difícil é se apropriar delas no nosso cotidiano.

    Se bem observarmos, muitos daqueles que seguiram a Jesus Cristo o fizeram por amor a ele próprio, não foi a sua fé quem os mantiveram ao seu lado.
     
    Animai-vos! Busquemos essa intimidade com Cristo primeiro! Aí sim, serviremos a Deus no propósito da Evangelização, pela extensão do seu amor ao próximo.
     
    Com a Ressurreição, Deus está afirmando seu reinado de vida plena sobre qualquer estrutura de morte. Já não há obstáculos impossíveis, não há pedras difíceis de remover; a comunidade se começará a fortalecer e a lembrar de tudo o que o Mestre lhes ensinara para compreendê-lo de uma vez e para sempre. Esta é a hora para dissipar os medos e reavivar a esperança.
     
    O regresso à Galileia, a pátria dos pobres, onde tudo havia começado, será o sinal deste novo nascimento para a comunidade dos discípulos.
     
    A Páscoa de Jesus é a celebração por excelência do cristianismo. A Ressurreição é o que dá sentido à nossa fé. O triunfo da vida sobre toda a forma de morte é o que professamos; e em razão desse mistério nos comprometemos a defender e a amar a vida do universo inteiro que foi remido.
     
    Esta é a hora para pôr no altar do Senhor as esperanças de nossos povos; para professar em alta voz que, se Cristo ressuscitou, nossa fé tem sentido. O cristão, pelo batismo, mergulha no mistério da Páscoa de Cristo, na sua morte e ressurreição.
     
    Que a Palavra e a força do Ressuscitado nos iluminam para sermos testemunhas de vida nova através da fé e o amor solidário.
    VIDA (CELEBRAR)
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Pai, livra-me da incredulidade que me impede de ser proclamador da ressurreição de teu Filho Jesus, por quem nos é oferecida a tua salvação.
     
    VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Defender e a amar a vida, em todos os sentidos.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo