Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 3 de janeiro de 2012

    MARIA, POR QUEM SOMOS HERDEIROS

    Home
    Agenda
    Bibliografia
    Homilias
    Orações
    Discografia
    Mensagem
    Notícias
    Pensamentos
    Dúvidas
    Aconselhamento
    Pesquisa
    Vida
    Pai Nosso
    Ave Maria
    Sagradas Escrituras
    Novo testamento
    Didaqué
    Galeria de Fotos
    Pedido de Oração
    Convide Pe. Cleodon
    Sorria!
    Convidados
    Palavras do Papa
    Produtos
    Saúde
    CNBB
    Sites Católicos
    R.C.C
    Salmo Meditado
    Filosofia
    Léxico de Exegese
    Palavras do Pastor


    Maria - por quem somos Herdeiros!

    MARIA, POR QUEM SOMOS HERDEIROS

    Augusto César Ribeiro Vieira

    Lucas 1,26-38

    26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

    27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem, chamado José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria.

    28 Entrando onde ela estava, o anjo lhe disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

    29 Ao ouvir as palavras, ela se perturbou e refletia no que poderia significar a saudação.

    30 Mas o anjo lhe falou: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.

    31 Eis que conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus.

    32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.

    33 Ele reinará na casa de Jacó pelos séculos e seu reino não terá fim".

    34 Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, pois não conheço homem?"

    35 Em resposta o anjo lhe disse: "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; é por isso que o menino santo que vai nascer será chamado Filho de Deus.

    36 Até Isabel, tua parenta, concebeu um filho em sua velhice, e este é o sexto mês daquela que era considerada estéril,

    37 porque para Deus nada é impossível".

    38 Disse então Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Aconteça comigo segundo tua palavra!" E dela se afastou o anjo.

    Com a etimologia do nome de Maria já foram feitas mais de sessenta tentativas científicas. Diversos paralelos existem, como no hebraico miryãm, por exemplo. Há quem veja apenas duas derivações possíveis: mãrãh ("Obstinada") ou mãrã' ("Corpulenta", no hebraico, que no Oriente Médio era elemento de beleza feminina). Outros pensam na raiz rüm, de tal forma que miryãm significaria A Sublime. Nos textos antigos, sem vogais, mrym; com vogais, maryamu ou miryamo. O certo é que temos notícia do nome Mirian na irmã de Moisés (Nm 26,59), nome esse de origem egípcia, como o próprio nome de Moisés.

    A fórmula m+r+y tem o sentido de "amado" em nomes egípcios, como em Mernefta ("amado pelo deus Ptah"). O nome Meribaal (2Sm 4,4; 9,6; 16,1.4; 19,25-26; 21,7-8; 1Cr 9,40) significa "amado por Baal". Meraías (Ne 12,12) deriva de Meraya ou Meriya, que se traduz por "amado por Javé". Isto talvez explique que Mirian vem de meri-yan ("amada por Javé") - yan teria ficado yam, via yãw. A forma feminina seria mrit. O próprio Cristo é chamado m.shïhã ou mãsïah (Messias).

    Para outros, o nome era relacionado com rã'ãh (ver); assim, Miryam seria "a vidente", ou "aquela que faz ver" - de fato, a irmã de Moisés é vista como profetisa, em Ex 15,20. Moriá, ou möriyyãh, foi traduzido por São Jerônimo como terra visionis. Era também o nome de Vidente em 1Sm 9,9.

    No Novo Testamento, mas especificamente no tempo de Jesus, quando se falava em aramaico Máryam ao invés de Míryam, dava-se-lhe sentido relacionando o nome com mãrã' (Senhor; cf. Maranathá). Havia muitas princesas nos tempos de Herodes com o nome de Marta e de Mariamne, o que traz como referência o sentido de soberana.

    A expressão stilla maris (gota do mar; cf. Is 40,15), com que São Jerônimo traduz miryam, foi deturpada por stella maris (estrela do mar).

    Portanto, o nome de Maria tem, por significado originário, Amada por Deus, Senhora e Soberana Rainha (cf. Sl 45,10). Não era por acaso que a mãe do Salvador tinha esse nome - e nós sabemos que o nome, na Bíblia, denota a própria existência da pessoa, bem como o seu grau de importância. Portanto, o anúncio do anjo tem um significado muito mais profundo do que se possa imaginar - o nome citado por Lucas (Lc 1,27) quer dizer tudo aquilo que já foi dito.

    Maria é a Cheia de Graça. Nós podemos ver o que nos ensinam as Escrituras acerca da palavra Graça:

    12 Foi por isso que o pecado entrou no mundo como por um só homem e, pelo pecado, a morte, e assim a morte transmitiu-se a todos os homens naquele em quem todos pecaram.

    13 De fato, até à Lei havia pecado no mundo, mas sem Lei o pecado não é imputado.

    14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, também sobre os que pecaram em virtude de sua solidariedade com a transgressão de Adão, que é tipo do futuro.

    15 Mas a transgressão não se compara com o dom. Se pela transgressão de um só morrem todos, muito mais copiosamente se derramou a graça de Deus e o dom gratuito que consiste na graça de um só homem, Jesus Cristo.

    16 Nem se compara a obra de um só pecador com o dom. Pois pelo pecado de um só chegou o juízo para a condenação, mas o dom trouxe a justificação de muitas transgressões.

    17 Se, pois, pela transgressão de um só, reinou a morte por obra de um só, muito mais reinarão na vida aqueles que recebem a abundância da graça e o dom da justiça por obra de um só, Jesus Cristo.

    18 Portanto, assim como pela transgressão de um só a condenação se estendeu a todos, assim também pela justiça de um só recebem todos a justificação da vida.

    19 Assim como pela desobediência de um todos se fizeram pecadores, assim também pela obediência de um todos se tornarão justos.

    20 A Lei interveio para que proliferasse o pecado. Mas, onde o pecado proliferou, mais abundante tornou-se a graça.

    21 Assim como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reina pela justiça para a vida eterna por Jesus Cristo Nosso Senhor.(Rm 5,12-21).

    Adão é o antítipo de Cristo (v. 14): Adão introduziu a humanidade no império do pecado e da morte (12-14). Mas o dom trazido por Jesus Cristo supera de muito os efeitos da transgressão de Adão, pois oferece a todos os homens a vida pela justificação gratuita (15-17). Pela desobediência de Adão todos são pecadores, mas pela obediência de Cristo todos se tornam agradáveis a Deus e vivem (v. 18s). Com isso a Lei engrandeceu a vitória da graça (v. 20s).

    Ora, se o pecado nos leva à morte e à condenação e a graça operada por Cristo nos devolve a vida e a justificação; se o pecado de Adão é um mal imerecido que nós carregamos, e a graça é um bem imerecido, por que duvidar que se tratam de tese e antítese? Pois bem, Maria é cheia de graça, e não de pecado. Onde alguém é cheio de alguma coisa, não há lugar para outra. Adão é o homem desobediente e Cristo o obediente (cf. Fp 2,8); Eva, a mulher desobediente, e Maria a obediente (cf. Lc 1,38).

    4 Mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e foi submetido a uma Lei,

    5 para resgatar os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção.

    6 E, como prova de serdes filhos, Deus enviou a nossos corações o Espírito de seu Filho que clama: "Abba, Pai!"

    7 De maneira que já não és escravo mas filho, e, se filho, herdeiro por Deus. (Gl 4,4-7).

    Em Maria, Deus cumpriu a promessa do envio do Salvador. E nesse envio através da jovem virgem de Nazaré nos fez filhos adotivos e herdeiros das promessas. Hoje, Maria vem a nós como rã'ãh (vidente, a que faz ver). Ela fez Bernardette ver a fonte milagrosa em Lourdes, fez os pastorzinhos verem os sinais no sol em Fátima (juntamente com todos os que estavam presentes), fez ver o reflexo de Juan Diego nos seus olhos numa imagem surgida num pano. Fez ver ainda a três pescadores a pesca milagrosa depois do achado de sua imagem, bem aqui, pertinho, o Rio Paraíba. Como em Caná, em que fez os convidados das bodas verem a glória de Deus.

    Maria, ainda, é toda a dimensão humana de Jesus Cristo. Dela, e somente dela, Ele obteve Sua natureza humana. Não teve pai humano. Já dizia Santo Agostinho:

    Nasceu Cristo, enquanto Deus, do Pai; enquanto homem, da Virgem Mãe. Nasceu da eternidade do Pai, da virgindade da Mãe. Do Pai, sem mãe, e da mãe, sem pai. Do Pai, sem o tempo; da mãe, sem o sêmen de varão.

    Pelo nascimento do Pai, veio-lhe o princípio da vida. Pelo da Mãe, o fim de morte. Nascido do Pai para governar os dias todos; nascido da Mãe, consagrou este dia em especial. (Sermão 194,1 - 11º do Natal).

    Mãe da humanidade, foi mãe do Sangue derramado na Cruz. Não é a divindade de Cristo que possui esse Sangue, mas a Sua natureza de nascido de Maria. Gerado pelo Pai antes da aurora (cf. Sl 110,3), nascido da Virgem nas horas da noite, a acorrerem-lhe magos e pastores de ovelhas. Cem por cento Deus, do Espírito Santo; cem por cento homem, de Maria. Essa Mãe maravilhosa vem, portanto, ser toda a nossa dimensão de união com o Verbo. Deus quer para nós a dimensão do sagrado, unindo-nos a Ele (cf. 2Pd 1,4). Quer queiram, quer não queiram, Maria, a Senhora Soberana, Sublime e Bela, Amada por Deus, colaborou de modo singular para que hoje fôssemos chamados Filhos de Deus. Simplesmente Mãe.

    /

    --
    1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo