Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 25 de setembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] RENUNCIAR AO AMOR MAS POR AMOR Som !

     












    • RENUNCIAR AO AMOR
    • MAS POR AMOR!...




    - Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por Minha causa, salvá-la-á". (Lc.9,24).



    Esta é a mensagem que nos traz a Liturgia da Palavra de hoje e que nós não podemos ignorar.

    Mais do que renúncia, o que o Evangelho nos propõe é uma preferência, aquela que descobrimos como um tesouro, que vale mais do que aquilo que até conhecíamos como proposta de sentido, realização ou segurança.

    Neste Caso, o Senhor Jesus é radical :

    - "Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-Me"(Lc.9,23).

    O próprio Jesus assinalou muitas vezes, ao longo da sua existência no meio de nós, que o Amor que Ele tinha ao Pai e à Sua Vontade, tinha precedência sobre todos os outros amores, inclusive o amor pela sua própria vida.

    É uma aprendizagem que Jesus nos propõe.

    Nós temos uma forma possessiva de amar, porque buscamos segurança, conforto, reconhecimento.

    Naturalmente utilizamos o pronome possessivo para falar da família que é a minha, dos amigos que são os meus, do grupo que é o meu, da vida que é minha.

    Há uma purificação que é preciso realizar e uma libertação que é necessário operar.

    Dando prioridade a Deus, que não se deixa instrumentalizar pelo nosso amor, nós vamos percebendo que não somos donos nem senhores dos outros, porque eles são outros, irredutíveis aos meus propósitos, inconfundíveis com os meus desejos de apropriação e fusão.

    Purificamos o nosso amor pela abertura ao Amor de Deus, que nos ensina a libertar os outros das teias com que os quereríamos reter e desfrutar.

    - Perdendo acabamos por ganhar.

    - Dando morte ao instinto de posse, acabamos por libertar.

    - Amando a Deus acima de tudo, acabamos por recuperar todos os amores, na liberdade e na gratuidade.

    Quando o amor surge, quem é que não gostaria de o poder segurar e garantir ?

    Jesus Cristo dirige-nos uma palavra que tem contornos difíceis de aceitar à primeira vista :

    - "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim..."

    Jesus não tem ciumes do amor que dedicamos a outras pessoas.

    O que se passa é que Jesus é a única garantia de todos os outros nossos amores, quer do amor que temos a nós próprios, quer do amor que temos aos outros.

    Ele é o único que não fecha em si mesmo o amor que lhe dedicamos e por isso nos garante de imediato :

    - "Quem Me recebe, recebe aquele que Me enviou".

    - Por Ele o amor torna-se dom e aproxima-se da fonte.

    - Por Ele o amor tem garantia de perpetuidade.

    - Por Ele o amor é circulação de bens e refontalização permanente.

    - Por Ele o amor é docilidade ao Espírito e fidelidade ao Pai.

    - Por Ele o amor é desapropriação pessoal e abertura à criação.

    - Por Ele o amor humano torna-se sacramento de Amor Divino.

    - Por Ele o amor é a celebração de Aliança para a eternidade.

    - Por Ele o amor é a maior garantia a que podemos aspirar.

    Pelo amor que Jesus ensinou aos seus discípulos :

    - Nós aprendemos a amar os outros e a valorizar a nossa própria vida.

    - Nós aprendemos a desapropriar-nos de todas as nossas realidades pessoais e existenciais a que chamamos nossas.

    - Nós compreendemos que o amor não aprisiona.

    - Nós aprendemos que o amor apenas cria aliança para a liberdade.

    - Nós aprendemos que cada um deve crescer ao encontro d'Aquele que é Senhor e Pai de todos.

    Então, e só então experiementaremos que o Amor de Deus é fonte donde jorra para todos a vida e a libertação, a alegria e o encontro, o crescimento, exactamente porque :

    -"Se alguém se envergonhar de Mim e das Minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na Sua glória e na do Pai e dos santos anjos".(Lc.9,26).

    E esta é que é a plenitude que nos garante a possibilidade de estarmos incluídos no plano da História da Salvação.



    John

    Nascimento










    __._,_.___






    Atividade nos últimos dias:




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













    .


    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo