Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 31 de maio de 2012

    Liturgia das Horas


    Hora Média
    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     
    R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Hino
    Mantendo a ordem certa,
    do coração fiel,
    na hora terça oremos
    aos Três, fulgor do céu.

    Queremos ser os templos
    do Espírito Santo, outrora
    descido sobre os Doze
    em chamas, nesta hora.

    Fiel aos seus desígnios,
    do Reino o Autor divino
    a tudo ornou de graça
    segundo o seu destino.

    Louvor e glória ao Pai,
    ao Filho, Sumo Bem,
    e ao seu divino Espírito,
    agora e sempre. Amém.
    Ant. Todos eles estavam unidos,
    perseverando em comum na oração
    com Maria, a Mãe de Jesus.
    Salmodia
    Salmo 119(120)
    Desejo da paz Sede fortes nas tribulações, perseverantes na oração (Rm 12,12).

    1 Clamei pelo Senhor na minha angústia, *
    e ele me escutou, quando eu dizia:
    2 'Senhor, livrai-me desses lábios mentirosos, *
    e da língua enganadora libertai-me!

    3 Qual será a tua paga, o teu castigo, *
    ó língua enganadora, qual será?
    4 Serão flechas aguçadas de guerreiros, *
    acesas em carvões incandescentes.

    5 Ai de mim! sou exilado em Mosoc, *
    devo acampar em meio às tendas de Cedar!
    6 Já se prolonga por demais o meu desterro *
    entre este povo que não quer saber de paz!

    7 Quando eu falo sobre paz, quando a promovo, *
    é a guerra que eles tramam contra mim!'

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Salmo 120(121)
    Deus protetor de seu povo
    Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol nem algum calor ardente (Ap 7,16).
    1 Eu levanto os meus olhos para os montes: *
    de onde pode vir o meu socorro?
    2 'Do Senhor é que me vem o meu socorro, *
    do Senhor que fez o céu e fez a terra!'

    3 Ele não deixa tropeçarem os meus pés, *
    e não dorme quem te guarda e te vigia.
    4 Oh! não! ele não dorme nem cochila, *
    aquele que é o guarda de Israel!

    5 O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, *
    é uma sombra protetora à tua direita.
    6 Não vai ferir-te o sol durante o dia, *
    nem a lua através de toda a noite.

    7 O Senhor te guardará de todo o mal, *
    ele mesmo vai cuidar da tua vida!
    8 Deus te guarda na partida e na chegada. *
    Ele te guarda desde agora e para sempre!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


    Salmo 121(122)
    Jerusalém, cidade santa Vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste (Hb 12,22).
    1 Que alegria, quando ouvi que me disseram: *
    'Vamos à casa do Senhor!'
    2 E agora nossos pés já se detêm, *
    Jerusalém, em tuas portas. 

    3 Jerusalém, cidade bem edificada *
    num conjunto harmonioso;
    4 para lá sobem as tribos de Israel, *
    as tribos do Senhor.

    – Para louvar, segundo a lei de Israel, *
    o nome do Senhor.
    5 A sede da justiça lá está *
    e o trono de Davi.

    6 Rogai que viva em paz Jerusalém, *
    e em segurança os que te amam!
    7 Que a paz habite dentro de teus muros, *
    tranqüilidade em teus palácios!

    8 Por amor a meus irmãos e meus amigos, *
    peço: 'A paz esteja em ti!'
    9 Pelo amor que tenho à casa do Senhor, *
    eu te desejo todo bem!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Todos eles estavam unidos,
    perseverando em comum na oração
    com Maria, a Mãe de Jesus.
    Leitura breve Jt 13,18-19
    Ó filha, tu és bendita pelo Deus Altíssimo, mais que todas as mulheres da terra! E bendito é
    o Senhor Deus, que criou o céu e a terra, e te levou a decepar a cabeça do chefe de nossos
    inimigos! Porque nunca o teu louvor se afastará do coração dos homens, que se lembrarão
    do poder de Deus para sempre.

    V.
    Felizes os que ouvem a palavra do Senhor. Aleluia.
    R.
    Felizes os que a vivem e a praticam cada dia. Aleluia.
    Oração
    Ó Deus todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio
    o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por
    nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
     
    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Demos graças a Deus.


    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. Louvemos a nosso Senhor, festejemos a Virgem Maria,
    na festa da Visitação. Aleluia..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)



     ___________________________________________________

    Ofício das Leituras
    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino 
    Vem, ó Senhora nossa,
    visita-nos, Maria,
    que a casa de Isabel
    encheste de alegria.

    Vem, doce Mãe da Igreja,
    vem visitar teu povo,
    por nossas culpas roga,
    fazendo tudo novo.

    Vem, ó do mar Estrela,
    de paz nos manda um raio;
    perfuma a nossa vida,
    suave flor de maio.

    Vem ver os teus fiéis,
    já prontos para a luta;
    renova as suas forças:
    não tombem na labuta.

    Vem, Mãe da humanidade,
    guiar passos errantes:
    na mesma estrada um dia
    sigamos exultantes.

    Vem logo, e louvaremos
    contigo o Pai e o Filho;
    do Espírito tenhamos,
    por teu amor o auxílio.
    Salmodia

    Ant. 1 Desceu a bênção do Senhor sobre Maria,
    e a recompensa de Deus, seu Salvador.


    Salmo 23(24)
     1 Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, *
    o mundo inteiro com os seres que o povoam;
    2 porque ele a tornou firme sobre os mares, *
    e sobre as águas a mantém inabalável. 

    3 “Quem subirá até o monte do Senhor, *
    quem ficará em sua santa habitação?”
    =4 “Quem tem mãos puras e inocente coração, †
    quem não dirige sua mente para o crime, *
    nem jura falso para o dano de seu próximo.

    5 Sobre este desce a bênção do Senhor *
    e a recompensa de seu Deus e Salvador”.
    6 “É assim a geração dos que o procuram, *
    e do Deus de Israel buscam a face”.

    =7 “Ó portas, levantai vossos frontões! †
    Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *
    a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

    =8 Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” †
    “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, *
    o Senhor, o poderoso nas batalhas!”

    =9 “Ó portas, levantai vossos frontões! †
    Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *
    a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

    =10 Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” †
    “O Rei da glória é o Senhor onipotente, *
    o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!”

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Desceu a bênção do Senhor sobre Maria,
    e a recompensa de Deus, seu Salvador.
    Ant. 2 O Senhor santificou sua morada. 
    Salmo 45(46)

    2 O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
    sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
    3 assim não tememos, se a terra estremece, *
    se os montes desabam, caindo nos mares,
    4 se as águas trovejam e as ondas se agitam, *
    se, em feroz tempestade, as montanhas se abalam:

    5 Os braços de um rio vêm trazer alegria *
    à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
    6 Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *
    Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
    7 Os povos se agitam, os reinos desabam; *
    troveja sua voz e a terra estremece.

    8 Conosco está o Senhor do universo! *
    O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

    9 Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *
    e a obra estupenda que fez no universo:
    = reprime as guerras na face da terra, †
    10 ele quebra os arcos, as lanças destrói, *
    e queima no fogo os escudos e as armas:
    11 “Parai e sabei, conhecei que eu sou Deus, *
    que domino as nações, que domino a terra!”

    12 Conosco está o Senhor do universo! *
    O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. O Senhor santificou sua morada. 
    Ant. 3 Dizem coisas gloriosas sobre vós, Virgem Maria. 
    Salmo 86(87)

    1 O Senhor ama a cidade *
    que fundou no Monte santo;
    2 ama as portas de Sião *
    mais que as casas de Jacó.

    3 Dizem coisas gloriosas *
    da Cidade do Senhor:
    4 'Lembro o Egito e Babilônia *
    entre os meus veneradores.

    = Na Filistéia ou em Tiro †
    ou no país da Etiópia, *
    este ou aquele ali nasceu'.

    =5 De Sião, porém, se diz: †
    'Nasceu nela todo homem; *
    Deus é sua segurança'.

    =6 Deus anota no seu livro, †
    onde inscreve os povos todos: *
    'Foi ali que estes nasceram'.

    7 E por isso todos juntos *
    a cantar se alegrarão;
    – e, dançando, exclamarão: *
    'Estão em ti as nossas fontes!'
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.  
     Ant.Dizem coisas gloriosas sobre vós, Virgem Maria. 

    V. Maria guardava no seu coração.
    R. As palavras e os fatos, e neles pensava.

    Primeira leitura
    Do Cântico dos Cânticos 2,8-14; 8,6-7

    A vinda do amado
    2,8 É a voz do meu amado!
    Eis que ele vem
    saltando pelos montes,
    pulando sobre as colinas.
    9 O meu amado parece uma gazela,
    ou um cervo ainda novo.
    Eis que ele está de pé atrás de nossa parede,
    espiando pelas janelas,
    observando através das grades.
    10 O meu amado me fala dizendo:
    “Levanta-te, minha amada,
    minha rola, formosa minha, e vem!
    11 O inverno já passou,
    as chuvas pararam e já se foram.
    12 No campo aparecem as flores,
    chegou o tempo das canções,
    a rola já faz ouvir
    seu canto em nossa terra.
    13 Da figueira brotam os primeiros frutos,
    soltam perfume as vinhas em flor.
    Levanta-te, minha amada,
    formosa minha, e vem!
    14 Minha rola, que moras nas fendas da rocha,
    no esconderijo escarpado,
    mostra-me teu rosto,
    deixa-me ouvir tua voz!
    Pois a tua voz é tão doce,
    e gracioso o teu semblante”.
    8,6 Grava-me como um selo em teu coração,
    como um selo em teu braço!
    Porque o amor é forte como a morte
    e a paixão é cruel como a morada dos mortos;
    suas faíscas são de fogo,
    uma labareda divina.
    7 Águas torrenciais jamais apagarão o amor,
    nem rios poderão afogá-lo.
    Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa
    para comprar o amor,
    seria tratado com desprezo.

    Responsório Lc 1,41b-43.44
    R. Isabel ficou cheia do Espírito Santo
    e ela exclamou em alta voz:
    És bendita entre todas as mulheres
    e bendito é o fruto do teu ventre!
    * Não mereço esta honra, que a Mãe do Senhor,
    do meu Deus venha a mim! Aleluia.
    V. Quando ouvi ressoar tua voz, ao saudar-me,
    o menino saltou de alegria, em meu seio. * Não mereço.

    Segunda leitura
    Das Homilias de São Beda, o Venerável, presbítero

    (Lib. 1,4: CCL 122,25-26.30)

    (Séc.VIII)

    Maria engrandece o Senhor que age nela
    Minha alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador (Lc 1,46).
    Com estas palavras, Maria reconhece, em primeiro lugar, os dons que lhe foram
    especialmente concedidos; em seguida, enumera os benefícios universais com que Deus
    favorece continuamente o gênero humano.

    Engrandece o Senhor a alma daquele que consagra todos os sentimentos da sua vida
    interior ao louvor e ao serviço de Deus; e, pela observância dos mandamentos, revela
    pensar sempre no poder da majestade divina.
    Exulta em Deus, seu Salvador, o espírito daquele que se alegra apenas na lembrança de seu
    Criador, de quem espera a salvação eterna.

    Embora estas palavras se apliquem a todas as almas santas, adquirem contudo a mais plena
    ressonância ao serem proferidas pela santa Mãe de Deus. Ela, por singular privilégio,
    amava com perfeito amor espiritual aquele cuja concepção corporal em seu seio era a causa
    de sua alegria.

    Com toda razão pôde ela exultar em Jesus, seu Salvador, com júbilo singular, mais do que
    todos os outros santos, porque sabia que o autor da salvação eterna havia de nascer de sua
    carne por um nascimento temporal; e sendo uma só e mesma pessoa, havia de ser ao
    mesmo tempo seu Filho e seu Senhor.

    O Poderoso fez em mim maravilhas, e santo é o seu nome! (Lc 1,49). Maria nada atribui a
    seus méritos, mas reconhece toda a sua grandeza como dom daquele que, sendo por
    essência poderoso e grande, costuma transformar os seus fiéis,pequenos e fracos, em fortes
    e grandes.

    Logo acrescentou: E santo é o seu nome! Exorta assim os que a ouviam, ou melhor,
    ensinava a todos os que viessem a conhecer suas palavras, que pela fé em Deus e pela
    invocação do seu nome também eles poderiam participar da santidade divina e da
    verdadeira salvação. É o que diz o Profeta: Então, todo aquele que invocar o nome do
    Senhor, será salvo (Jl 3,5). É precisamente este o nome a que Maria se refere ao dizer:
    Exulta meu espírito em Deus, meu Salvador.

    Por isso, se introduziu na liturgia da santa Igreja o costume belo e salutar, de cantarem
    todos, diariamente, este hino na salmodia vespertina. Assim, que o espírito dos fiéis,
    recordando freqüentemente o mistério da encarnação do Senhor, se entregue com
    generosidade ao serviço divino e, lembrando-se constantemente dos exemplos da Mãe de
    Deus, se confirme na verdadeira santidade. E pareceu muito oportuno que isto se fizesse na
    hora das Vésperas, para que nossa mente fatigada e distraída ao longo do dia por
    pensamentos diversos, encontre o recolhimento e a paz de espírito ao aproximar-se o tempo
    do repouso.

    Responsório Lc 1,45-46; Sl 65(66),16

    R. És feliz porque creste, Maria,
    pois em ti, a palavra de Deus
    vai cumprir-se conforme ele disse.
    Maria, então, exclamou:
    * A minh’alma engrandece o Senhor. Aleluia.
    V. Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:
    Vou contar-vos todo o bem, que ele me fez!
    * A minh’alma.

    HINO TE DEUM (A VÓS, Ó DEUS, LOUVAMOS)

    A vós, ó Deus, louvamos,
    a vós, Senhor, cantamos.
    A vós, Eterno Pai,
    adora toda a terra.

    A vós cantam os anjos,
    os céus e seus poderes:
    Sois Santo, Santo, Santo,
    Senhor, Deus do universo!

    Proclamam céus e terra
    a vossa imensa glória.
    A vós celebra o coro
    glorioso dos Apóstolos,

    Vos louva dos Profetas
    a nobre multidão
    e o luminoso exército
    dos vossos santos Mártires.

    A vós por toda a terra
    proclama a Santa Igreja,
    ó Pai onipotente,
    de imensa majestade,

    e adora juntamente
    o vosso Filho único,
    Deus vivo e verdadeiro,
    e ao vosso Santo Espírito.

    Ó Cristo, Rei da glória,
    do Pai eterno Filho,
    nascestes duma Virgem,
    a fim de nos salvar.

    Sofrendo vós a morte,
    da morte triunfastes,
    abrindo aos que têm fé
    dos céus o reino eterno.

    Sentastes à direita
    de Deus, do Pai na glória.
    Nós cremos que de novo
    vireis como juiz.

    Portanto, vos pedimos:
    salvai os vossos servos,
    que vós, Senhor, remistes
    com sangue precioso.

    Fazei-nos ser contados,
    Senhor, vos suplicamos,
    em meio a vossos santos
    na vossa eterna glória.

    (A parte que se segue pode ser omitida, se for oportuno).

    Salvai o vosso povo.
    Senhor, abençoai-o.
    Regei-nos e guardai-nos
    até a vida eterna.

    Senhor, em cada dia,
    fiéis, vos bendizemos,
    louvamos vosso nome
    agora e pelos séculos.

    Dignai-vos, neste dia,
    guardar-nos do pecado.
    Senhor, tende piedade
    de nós, que a vós clamamos.

    Que desça sobre nós,
    Senhor, a vossa graça,
    porque em vós pusemos
    a nossa confiança.

    Fazei que eu, para sempre,
    não seja envergonhado:
    Em vós, Senhor, confio,
    sois vós minha esperança!

    Oração

    Ó Deus todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio
    o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por
    nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R
    . Graças a Deus.

     

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo